Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-7"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Uma casa com passado, um passado com futuro: Reabilitação de habitação vernacularPublication . Henriques, Francisco Manuel Vieira Gomes; Diniz, Fernando Manuel LeitãoA aldeia de Pereira é o cenário onde se insere este trabalho, que propõe a reabilitação de uma casa de arquitetura vernacular, atualmente devoluta. O seu uso foi-se alterando ao longo dos anos, conforme esta foi passando de geração em geração, sendo originalmente de uso misto, habitação no piso superior e curral no piso térreo. Hoje serve apenas como local de arrumos de algumas alfaias antigas. Posto isto, esta intervenção pretende evitar a entrada em decadência da casa, dado que esta se encontra ainda em bom estado de conservação a nível de alvenarias, executando para isso um projeto de reabilitação que a adeque aos novos modos de ocupação de casas deste tipo. Inicia-se o processo projetual, pela análise cuidada das potencialidades do edifício, assim como da região onde o mesmo está implantado. Por ser uma região caraterizada por uma envolvente maioritariamente agrícola e florestal, com as paisagens e a tranquilidade típica do meio rural onde se insere, torna-se pertinente que o novo uso deste edifício tenha a função de retiro, explorando assim as caraterísticas que o tornam particularmente atrativo. O programa prevê que com este projeto de reabilitação, o edifício passe a ser capaz de dar uma resposta ao nível das exigências técnicas atuais, desde segurança a eficiência térmica e de conforto, que respeite o desenho original da casa, e que fundida com uma linguagem contemporânea, esta se torne atrativa e capaz de cativar quem procura um retiro no espaço rural.
- No Limite do MarPublication . Tavares, Joana Almeida; Dias, José da Silva NevesEsta dissertação visa compreender o tema da reabilitação do Património como instrumento que contribui para a permanência de uma memória coletiva que importa transpor para o futuro. Neste sentido, explora a questão da reconversão de usos como meio de intervir no património edificado, aproveitando as antigas edificações para dar um novo uso na atual sociedade. O presente estudo incide sobre a Fortaleza de Peniche, edifício patrimonial nacional. O desenvolvimento do trabalho procura perceber os processos históricos que levaram à implantação da fortaleza, e a evolução das diferentes fases de construção ao longo dos tempos, desde a primeira edificação até aos nossos dias. Seguidamente, e perante o valor no que diz respeito ao modo de intervir no património, é realizada uma pesquisa sobre a história do edifício. A importância desta problemática recai sobre o facto de dar uma nova utilidade aos edifícios antigos de forma a possibilitar a requalificação das áreas degradadas, assim como preservar o património edificado. A primeira fase da investigação passa pela investigação sobre a reabilitação e a preservação do património, seguida do estudo da cidade de Peniche, situado no litoral de Portugal, onde se encontra uma singular e mítica fortaleza que data do século XVI. A peculiaridade deste conjunto foi o que impulsionou na escolha deste local como base de estudo, tendo sido objeto de atenção a sua parcial degradação. A Fortaleza de Peniche irá ser alvo de uma proposta de reabilitação com base na necessidade de oferecer algo que beneficie a cidade de Peniche. Esta será dotada de novos espaços que se adaptam a novas situações e usos, mas sem perder os valores do passado como ponte para o futuro.
- Caraterização da força explosiva no jogador de voleibolPublication . Gonçalves, Carlota Antunes; Neiva, Henrique PereiraO objetivo do presente estudo foi caraterizar e verificar qual o padrão de desempenho de força nos jogadores das diferentes zonas de campo de elite e sub-elite nacional de Portugal. Participaram 122 jogadores masculinos de 14 equipas diferentes, sendo que 83 jogadores pertenciam à primeira divisão nacional [...]
