Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Satisfação dos Alunos com os Recursos de uma Instituição de Ensino Superior em Angola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6687_14339.pdf772.54 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Um sistema de garantia de qualidade no Ensino Superior, deve integrar diversos elementos que devem ser harmonizados com o sistema geral de funcionamento das instituições. Destaca-se, por exemplo, a formação de uma agência independente, as avaliações internas ao nível de instituições e programas, avaliações externas de comissões de especialistas, assim como o envolvimento de estudantes. Considerando as limitações existentes no sistema de avaliação existente no Ensino Superior em Angola, onde a maioria das instituições é ainda bastante recente e com recursos limitados, assim como, a necessidade de contribuir para um maior desenvolvimento da sua qualidade, pretende-se com este trabalho, em termos gerais, analisar a satisfação dos alunos com uma instituição de Ensino Superior em Angola. Colocou-se como objetivos específicos: analisar as relações entre a satisfação dos estudantes com os recursos e a sua satisfação geral com a instituição; analisar se existe uma relação entre o grau de satisfação dos estudantes e algumas variáveis pessoais (idade, curso e sexo); e identificar pontos fortes e fracos da instituição. Entre os 114 estudantes finalistas da instituição, participaram no estudo 88, sendo a maioria do sexo masculino (n=71, 80.7%). Foi construído um questionário para avaliar o grau de satisfação dos estudantes com diversas dimensões da instituição. Os resultados apontam para níveis de satisfação favoráveis com a instituição em geral, com a formação recebida e com aspetos mais específicos como o ambiente escolar, as salas de aula e os dormitórios. No entanto, outros aspetos constituem fonte de grande insatisfação. A satisfação dos estudantes com as salas de aula, com as bibliotecas e com a relação estabelecida com os professores, mostrou correlações significativas com o grau de recomendação do ISTM por parte dos estudantes a eventuais candidatos ao Ensino Superior. A satisfação dos estudantes com a sua formação, também se correlacionou positivamente, com o grau de satisfação com as salas de aula e com a relação com os professores, e ainda com o ambiente escolar, com a acomodação, com o dormitório, com os serviços administrativos, com a relação estabelecida com os colegas e com a idade dos estudantes. O grupo de estudantes de Engenharia Mecânica, mostrou níveis superiores de satisfação com a sua formação e com a instituição, em contraste com o grupo de Engenharia Informática. Em conclusão, algumas recomendações poderão ser feitas para que a instituição invista na melhoria de alguns dos seus recursos e espaços, de forma a melhor satisfazer as necessidades dos estudantes, por exemplo ao nível das instalações desportivas e da alimentação, mas também procurar conhecer melhor as causas da insatisfação dos seus estudantes, em particular os seus alunos mais novos e os que frequentam o curso de Engenharia Informática.
A system of quality assurance in Higher Education should integrate several elements that should be harmonized with the general system of functioning of the institutions. These include, for example, an independent agency, internal evaluations in the institutions, external expert committee evaluations, as well as the involvement of students. Considering the existing limitations in the actual system of evaluation in Higher Education in Angola, where most institutions are still very recent and with limited resources, as well as the need to contribute to a greater development of their quality, in this study the main objective was to analyze students’ satisfaction with a particular Higher Education institution in Angola. The specific objectives were: to identify strengths and weaknesses of the institution; to analyze the relationship between students' satisfaction with resources and their overall satisfaction with the institution; to analyze if there is a relation between the students satisfaction and some personal variables (age, course and sex). Among the 114 finalist students of the institution, 88 participated in the study, being the majority male (n = 71, 80.7%). A questionnaire was constructed to evaluate the degree of satisfaction of students with different dimensions of the institution. The results point to favorable levels of satisfaction with the institution in general, with the training received and with more specific aspects such as the school environment, classrooms and dormitories. However, other aspects are a source of great dissatisfaction. Student satisfaction with classrooms, libraries and the established relationship with teachers showed significant correlations with the degree of ISTM recommendation by students to potential candidates for Higher Education. The students' satisfaction with their training also correlated positively with their satisfaction with the classrooms, with the relationship with teachers and colleagues, with school environment, with the accommodation, with the dormitory, with the administrative services, and with the age of the students. The group of Mechanical Engineering students showed higher levels of satisfaction with their training and with the institution, in contrast to the Computer Engineering group. In conclusion, some recommendations may be made for the institution to invest in improving some of its resources and spaces in order to better meet the needs of students, for example at the sports and food facilities level, but also to seek a better understanding of the causes of the dissatisfaction of its students, in particular its younger students and those who attend the course of Computer Engineering.

Description

Keywords

Ensino Superior Qualidade Recursos Institucionais Satisfação dos Estudantes

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue