Browsing by Author "Sena, Ana Francisca Lemos"
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- Estudo da sensibilidade da Acuidade Visual na sinalização de Erros Refrativos em crianças de 5 anos, com o PlusoptixPublication . Sena, Ana Francisca Lemos; Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesAs crianças com dificuldades visuais estão mais predispostas a problemas de aprendizagem, de desenvolvimento e baixa auto-estima. Os erros refrativos e a ambliopia são das principais causas de perda de visão em crianças. No entanto, muitas vezes é difícil, para os encarregados de educação e professores, detetar sinais de que as crianças apresentam problemas de visão. É por isso de máxima importância a realização de rastreios visuais nas escolas para que seja possível a deteção e correção de anomalias visuais atempadamente. O presente trabalho tem como objetivo relacionar a acuidade visual (AV) com a presença de erros refrativos em crianças de 5 anos e encontrar um valor normativo da AV, com cartas LEA, para a mesma idade. Metodologia: Este estudo englobou crianças que frequentavam o último ano do ensino préescolar dos Jardins de Infância Públicos e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sob a influência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo. A amostra final contou com 2866 crianças com 5 anos (1455 meninos e 1411 meninas). O protocolo do rastreio envolveu a aquisição de dados relativos à medida da acuidade visual com cartas LEA e medição da refração automática através do aparelho plusoptix. Resultados: Das crianças que participaram neste estudo, 24,5% apresentaram erros refrativos significativos, sendo o mais prevalente a hipermetropia e o astigmatismo. No estudo do melhor ponto de corte da AV, 93 VAR (Visual Acuity Rating), equivalente a 0,14 LogMAR, foi o ponto indicado pela análise ROC (Receiver Operating Characteristic). Aplicando este ponto de corte, verificou-se que 29% das crianças apresentam AV reduzida em pelo menos um dos olhos. Os resultados revelam que o astigmatismo é o erro refrativo que mais afeta a AV, com cerca de 20,5% dos casos. Conclusões: A taxa de AV reduzida em crianças de 5 anos é alta. A literatura apresenta a ambliopia e os erros de refração como sendo as principais causas de redução da AV na infância, e essas anomalias afetam negativamente o desenvolvimento infantil, principalmente no nível educacional. A AV reduzida interfere no desempenho em várias tarefas importantes no processo de aprendizagem. Assim, é importante desenvolver e implementar estratégias para identificar esses déficits, procurando à sua correção antes do início do ciclo escolar.
