Browsing by Author "Rodrigues, Ana Isabel Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso da canção para o ensino/aprendizagem da gramáticaPublication . Rodrigues, Ana Isabel Ribeiro; Pérez Pérez, NoémiO Relatório de Estágio a desenvolver centrar-se-á na importância que a canção pode ter no processo de ensino/aprendizagem da gramática. A canção ajuda a relaxar os alunos, prende o seu interesse e fica na memória, devido à sua melodia, ritmo e repetições. Desta forma, a canção tem um caráter afetivo (aproxima os alunos do professor e dos outros alunos), um caráter lúdico (proporciona um ambiente relaxado e divertido levando os discentes a assimilar as estruturas sem se aperceberem) e um caráter sociocultural (as canções transmitem cultura e ajudam na desinibição e comunicação dos alunos). São textos reais já que são feitos para serem ouvidos por nativos e não são elaborados com fins educativos e desenvolvem as várias habilidades linguísticas. Contudo, a sociedade muda e com ela os gostos e os estilos, então é necessário que o professor esteja em constante atualização, para que os alunos se sintam motivados e se identifiquem com o que estão a ouvir. A sua escolha não é uma tarefa fácil, isto é, as turmas são muito heterogéneas e é difícil chegar a todos os tipos de aprendizagem e a todos os gostos. A gramática é um dos conteúdos mais difíceis de lecionar. Se o professor não utiliza estratégias diversificadas, o ensino cai na monotonia e os alunos desmotivam-se. Estes já possuem uma gramática implícita e, ao longo do ensino, transformam a gramática apreendida (gramática explícita) no seu próprio conhecimento. Assim, a gramática pedagógica torna-se muito importante. O professor, ao utilizar este instrumento de trabalho, diversifica a sua aula e consegue um maior interesse por parte dos alunos e melhores resultados.