Browsing by Author "Silva, Silvia Margarida Pereira da"
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- Viabilidade de integração do Safety Management System numa organização EASA PART 145Publication . Silva, Silvia Margarida Pereira da; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Moreira, Carla RibeiroNa indústria aeronáutica é com cada vez mais importância abordado o tema segurança e a ele interligado o Sistema de Gestão da Segurança Operacional e a sua integração nos demais domínios da organização. O Notice of Proposed Amendment (NPA) 2019-05 (C) da EASA (European Aviation Safety Agency)(EASA, 2019)surgeno sentido de propor e redobrar o incentivo de introdução de princípios de gestão da segurança operacional, os quais implementem o Anexo 19 da ICAO (International Civil Aviation Organization) nas organizações de manutenção EASA PART 145 e; a promoção de uma cultura organizacional com o intuito de assegurar uma gestão eficiente da segurança operacional e de um sistema eficaz de reporte de ocorrências em conformidade com o Regulamento (UE) N.º376/2014(UE, 2014a). Com isto, desenvolve-se o presente trabalho que aborda a introdução de indicadores de segurança operacional na empresa PHS Aviation, nomeadamente na sua futura EASA PART 145, de forma a permitir o cumprimento do requerido na legislação identificada anteriormente e a interligação deste domínio da organização com o Sistema de Gestão da Segurança Operacional. Realiza-se, inicialmente, a identificação decinco perigosexistentes numa organização de manutenção de aeronaves. Após isso, é efetuada uma avaliação dos riscos a si associados de modo a entenderas consequências que estes apresentam para a segurança de voo, o seu grau de tolerabilidade, bem comoas causas mais prováveis que levam ao seu surgimento. Com base em dados existentes até ao momento e disponibilizados pela PHS Aviation, bem como em aspetos que a empresa considera importantes medir e controlar, são definidos cinco indicadores com a finalidade de realizarem monitorização de fatores relacionados aos perigos identificados e que contribuem para a alteração do nível de segurança operacional e de voo. A sua validação é feita recorrendo a dados já existentes na empresa e à sua experiência como Organização de Gestão da Aeronavegabilidade Continuada, permitindo assim o estabelecimento da metodologia que leva à interligação do SMS(Safety Management System) com a EASA PART 145.
