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- Estado da arte sobre a utilização do hidrogénio na indústria aeronáutica e medidas de segurança associadasPublication . Oliveira, Francisca Garcia de; Saúde, José Manuel Mota Lourenço daO uso do hidrogénio na aeronáutica é promissor devido aos benefícios ambientais, como emissões zero de carbono, resultantes da sua combustão. A utilização de hidrogénio requer avanços em tecnologia e normas, incluindo armazenamento seguro, adaptação de aeronaves e infraestrutura, bem como a certificação dos sistemas e organizações que vão utilizar H2. A transição da propulsão convencional de aeronaves para a propulsão a hidrogénio representa uma mudança significativa para uma fonte de energia mais limpa e sustentável. Essa transição implica a substituição dos combustíveis tradicionais por hidrogénio, atendendo aos benefícios ambientais. No entanto, essa mudança requer avanços tecnológicos, como o desenvolvimento de motores e sistemas adaptados ao hidrogénio, além de normas rigorosas para garantir a segurança, o armazenamento eficiente e a certificação de aeronaves movidas a hidrogénio. Embora ainda em fase de desenvolvimento, a propulsão a hidrogénio representa uma abordagem promissora para reduzir o impacto ambiental da aviação, com isto concluímos que vai ser necessário superar desafios tecnológicos, alcançar viabilidade económica e resolver questões logísticas e regulatórias. O progresso dependerá da colaboração entre setores, governos, empresas e organizações de pesquisa.
- Mensagens Épicas: a didática do Herói e do Anti-HeróiPublication . Carvalho, Marco António Azevedo; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoA presente investigação visa apresentar uma perspetiva geral e diacrónica de conteúdos selecionados de Educação Literária do Ensino Secundário Regular (10.º, 11.º e 12.º anos), atendendo às figuras míticas e épicas de Heróis e Anti-heróis ao longo das páginas seculares da literatura portuguesa. Com efeito, apresentar-se-ão várias propostas de análise de conteúdos literários (v. gr. contextos histórico-literários, linhas temáticas, caracterização de personagens e comparações entre si) que servirão como um novo complemento de estudo a alunos que frequentem a disciplina de Português ao longo do ciclo de ensino anteriormente referido. Este trabalho dará primazia ao estudo e à didática do Herói e do Anti-Herói ao longo da literatura portuguesa, atendendo ao programa atualmente estabelecido para a disciplina.
- A Literatura Comparada na Aula de Português: Uso didático de materiais artísticos, cinematográficos, publicitários e televisivos na pedagogia da Língua Portuguesa no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Rafael José Mónica; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoO presente relatório de estágio tem como objetivo comprovar se, ao adotando recursos relacionados com a Literatura Comparada para o 3º ciclo do Ensino Básico, isso seria uma alternativa viável, não só para dinamizar as aulas, como também para consolidar a aprendizagem. Deste modo, ao longo dos capítulos iniciais presentes na primeira parte deste relatório, falaremos da evolução da Literatura Comparada, indicaremos diversas questões referentes às diferentes relações da literatura com as várias formas de arte e as vantagens na utilização de recursos ligados ao ramo dos estudos comparados em contexto de sala de aula. Para verificar estas questões, iremos realizar observações diretas nas aulas do mestrando, assim como um inquérito para aprofundar os pareceres dos discentes.
- Motivação para a Prática de Desportos Náuticos no Desporto EscolarPublication . Afonso, Sónia Catarina de Sousa Pereira; o´Hara, Kelly de Lemos SerranoO relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio decorreu durante o ano letivo de 2023/2024, na Escola Afonso de Albuquerque, localizada na cidade da Guarda, com as turmas do 7ºB, 11ºA, 11ºTD Curso Profissional de Desporto e Desporto Escolar. O estágio pedagógico (EP) iniciou a 04 de setembro de 2023 e terminou dia 14 de junho de 2024. A escolha desta escola para o estágio baseou-se em várias razões: em primeiro lugar, a escola está situada na minha cidade, na Guarda, onde eu resido e onde trabalho, onde consegui conciliar de forma mais eficaz as duas tarefas. Além disso, a escola é altamente conceituada e possui uma excelente reputação, não só localmente, mas também em toda a região com instalações de qualidade e condições favoráveis para o ensino. Este estágio pedagógico representou um papel fundamental no desenvolvimento de novas competências e conhecimentos essenciais para a minha futura carreira como professora de Educação Física, resultando no aperfeiçoamento das habilidades necessárias para tornar o ensino e a aprendizagem mais eficazes. No relatório, são abordadas as particularidades e os elementos essenciais de um ambiente escolar relacionados ao ensino de Educação Física, sendo destacado o papel central do professor na promoção do sucesso escolar e no desenvolvimento dos alunos. O primeiro capítulo resume as atividades realizadas ao longo do ano letivo, incluindo os desafios enfrentados, a apresentação da escola, a descrição do grupo de professores de Educação Física, a planificação das aulas para os diferentes níveis de ensino, as atividades realizadas na escola, o envolvimento no desporto escolar e apresenta algumas conclusões finais. O segundo capítulo foca-se na investigação e inovação pedagógica realizada durante o estágio, cujo objetivo foi aplicar um questionário e perceber qual a motivação dos alunos na Escolha da Prática dos Desportos Náuticos no Desporto Escolar.