- O Impacto da Internet na imprensa regional da Beira Interior na última décadaPublication . Nicolau, Carla Sofia Morais; Alves, Anabela Maria GradimA Internet é uma ferramenta que pelos seus elementos caracterizadores revolucionou a nossa vida. As redações dos jornais foram rapidamente invadidas por ela, integrando as suas vantagens, adaptando-se à nova realidade a que ela as expôs e reinventando de certo modo a própria profissão do jornalista. O webjornalismo teve com esta ferramenta o seu advento e as redes sociais foram ajudando a moldá-lo até ele se transformar naquilo que hoje conhecemos. A realidade das redações regionais, ainda que não tenham termo de comparação com as dos jornais nacionais, assistiu também a algumas modificações. Sendo a ambição de angariar novos leitores, a par da preocupação pela mais rápida transmissão da informação (e posterior acompanhamento do seu desenvolvimento) os principais motivos que levaram estes jornais à adesão ao jornalismo digital, este também veio facilitar contacto entre o jornal e a sua audiência. Em quase uma década, os jornais regionais limaram algumas arestas, adaptaram-se a este novo jornalismo, colocando assim que possível as redes sociais a “trabalhar” em seu benefício alcançando, ainda que não muito significativamente, um público mais vasto e além disso, maiores vendas. A edição online dos jornais funciona sobretudo como complemento da edição impressa, continuando esta a ser, em termos regionais, o principal polo de atividade e negócio.
- O Direito à Cidade – Arquitectura e PolíticaPublication . Navas, Ana Paula da Silva Marques; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoNo percurso da história a arquitectura foi usada como instrumento ao serviço de várias instituições, sendo as principais a religião e a política. Esta modificou-se ao longo dos tempos para se adaptar a valores pessoais e colectivos, pensamentos e ideologias, afectando toda a evolução da cidade e a forma como esta pode ser habitada. Desde a ideia das cidades utópicas aos movimentos arquitectónicos baseados em ideais políticos, a cidade e os seus habitantes foram arrastados entre suposições e direitos e deveres. É através dos trabalhos de Henri Lefebvre, Neil Brenner, David Harvey, entre outros, que podemos ver a evolução desta problemática. A arquitectura como instrumento deveria estar sempre a favor de quem a usa e não de quem a pratica; é esta a conclusão a que vários autores chegaram. É assim que serão analisados os problemas actuais da cidade, tanto na grande escala como na pequena, do ponto de vista do utilizador/habitante. O direito à cidade foi um problema subentendido durante muito tempo e, que nos dias de hoje, ganha importância para ser debatido por todos os intervenientes que fazem parte da cidade.
- Perceção dos principais agentes envolvidos no processo de avaliação de desempenho docentePublication . Candeias, Paulo Alexandre Estevão Grande; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesO presente estudo pretende promover uma reflexão sobre a avaliação de desempenho docente e em particular sobre o seu dispositivo de avaliação externa, visando encontrar caminhos percecionados mais consentâneos com os objetivos legalmente preconizados com uma prática avaliativa de caráter supervisivo que anunciam. Procederemos a uma abordagem da evolução e atualidade da avaliação, em particular, no que concerne à avaliação de desempenho docente, bem como da supervisão enquanto prática promotora de objetivos enunciados pela lei. Abordaremos ainda o perfil do supervisor que o conceito de supervisão preconiza e os papeis que avaliador e avaliado têm e perspetivam. O atual modelo de ADD em implementação nas escolas públicas de ensino não superior, previsto na alteração ao Estatuto da Carreira Docente, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, e definido através do Decreto Regulamentar nº 26/2012, de 21 de fevereiro, é a razão do presente estudo consubstanciado nas perceções de avaliados, avaliadores externos e formador das ações de formação realizadas. No âmbito da investigação desenvolvida foi conduzido um estudo empírico de natureza qualitativa, com recurso à técnica de entrevista semiestruturada, cuja informação recolhida nas transcrições foi alvo de uma análise de conteúdo através de categorização e codificação. Em resultado do estudo realizado constatamos algumas conclusões das quais destacamos as seguintes:1. A observação de aulas é percecionada enquanto procedimento de uma prática continuada, promotora de reflexão dialógica entre avaliado e avaliadores, configurando assim um processo formativo assente na colaboração entre docentes (pares) e que visa o desenvolvimento pessoal e a melhoria do processo ensino aprendizagem; 2. É percecionada a melhoria do desempenho profissional por via da ADD nos momentos de observação de aulas e em consequência do acompanhamento, do apoio e de um reforço positivo que o avaliador externo dá ao avaliado;3. os dois momentos de observação de aulas e o relatório de autoavaliação são ambos considerados insuficientes e até ineficazes para avaliar as diferentes dimensões do trabalho do professor; 4. Os docentes avaliados consideram que outras componentes do seu trabalho dentro da organização escola, deverão ser tidas em conta no processo de avaliação; 5. Os entrevistados avaliados e avaliadores externos reconhecem na OA a existência de uma relação prévia com o outro (avaliador e avaliado); 6. Os entrevistados referem a necessidade de frequentarem formação contínua especifica sobre a ADD/OA essencialmente para um aprofundamento dos conhecimentos sobre o sistema de avaliação de desempenho, os seus instrumentos e procedimentos e sobre o papel de cada um no processo.
