Browsing by Author "Vieira, Maria Adelaide"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Vieira, Maria Adelaide; Luís, Carla Sofia Gomes XavierA prática pedagógica constitui uma fase crucial na vida de um docente, posto que é o momento em que serão lançadas algumas das sementes que germinarão no futuro, desembocando no tão almejado sucesso profissional e, consequentemente, no êxito dos alunos e, em última análise, desencadeando inclusivamente repercussões benéficas na própria sociedade. Com efeito, procuraremos cumprir o desiderato de apresentarmos uma reflexão o mais completa possível sobre a nossa prática pedagógica, realizada no ano letivo 2012/2013, no Agrupamento de Escolas da Zona Urbana de Viseu, apresentando exemplos concretos do trabalho desenvolvido durante a mesma, vertidos nas planificações anuais, de unidade didática, planos de aula e materiais utilizados. Ademais, faz ainda parte deste relatório um ponto sobre as atividades extracurriculares promovidas pelo grupo de estágio ou em que o mesmo participou e uma referência à formação contínua. Desde logo, apercebemo-nos de que a prática pedagógica carece de um labor paralelo que entra no domínio da investigação e atualização contínuas, por forma a facultar um ensino rigoroso e atual. Assim, procurámos perceber como é que o domínio da oralidade é tratado nos manuais adotados e no programa em vigor. Procedemos, então, à análise do tratamento dado à oralidade nos programas de língua e em dois manuais, utilizados diariamente por alunos e docentes. Concluímos que este aspeto é apresentado nos programas com uma relevância algo análoga aos restantes congéneres, no entanto, nos manuais o seu tratamento é distinto. Aparece laborado de forma quase residual no livro de Português estudado (5%), enquanto, no de Espanhol, conta, em termos de percentagem, com 33% no âmbito dos exercícios.