Browsing by Author "Trindade, Valdemiro Marques"
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- Análise de dados de sinistralidade rodoviária nas zonas em obrasPublication . Trindade, Valdemiro Marques; Santos, Bertha Maria Batista dosAo longo do seu período de vida, as infraestruturas rodoviárias são sujeitas a intervenções de conservação e de reabilitação que têm por objetivo manter determinados padrões de qualidade e segurança. Os locais onde decorrem estas intervenções são denominados de “zonas em obras” e constituem pontos sensíveis da rede em termos de sinistralidade. Nestes locais verificam-se alterações temporárias das condições de circulação oferecidas aos utentes (velocidades de circulação mais baixas, encerramento e/ou estreitamento de vias, manobras adicionais de mudança de via e presença de trabalhadores e equipamentos próximos da zona de circulação, entre outros), exigindo uma atenção especial por parte destes. Tendo em conta as particularidades destas zonas, pretende-se com a presente dissertação identificar os fatores de risco com maior influência na sinistralidade verificada nas zonas em obras da rede rodoviária de Portugal Continental durante o triénio 2013-2015. Os dados utilizados na análise foram fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a abordagem usada recorre a uma análise estatística exploratória e ao desenvolvimento de modelos de regressão logística binária por tipo de acidente (atropelamento, despiste simples, colisão traseira e colisão lateral), fator contribuinte (excesso de velocidade, obstáculo imprevisto, desrespeito da sinalização vertical e desrespeito da distância de segurança) e grupo etário dos condutores intervenientes (jovem, adulto e sénior). A interpretação das estimativas obtidas para a razão de chances das variáveis explicativas significativas permitiu identificar que fatores aumentam a probabilidade de ocorrência deste tipo de acidentes para cada modelo considerado. Analisando os resultados obtidos é possível verificar que os fatores “meio urbano”, “circulação em marcha normal” e boas condições de “aderência” e de “luminosidade” apresentaram um impacto positivo num número significativo de modelos (aumentam a probabilidade de ocorrência do acidente). A identificação destes fatores permitirá sustentar a escolha de medidas de segurança a implementar nestas zonas com vista a minimizar o risco de ocorrência de acidentes.