- The Pros and Cons of Estrogens in Prostate Cancer: An Update with a Focus on PhytoestrogensPublication . Figueira, Marília I; Carvalho, Tiago; Monteiro, Joana; Cardoso, Henrique J.; Correia, Sara; Vaz, CV; Duarte, Ana Paula; Socorro, SílviaThe role of estrogens in prostate cancer (PCa) is shrouded in mystery, with its actions going from angelic to devilish. The findings by Huggins and Hodges establishing PCa as a hormone-sensitive cancer have provided the basis for using estrogens in therapy. However, despite the clinical efficacy in suppressing tumor growth and the panoply of experimental evidence describing its anticarcinogenic effects, estrogens were abolished from PCa treatment because of the adverse secondary effects. Notwithstanding, research work over the years has continued investigating the effects of estrogens, reporting their pros and cons in prostate carcinogenesis. In contrast with the beneficial therapeutic effects, many reports have implicated estrogens in the disruption of prostate cell fate and tissue homeostasis. On the other hand, epidemiological data demonstrating the lower incidence of PCa in Eastern countries associated with a higher consumption of phytoestrogens support the beneficial role of estrogens in counteracting cancer development. Many studies have investigated the effects of phytoestrogens and the underlying mechanisms of action, which may contribute to developing safe estrogen-based anti-PCa therapies. This review compiles the existing data on the anti- and protumorigenic actions of estrogens and summarizes the anticancer effects of several phytoestrogens, highlighting their promising features in PCa treatment.
- O Contexto Integrado das Capacidades Físicas na Unidade Didática de VoleibolPublication . Fazenda, Guilherme João Campos; O’Hara, Kelly de Lemos SerradoO presente documento apresenta a descrição e reflexão de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico. No primeiro capítulo, são descritas as tarefas desempenhadas ao longo do estágio e as competências adquiridas, que contribuíram significativamente para o meu desenvolvimento como futuro docente. Consta no mesmo a contextualização das instituições, a caracterização das turmas, os objetivos inerentes a este processo, assim como todos os aspetos operacionais vivenciados relativos à organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem das turmas pelas quais fomos responsáveis. Apresento também, reflexões acerca da minha participação no desporto escolar, no acompanhamento da direção de turma e em todas as atividades em que o Núcleo de Estágio participou. Por sua vez, no segundo capítulo, apresento o projeto de investigação que teve como objetivo avaliar se o treino das capacidades físicas em simultâneo com os conteúdos programáticos de uma determinada Unidade Didática, neste caso particular a UD de Voleibol, permite alcançar resultados eficazes tanto na melhoria das capacidades físicas como nas habilidades técnico-táticas à modalidade em questão. Os resultados revelaram que o trabalho integrado das capacidades físicas com os conteúdos programáticos, permite melhorar não só o desempenho físico dos alunos, assim como as capacidades técnicas especificas da modalidade abordada.
- Hábitos alimentares dos Jovens Desportistas (em atividades físicas curriculares e extracurriculares)Publication . Almeida, Cíntia de Jesus; Lourenço, Carla Cristina VieiraO presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Básica e Secundária Soares Basto, no ano letivo 2023/2024. O seguinte Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende descrever as aprendizagens e vivências ocorridas nesse período de tempo. O primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, discorre, detalhadamente, sobre a atuação na instituição de ensino, o desporto escolar, a assessoria à direção de turma, a participação na escola e integração na comunidade escolar. O segundo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, diz respeito a um trabalho de investigação onde se procurou investigar e comparar os hábitos alimentares dos jovens desportistas e se, evidentemente, existe alguma diferença significativa em três grupos de investigação: alunos que praticam atividades físicas curriculares e alunos que, para além destas, praticam atividades físicas extracurriculares (federados e não federados). Neste sentido foram ajustados e aplicados dois questionários: Mediterranean Diet Quality Index in Children and Adolescents (índice KIDMED); desenvolvido por Majem, L. et al. (2004); Food and Nutrition Literacy (E-LAN); desenvolvido por Aazam Doustmohammadian et al. (2017). O estudo contou com a participação de duzentos e cinquenta e dois alunos.
