Browsing by Author "Saraiva, Daniela Filipa Silva"
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- O desenho infantil enquanto ferramenta de avaliação em projetos sociais: estudo de caso do projeto "menin@s - igualdade e não violência"Publication . Saraiva, Daniela Filipa Silva; Monteiro, Alcides AlmeidaTem-se observado uma ortodoxia no que concerne aos processos avaliativos de projetos sociais, que muito se consubstancia pela construção de normas que estruturam os procedimentos avaliativos. Não obstante, os processos avaliativos de projetos sociais devem procurar adaptarse a novos desafios, nomeadamente quando se trabalha com públicos específicos. Perante este panorama, urge a necessidade de fomentar o reconhecimento da importância de uma aferição sensível e efetiva das mudanças nos beneficiários de projetos sociais. Pensando nisto à luz de ter como público-alvo crianças, enfrentamos desafios específicos a este público. Com base nesta premissa, a presente investigação pretendeu, numa abordagem exploratória, avaliar o recurso a uma metodologia não ortodoxa – o desenho infantil – enquanto instrumento de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelas crianças no âmbito da intervenção socioeducativa de um projeto social. Tendo como principal objetivo analisar a aplicabilidade do uso do desenho infantil enquanto ferramenta de avaliação no âmbito de projetos sociais, a presente investigação teve por base um estudo de caso no âmbito do projeto “menin@s - igualdade e não violência”. A análise baseou-se nos conteúdos contidos nos desenhos realizados pelas crianças em dois momentos, num momento prévio à realização da intervenção socioeducativa e num momento subsequente à referida intervenção. Por fim, recorrendo à análise de conteúdo e à análise estatística constatamos que alguns dos indicadores revelaram significância estatística nas alterações no mundo simbólico das crianças nas questões de género. Os resultados obtidos através de uma pesquisa exploratória aferiram que a proporção de estereótipos de género na amostragem pré-intervenção é maior à proporção de estereótipos de género na amostragem pós intervenção. Demonstrando assim, que o desenho infantil pode representar uma ferramenta de projetos sociais, nomeadamente, quando o público-alvo são crianças. Apesar deste ser um instrumento que ainda carece de maior robustez por parte de investigações científicas, esta revelou-se uma técnica expressiva, envolvente, versátil, flexível, acessível, fácil e económica. A aplicação do desenho infantil no processo de avaliação de projetos poderá habilitar a realização de uma avaliação participante e participativa, conferindo uma voz ativa às crianças beneficiárias dos projetos.