Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-6"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Análise do comportamento de materiais de revestimento como barreiras de RadãoPublication . Lopes, Marcelo Mineiro; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de; Lanzinha, JoãoQuimicamente o radão é um gás nobre e radioativo que não tem cor, cheiro ou sabor, só sendo detetado através de medições. É descendente dos metais radioativos Urânio e Tório, existentes na crusta terrestre e abundantes em rochas e solos das regiões onde predominam minérios radioativos e também muito comuns em terrenos graníticos, como no caso dos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco. O Decreto-Lei nº 118/2013 regulamenta os sistemas energéticos de climatização em edifícios, relativos aos materiais de construção estabelece como valor máximo de radão para casas já construídas, 400 Bq/m3. Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de materiais de revestimento como barreiras de radão. A parte prática deste trabalho, consiste na medição da quantidade de radão travada por materiais de revestimento utilizados frequentemente na construção civil, tais como, tintas, ladrilhos, madeiras, carpetes e telas. Foram fabricados provetes em acrílico de modo a testar os materiais como barreiras e uns outros provetes para saber qual a produção de radão de cada material. No interior de cada provete foi colocado um detetor passivo CR39 sensível ao radão. Dos revestimentos utilizados, o que reduz mais a concentração de radão foi o flutuante laminado acrílico. Este revestimento consegui-o reduzir em 65,3 % a concentração de radão. Dos provetes de teste chegou-se á conclusão que o acrílico neste caso de 1 cm de espessura reduz em 99,5 % a concentração de radão.
- O uso do vídeo como meio de motivação para a compreensão oralPublication . Dionísio, Sandra Patrícia Barroso Maricoto; Pérez Pérez, NoémiVivemos numa era digital, em que as novas tecnologias, os meios audiovisuais imperam na vida quotidiana e escolar dos alunos. No presente relatório refletiu-se sobre o modo como o uso do vídeo motiva para o desenvolvimento da compreensão oral. A escola adaptou-se a um variado conjunto de recursos tecnológicos representando, assim, um avanço na educação e no processo ensino aprendizagem. Os meios audiovisuais são recursos tecnológicos que têm uma grande importância no ensino de uma língua estrangeira, pois criam um ambiente motivador e aproximam os alunos à realidade, ao quotidiano. O vídeo destaca-se por combinar som e imagem e assegurar um contato mais real, genuíno entre a língua e cultura de uma língua estrangeira. A utilização do vídeo na aula de língua estrangeira, de Espanhol, pode ser um elemento motivador, mas se não for bem preparado e explorado pode tornar-se numa ferramenta que leva à desmotivação, à passividade dos alunos. Para que isto não aconteça, é necessário criar atividades e estratégias motivadoras que cativem os alunos e que permitam trabalhar o vídeo de forma proveitosa. Nas orientações programáticas, o vídeo é abordado como uma ferramenta essencial para trabalhar a compreensão oral. A compreensão oral é uma das habilidades mais trabalhadas numa aula de espanhol, língua estrangeira, pois permite, em primeiro lugar, verificar se o aluno compreende a mensagem que lhe é transmitida e praticar a língua facilitando a comunicação. Face à análise feita em sala de aula, no âmbito da prática pedagógica, verificou-se que o uso do vídeo motiva os alunos para a compreensão oral se este for adequado, bem preparado e explorado através de atividades e estratégias diversificadas. Considerou-se fundamental a prática pedagógica, visto que proporcionou um enriquecimento pessoal, novos conhecimentos e facilitou um conjunto de ferramentas de trabalho para a área do Espanhol.
- "¡Ojalá me quieras como soy!” A aula de Espanhol como língua estrangeira na inclusão de alunos com NEEPublication . Fonseca, Cláudia Marisa Pereira da; Pérez Pérez, NoémiPautando-se por princípios de igualdade, aceitação e de partilha, a recente mudança social e cultural sentida no ensino e na escola inclusiva pretende transformar a vida das crianças e dos jovens, nomeadamente dos que têm necessidades educativas especiais (NEE), por isso, cabe a nós professores, agentes ativos desta missão, definir estratégias para o sucesso da integração e inclusão de todos os nossos alunos. Numa sociedade cada vez mais plurilingue e pluricultural, é da responsabilidade da escola e do corpo docente promover o crescimento pessoal, linguístico e psicossocial de todos os seus alunos, derrubando assim as barreiras do preconceito e aceitando e respeitando o outro na sua plenitude. Apresentando a aula de língua estrangeira como um espaço privilegiado de assunção do outro, outro país, outra língua, outra cultura, outros “eus”, facilmente entendemos que a aula de ELE se impõe como espaço de inclusão sobretudo para alunos com NEE, porque o amplo campo de ação dos conteúdos programáticos permite-nos explorar capacidades e desenvolver estratégias e atividades diversas, tendo em conta os interesses e as necessidades dos alunos.
