Browsing by Author "Santos, Germano Paulo Cordeiro dos"
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- A Satisfação dos Alunos com os Recursos de uma Instituição de Ensino Superior em AngolaPublication . Santos, Germano Paulo Cordeiro dos; Oliveira, Ema Patrícia de LimaUm sistema de garantia de qualidade no Ensino Superior, deve integrar diversos elementos que devem ser harmonizados com o sistema geral de funcionamento das instituições. Destaca-se, por exemplo, a formação de uma agência independente, as avaliações internas ao nível de instituições e programas, avaliações externas de comissões de especialistas, assim como o envolvimento de estudantes. Considerando as limitações existentes no sistema de avaliação existente no Ensino Superior em Angola, onde a maioria das instituições é ainda bastante recente e com recursos limitados, assim como, a necessidade de contribuir para um maior desenvolvimento da sua qualidade, pretende-se com este trabalho, em termos gerais, analisar a satisfação dos alunos com uma instituição de Ensino Superior em Angola. Colocou-se como objetivos específicos: analisar as relações entre a satisfação dos estudantes com os recursos e a sua satisfação geral com a instituição; analisar se existe uma relação entre o grau de satisfação dos estudantes e algumas variáveis pessoais (idade, curso e sexo); e identificar pontos fortes e fracos da instituição. Entre os 114 estudantes finalistas da instituição, participaram no estudo 88, sendo a maioria do sexo masculino (n=71, 80.7%). Foi construído um questionário para avaliar o grau de satisfação dos estudantes com diversas dimensões da instituição. Os resultados apontam para níveis de satisfação favoráveis com a instituição em geral, com a formação recebida e com aspetos mais específicos como o ambiente escolar, as salas de aula e os dormitórios. No entanto, outros aspetos constituem fonte de grande insatisfação. A satisfação dos estudantes com as salas de aula, com as bibliotecas e com a relação estabelecida com os professores, mostrou correlações significativas com o grau de recomendação do ISTM por parte dos estudantes a eventuais candidatos ao Ensino Superior. A satisfação dos estudantes com a sua formação, também se correlacionou positivamente, com o grau de satisfação com as salas de aula e com a relação com os professores, e ainda com o ambiente escolar, com a acomodação, com o dormitório, com os serviços administrativos, com a relação estabelecida com os colegas e com a idade dos estudantes. O grupo de estudantes de Engenharia Mecânica, mostrou níveis superiores de satisfação com a sua formação e com a instituição, em contraste com o grupo de Engenharia Informática. Em conclusão, algumas recomendações poderão ser feitas para que a instituição invista na melhoria de alguns dos seus recursos e espaços, de forma a melhor satisfazer as necessidades dos estudantes, por exemplo ao nível das instalações desportivas e da alimentação, mas também procurar conhecer melhor as causas da insatisfação dos seus estudantes, em particular os seus alunos mais novos e os que frequentam o curso de Engenharia Informática.