- Melhorar o desempenho da reciclagem de uma pasta kraft branqueada de Eucaliptus Globulus recorrendo a aditivosPublication . Gomes, Agostinho Fernando; Vieira, Joana Magalhães Gonçalves Costa; Costa, Ana Paula Nunes de Almeida Alves daNeste trabalho de investigação pretendeu-se melhorar as propriedades de resistência mecânica do papel reciclado, tendo como matéria-prima de partida, uma pasta kraft branqueada de Eucalyptus globulus que foi submetida a 4 ciclos de reciclagem (R1, R2, R3 e R4). Foram incorporados 3 aditivos, nomeadamente o amido catiónico (C Bond 35806 amostra industrial), o bórax e a carboximetilcelulose com o objetivo de aumentar a resistência mecânica de forma a prolongar o número de ciclos de reciclagem. O trabalho foi dividido em 3 fases, onde na primeira foi feito o estudo dos ciclos de reciclagem sem incorporação de aditivos. Na fase 2, procedeu-se ao estudo da influência da incorporação dos 3 aditivos nas propriedades da pasta virgem. Finalmente, na terceira fase, incorporou-se o aditivo que apresentou os melhores resultados na fase anterior (amido catiónico) nos ciclos de reciclagem R3 e R4. Neste estudo foi possível recuperar a resistência mecânica das estruturas fibrosas nas reciclagens R3 e R4 em comparação com a pasta de referência virgem, com a incorporação do aditivo amido catiónico a 3%. Estes resultados permitem-nos concluir que é possível aumentar o número de ciclos de reciclagem com a incorporação deste aditivo e sem prejudicar a propriedades das estruturas fibrosas recicladas.
- O Impacto do Período de Reflexão na Interrupção Voluntária da GravidezPublication . Neto, Catarina Isabel Alves; Santos, Vítor Hugo Jesus; Branco, Miguel CasteloIntrodução: Em Portugal, a interrupção da gravidez é legalmente permitida em diversas circunstâncias, incluindo risco para a vida da mulher, anomalias fetais e gravidez resultante de crime contra a liberdade sexual. A legislação atual estipula que, em casos de interrupção por opção da mulher até às 10 semanas de gestação, é obrigatório um período de reflexão de pelo menos 3 dias. Além disso, em alguns países, são impostos períodos de espera obrigatórios entre a solicitação e a realização do aborto, acompanhados muitas vezes por aconselhamento e exames ecográficos. Enquanto defensores argumentam que esses períodos proporcionam tempo para a toma de uma decisão informada, evidências sugerem que podem impor encargos desnecessários e dificultar o acesso ao aborto. Métodos: Para a realização deste trabalho, efetuou-se a pesquisa na internet de artigos científicos relacionados com o tema utilizando como motores de busca o PubMed e Google Scholar. Objetivo: Fazer uma revisão da literatura atual acerca dos impactos dos períodos de espera obrigatórios na tomada de decisão sobre a interrupção voluntária da gravidez. Conclusão: Os períodos de espera obrigatórios, concebidos para facilitar decisões informadas sobre a interrupção voluntária da gravidez e reduzir o arrependimento pósaborto, não demonstram aumento significativo da certeza decisória das mulheres que escolhem o procedimento. Esses períodos impactam negativamente o acesso aos cuidados de saúde, especialmente para mulheres de baixo nível socioeconômico e em áreas rurais, devido a barreiras financeiras e geográficas. Embora alguns estudos apontem para oportunidade de reflexão durante esses períodos, a maioria das mulheres não reconhece benefícios significativos e relata angústia e desafios logísticos. Além disso, os efeitos na continuação da gravidez são heterogéneos, podendo resultar em atrasos e aumento do número de abortos no segundo trimestre, destacando a complexidade dessas políticas restritivas.
- Tempo de empenhamento motor em aulas monotemáticas e em aulas politemáticasPublication . Santos, David Mendes; o´Hara, Kelly de Lemos SerranoConsiderando que a realização do estágio é um requisito imprescindível para a realização do Mestrado no programa de Ensino de Educação Física para o ensino básico e secundário, oferecido pela Universidade da Beira Interior, e constitui uma etapa essencial durante o segundo ano deste curso, é imperativo desenvolver um relatório de estágio. O propósito fundamental deste documento é apresentar uma visão abrangente de todas as atividades executadas e interações estabelecidas ao longo do período letivo de 2023/2024. Este estágio ocorreu na Escola Secundária Afonso Albuquerque, na cidade da Guarda, onde acompanhei as turmas do 7ºB, do 11º A de Ciências e Tecnologia e a 11º de profissional de Técnicos de Desporto. O mesmo desenrolou-se desde o dia 11 de setembro de 2023 até ao dia 14 de junho de 2024. Escolhi esta escola para estagiar pois porque fica perto da minha área de residência, também porque é uma das escolas mais conceituadas do distrito da Guarda, pude comprovar isso pois possui excelentes condições principalmente para a prática das aulas de educação física. Por outro lado, tive a oportunidade de trabalhar as sessões de aulas de uma maneira que não estava habituado a trabalhar, tornando-se isto um desafio maior para mim. Tudo o que vai ser apresentado neste relatório são as atividades em que estive envolvido durante todo o ano letivo, mas também o meu trabalho de investigação que incidiu no tempo de empenhamento motor que os alunos tiveram, comparando aulas monotemáticas e aulas politemáticas.