- A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma línguaPublication . Costa, Tânia Patrícia Pires da; Luís, Carla Sofia Gomes XavierO relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência.
- Análise de risco de país como unidade de medida na avaliação de investimentos africanosPublication . Tavares, João Carlos Gonçalves; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesNa maior parte das organizações, a atual crise financeira mundial está a por em causa a força dos processos de supervisão de risco. Alguns autores são defensores de que o volume e a complexidade dos riscos que atualmente as organizações enfrentam estão em máximos históricos. O objetivo do presente trabalho é a análise do risco de pais como unidade de medida na avaliação de investimentos africanos, tendo como base de estudo a empresa Sonangol S.A. e a Mota Engil. O Plano Financeiro tem como principal objetivo a apresentação de como a empresa se irá comportar ao longo do tempo a nível financeiro, descrevendo os cenários e os pressupostos críticos, a sua situação histórica, o fluxo de caixa, a análise do investimento, demonstrativo de resultados, e projeções de balanços.
- Otimização da Produção de Concentrado de FrutaPublication . Passarinho, Natália da Silva; Simões, Rogério Manuel dos SantosA indústria produtora de concentrados de fruta permite a transformação de matéria-prima que não é diretamente canalizada para o consumidor final devido às características que apresenta (calibre, maturação, entre outras) em produtos de valor acrescentado. A matéria-prima que origina maior volume de produção de concentrado é a maçã. As características físico-químicas, organoléticas e a estabilidade do produto dependerão da variedade da maçã, do estado de maturação da mesma, e de algumas etapas do processo produtivo. Os sumos de maçã apresentam, na sua composição, agentes causadores de turvação que tanto à temperatura ambiente como quando sob refrigeração podem alterar a sua aparência, determinando perda de valor económico do produto. Neste projeto estudar-se-á a presença desses agentes, bem como a introdução de técnicas de controlo de qualidade que visam a sua identificação e eliminação através de técnicas adequadas. Durante cerca de um ano, a autora trabalhou no controlo de qualidade do produto final na Biofun, tendo implementado duas técnicas de controlo, para além do trabalho diário de avaliação e controlo da qualidade da matéria-prima, verificação das quantidades enzimáticas e matérias subsidiárias necessárias para a produção, monitorização de águas resultantes do processo, ETARI e torre de arrefecimento, e controlo de qualidade dos produtos expedidos. Com vista a melhorar a qualidade do produto, trabalhou em colaboração com os fornecedores de produtos auxiliares tendo-se realizado vários conjuntos de ensaios nomeadamente com Gelatina, Sílica e Bentonite. Destes trabalhos resultaram condições otimizadas de cargas de Bentonite, Gelatina e relação de proporção entre estas matérias subsidiárias.
- On the relationship of energy and co2: the effect of financial deep on oil producing countriesPublication . Lopes, Mónica Alexandra Marques; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesThe relationship between energy and carbon dioxide emissions (CO2) and the financial depth was apprised within a panel of thirteen oil producing countries. The role of CO2 is analysed as economic growth driver and as explained variable. An Autoregressive Distributed Lag model with annual frequency data for the period from 1970 to 2012 was used. Our findings shown that CO2 promote economic growth in the short-run. The CO2 cause growth in long- and in short-run. The ratio between oil production and primary energy consumption impacts economic growth and the reduction of CO2 in long- and in short-run. The financial depth increases CO2 in short-run and depress economic growth both in long- and in short-run. The results for oil producing countries points to bidirectional causality between the CO2 and the economic growth. Therefore, policymakers of oil producing countries should be aware that economic growth may lead to an increase of CO2.
