Browsing by Author "Schimitt, Rafaela Borges da Costa"
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- Design de figurino cinematográfico através de vestuário de segunda mãoPublication . Schimitt, Rafaela Borges da Costa; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaA produção excessiva no mercado da moda tornou-se um problema global devido aos danos causados pelo desperdício de matéria-prima, poluição ambiental e acumulação de resíduos de vestuário. Com o objectivo de reduzir esses danos negativos, têm surgido conceitos como moda sustentável e moda ecológica, na tentativa de redirecionar o rumo deste e de outros setores, incluindo o cinema, teatro e outras artes performativas, que têm vindo a adotar cada vez mais práticas sustentáveis para minimizar o seu impacto ambiental. A utilização de vestuário de segunda mão na área do design de moda está em ascensão, ganhando destaque entre designers e investigadores como uma abordagem que promove a sustentabilidade. No entanto, é importante salientar que a reutilização de peças de segunda mão na criação de figurinos para cinema, teatro e outras artes performativas é uma prática tradicionalmente enraizada na história de cada uma dessas áreas. No entanto, há uma falta de discussão sobre as técnicas e metodologias envolvidas neste processo. A ausência de discussão no meio académico indica uma desconexão entre a experiência do mercado de trabalho e a produção académica, bem como entre os diversos setores do Design. O projeto de investigação que se segue tem como objectivo compreender de que forma a conceção de figurinos com simbolismo narrativo ocorre ao utilizar vestuário de segunda mão. A pesquisa pretende enriquecer a produção bibliográfica no campo do figurinismo e da moda e fomentar a integração entre as diversas áreas do Design, analisando os métodos utilizados na criação de figurinos e partilhando-os com outros setores. Desta forma, e através da revisão bibliográfica e do estudo de diversos autores, é apresentada uma metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Na sua vertente não intervencionista, procura-se estabelecer as bases para a incorporação de figurinos com uma abordagem sustentável no contexto da indústria cinematográfica, destacando métodos pouco debatidos na área do figurinismo, como o garimpo e o upcycling. Na abordagem intervencionista, é apresentado um método de criação que é reproduzido num projeto de figurino para um filme universitário. Estes métodos são apresentados de forma científica, para que possam ser posteriormente estudados e aplicados não apenas no figurinismo, mas também em outras áreas.