- Alta Sensibilidade de Processamento Sensorial, Mindfulness e Perdão TraçoPublication . Fernandes, Kevin Mendes; Esgalhado, Maria da Graça ProençaO presente estudo visa verificar se os indivíduos altamente sensíveis evidenciam maiores níveis de mindfulness e perdão traço do que os indivíduos menos sensíveis. Participaram 1035 indivíduos com uma idade média de, aproximadamente, 29 anos. O instrumento de recolha de dados utilizado contém um questionário sociodemográfico, a Escala Highly Sensitive Person Scale – Aron (2001; Pereira et. al, 2017), a Escala MAAS (Brown, K., & Ryan, R., 2003; Gregório, S., & Pinto-Gouveia, J., 2013) relativa ao mindfulness ou consciência plena e a Escala Perdão-traço (Berry & Worthington, 2005). No capítulo I, faz-se uma apresentação geral do trabalho, no qual se insere em formato de artigo científico, a investigação realizada. Circunscrito no mesmo, pretendeu-se analisar e relacionar a Alta sensibilidade de processamento sensorial, mindfulness e perdão traço, e verificou-se que a Alta sensibilidade de processamento sensorial e perdão traço são preditores do mindfulness. Posteriormente, segue-se o capítulo 2 reservado à discussão geral e às referências bibliográficas. Por fim, surge o anexo I, onde são abordados os conceitos chave do tema em estudo, nomeadamente a alta sensibilidade de processamento sensorial, o mindfulness e o perdão traço.
- Aldeias de MontanhaPublication . Sousa, André Emanuel Rebelo; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaNos últimos anos, o turismo em espaço rural, modalidade em grande crescimento, aliado ao local em que se insere, apresenta-se inevitavelmente, como forma de revitalização dos espaços rurais, funcionando como uma ferramenta de desenvolvimento, promovendo a proteção, preservação e recuperação de um património material e imaterial necessário ao seu funcionamento. Neste ponto, surge o território das Aldeias da Serra da Estrela, que se distingue pela sua riqueza natural, pela diversidade da sua paisagem, pelo potencial do seu património natural e cultural, pelo carácter das suas populações, e pela tipicidade do seu território. São elementos únicos da vida do homem, testemunhos da homogeneidade entre o natural e o construído, da cultura e da tradição dos nossos antepassados. Cada uma das aldeias, é proprietária de urna traça urbanística, arquitetónica e paisagística singular, que importa preservar e valorizar. No entanto devido à sua interioridade, pela proximidade a grande polos urbanos, à emigração e ao envelhecimento, estas aldeias foram vítimas do esquecimento e do abandono. Resultado da análise efetuada, deparou-se que estas aldeias se foram descaracterizando, abandonaram-se as atividades tradicionais - principal elemento das economias locais, destrui-se o património rural, ou reconstrui-se o mesmo sem qualquer critério e preocupação com a identidade do mesmo e do próprio lugar. A criação de uma Rede das Aldeias de Montanha pela ADIRAM, tem como objetivo a valorização destas aldeias como unidades paisagísticas e arquitetónicas, como um todo, que se relacionam entre si, criando uma imagem de marca que procura promover o desenvolvimento turístico e económico destes pequenos aglomerados, assim como a valorização e conservação de todo um património natural, cultural e histórico destas aldeias. o objetivo desta dissertação passa pela análise das características de cada aldeia, dissonâncias e mais valias, para posteriormente se proceder à elaboração de um Manual de Boas Práticas de Revitalização das Aldeias de Salgueirais, Figueiró da Serra e Melo. O objetivo será superar os efeitos negativos provocados pela degradação e despovoação destes locais, contribuindo para a revitalização e valorização destas aldeias, reforçando a sua identidade e fomentando a fixação de população, promovendo o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento sustentado.
- Literacia em saúde e hábitos, atitudes e comportamentos de saúde em estudantes universitáriosPublication . Sobral, Maria Manuel Jesus; Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaEste estudo teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico que permita compreender a relação entre literacia em saúde e a adoção de comportamentos de saúde nos estudantes universitários. A amostra é composta por 157 estudantes universitários a frequentar o primeiro ano de licenciatura na Universidade da Beira Interior e com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos. Para avaliar a literacia em saúde foi utilizado o Inquérito sobre Literacia em Saúde em Portugal (ILS-PT; Espanha, Ávila & Mendes, 2014) e para avaliar os comportamentos de saúde foi utilizado o Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde (QACS; Ribeiro, 2004). Os resultados revelaram que os estudantes se encontram distribuídos pelos diferentes níveis de literacia em saúde destacando-se o nível suficiente e problemático. Foram encontradas diferenças significativas na literacia em saúde geral e na prevenção da doença em função dos hábitos tabágicos, consumo de álcool e na perceção do estado de saúde. Verificou-se também a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a literacia em saúde e as atitudes e comportamentos de saúde, nomeadamente entre literacia em saúde geral e no âmbito dos cuidados de saúde e comportamentos protetores relacionados com o auto cuidado e segurança motorizada e entre literacia no âmbito da prevenção da doença e auto cuidado. Foram encontradas diferenças significativas na dimensão exercício físico e segurança motorizada atendendo ao sexo e na dimensão exercício físico tendo em conta a perceção do estado de saúde. São discutidos os resultados e contributos do estudo.
- Recuperação da Antiga Sede do Clube de Ténis de PortalegrePublication . Mendes, Carina de Jesus Marmelo; Campos, Inês Daniel dePortalegre é uma cidade do Norte Alentejano caracterizada por uma formação geológica montanhosa sendo a história imprecisa quanto ao seu início como povoado. É uma cidade fronteiriça que deve a sua fundação inicial a D. Afonso III, a sua consolidação e designação como terra da coroa a D. Dinis, embora seja D. João III a figura mais apreciada na cidade por ter oficializado Portalegre como cidade e diocese. A cidade de Portalegre iniciou a sua industrialização no século XVIII com a Real Fábrica de Lanifícios, mais tarde com a corticeira Robinson – Fábrica da Cortiça, e já no século XX a Manufactura de Tapeçarias, entre outras indústrias de menores dimensões, o que criava em Portalegre muitos postos de trabalho, tornando a cidade cheia de vida. Embora a maioria da população fosse constituída por trabalhadores fabris, as classes mais altas estavam presentes e ativas na sociedade portalegrense, criando diversos equipamentos de lazer para a cidade. Foi um grupo de senhores de famílias reconhecidas, no final da década de 50, que iniciou o desenvolvimento do Clube de Ténis de Portalegre, sendo apenas no início da década de 70 a sua inauguração. É esse edifício que se propõe estudar e recuperar nesta dissertação. Num local isolado, na serra de Portalegre o edifício surge com uma arquitetura singular e inconfundível, sendo a sua principal característica a cobertura em paraboloide hiperbólico simples. Foi na sua época um local cheio de vida, com atividades como o ténis, o tiro ao prato e salas de jogo. Albergava diversos eventos, passando na década de 80 a discoteca Infinito, conhecida a nível nacional. Atualmente o edifício encontra-se desativado. Edifícios semelhantes e da mesma época são escassos, com apenas dois exemplos nos Estados Unidos da América. No século XXI o tipo de cobertura paraboloide hiperbólica é bastante mais frequente e utiliza materiais mais simples de serem manuseados. A intenção desta dissertação é pois uma proposta de projeto de recuperação da antiga sede do Clube de Ténis de Portalegre, prevendo a sua reativação como clube de ténis, local de lazer, convívio e eventos criando ainda um novo espaço destinado a alojamento para desportistas e público em geral.