- Avaliação de rodeiras de pavimentos rodoviários com recurso a varrimento laserPublication . Nogueira, Ana Sofia Silva; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de; Santos, Bertha Maria Batista dosAo longo da sua vida, os pavimentos rodoviários encontram-se sujeitos a ações que contribuem para a redução da sua qualidade, traduzindo-se no aparecimento de degradações. A obtenção de dados de localização e do grau de gravidade destas degradações permitem avaliar a qualidade dos pavimentos que constituem uma determinada rede rodoviária, apoiando de forma sustentada a gestão dos recursos financeiros alocados à conservação da mesma. Tendo em vista essa gestão sustentada, o trabalho apresentado tem por objetivo completar o sistema de auscultação de degradações em pavimentos rodoviários flexíveis com recurso a recolha de dados de posicionamento e imagem vídeo desenvolvido numa dissertação anterior, através da incorporação de um sistema de varrimento laser para a obtenção de dados para a determinação da profundidade de cavados de rodeira. A aplicação do sistema de medição de cavados de rodeira ao caso prático considerado no desenvolvimento inicial da metodologia de auscultação das degradações permitiu corrigir problemas de aplicação e funcionamento do equipamento, comparar os resultados obtidos com os provenientes de uma inspeção visual realizada a pé, avaliar o grau de fiabilidade dos dados, identificar as principais vantagens e desvantagens do método face aos existentes e completar o estudo anterior. O tratamento das imagens e dos dados obtidos com integração da informação num SIG permitiu ainda concluir que a utilização do sistema desenvolvido pode ser aplicado em redes rodoviárias urbanas e interurbanas, chegando a resultados mais fiáveis da profundidade do cavado de rodeira em relação aos obtidos numa inspeção visual a pé. A complementação do sistema de auscultação de pavimentos com os desenvolvimentos propostos permitiu aumentar o grau de fiabilidade da avaliação da qualidade dos pavimentos e a rapidez de observação das degradações, assim como diminuir o custo envolvido nas operações de inspeção dos pavimentos.
- Uma App Para Estudantes e Turistas na CovilhãPublication . Silva, Ana Rita Leitão; Elias, Herlander AlvesCom base na pesquisa realizada a uma amostra dos estudantes da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, foi detetado um problema no acesso à informação de ofertas turísticas disponíveis na região. Com o conhecimento adquirido da Comunicação Estratégica, foi realizada uma proposta de interface para mobile media (smartphone) e respetiva estruturação de orientação e informação, em formato App. Através desta, propõe-se solucionar a orientação do público-alvo composto por alunos, mas também considerando académicos e turistas, da forma mais apropriada, ou seja, através dos meios digitais aos quais o público-alvo mais recorre na atualidade. O objetivo final é que a aplicação reúna conteúdos informativos e utilitários relativos à oferta turística da região, oferecendo assim um suporte de auxílio que tenha informações necessárias e de interesse, através da atualização de dados. Desta forma, o Turismo de Experiência — que se encontra em ascensão — estará simultaneamente a ser promovido. A interface da aplicação poderá ser aplicada a um público-alvo e região distintos.
- A Importância das Relações Públicas na Gestão da Comunicação OrganizacionalPublication . Proença, Ana Filipa Silva; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA concorrência cada vez mais forte e a necessidade de demonstrar uma forte capacidade de gestão, tem vindo a modificar o comportamento das empresas ao longo dos anos. Tornou-se necessário não só a criação de um departamento de comunicação bem como a contratação de profissionais ligados a esta área, aptos a responder aos problemas mais comuns no seio das organizações. No entanto, existem algumas dificuldades na compreensão da importância das Relações Públicas e, sobretudo, em submeter as empresas a uma auditoria de comunicação com o intuito de entender o que está correcto ou não. Não é por acaso que muitas vezes as empresas só recorrem às Relações Públicas em situação de crise no relacionamento com os seus públicos. Este relatório, decorrente do estágio na Clínica Veterinária da Covilhã (CVC), tem como objetivo analisar o estado da gestão organizacional da C.V.C bem como a importância da comunicação para a empresa em questão. Em concreto, neste estudo, baseado na observação direta, na análise documental e em entrevistas aos colaboradores da empresa, apresenta-se uma proposta de gestão da comunicação interna à luz do processo de gestão das Relações Públicas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »