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- Análise do nível de serviço em estradas multivias: uma avaliação com recurso à metodologia HCM 2010Publication . Fernandes, João Miguel Machado; Gonçalves, Jorge Humberto Gaspar; Santos, Bertha Maria Batista dosAs redes de autoestradas dos diversos países devem garantir um nível de serviço compatível com a rápida deslocação de veículos, pessoas e bens. Para avaliar a qualidade do serviço prestado por este tipo de infraestruturas rodoviárias é usual recorrer ao método do Transportation Research Board. A versão mais recente desta metodologia de referência mundial, que avalia a qualidade do serviço através da análise das condições de circulação que são oferecidas aos usuários de uma estrada (segurança, facilidade de manobra e velocidades de circulação), é o “Highway Capacity Manual 2010” (HCM 2010). Esta metodologia foi concebida atendendo ao sistema rodoviário americano, no entanto, tem sido adotada por diversos países de todo o mundo, inclusive da União Europeia, como Portugal. A aplicação da metodologia às especificidades próprias da rede de estradas e das características do tráfego português constitui um desafio que deverá ser estudado adequadamente. Assim, o presente estudo tem como objetivo, para além de uma descrição pormenorizada da metodologia para as estradas multivias e a sua adaptação ao sistema internacional de unidades, a aplicação da mesma a um caso de estudo nacional, de forma a avaliar a sua aplicabilidade. Do trabalho desenvolvido foi possível concluir que embora existam algumas diferenças operacionais entre os dois sistemas rodoviários, a metodologia HCM 2010 pode ser aplicada em Portugal. Salienta-se contudo, que várias formulações adotadas por esta metodologia resultam de extensas bases de dados americanas, cuja realidade rodoviária é distinta da europeia, pelo que os resultados obtidos na aplicação da mesma a outras realidades, apesar de representativos, devem ser alvo de uma leitura cuidada.
- Conceptual design of a hybrid airshipPublication . Marques, António José Nunes; Gamboa, Pedro Vieira; Silva, Jorge Miguel dos ReisNowadays freight transportation is facing an increased concern about the environment pollution, infrastructures congestion and different measures are being implemented to try to make it more efficient and economical. Because of that there is an increasing interest in airship technology and so new advances are being made in this type of transportation. Such as the Hybrid Airship that is overcoming the previous airships. These new technologies are paving the way for a new future in airships and freight transportation. This work aims to demonstrate the technology of this type of transportation mode and some of its new advances. The fields of materials and structures, stability and control, propulsion system and the certification and legislation for an airship design are described. Also, a conceptual design of a Hybrid Airship for the mission of freight transportation will be made and the airship behavior is also briefly described. To complement the work, the development of a prototype to test the theory proposed is presented.
- Grau de deterioro cognitivo em idosos residentes numa instituição de longa permanênciaPublication . Sousa, Andreia Luísa Vieira de; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaEste estudo tem como objetivo caracterizar o grau de deterioro cognitivo em função das diferentes variáveis sociodemográficas dos idosos residentes numa instituição de longa permanência, em que, mediante os dados recolhidos, esperamos retirar implicações que possam ajudar a melhor desenhar as intervenções para a prevenção e promoção da saúde e bem-estar desta população. De modo a dar resposta aos objetivos delineados utilizou-se para além do questionário sociodemográfico o Mini Mental State Examination (MMSE), a Escala de Deterioração Global (GDS) e dois subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos III (WAIS III), isto é, a Ordem Inversa e a tarefa da cópia de Símbolos. Neste sentido, trata-se de um estudo quantitativo e de cariz transversal, descritivo e comparativo. A presente investigação debruçasse sobre uma amostra clínica de 37 participantes com idades compreendidas entre os 70 e os 94 anos de idade, apresentando uma média respetiva de 80.81, dos quais 24 pertencem ao género feminino e 13 ao género masculino. Embora os resultados só tenham evidenciado diferenças estatisticamente significativas ao nível de deterioro cognitivo em idades avançadas e em analfabetos os resultados indicam uma tendência para maior grau de deterioro cognitivo entre o género feminino, estatuto socioeconómico baixo a muito baixo, maior tempo de institucionalização, a não participação nas atividades socioculturais e de entretenimento, participantes dependentes na realização das AVD´s, participantes que não mantêm contato frequente com os seus familiares, menor frequência das visitas recebidas e o facto de não ter amigos dentro do Lar. Assim, conclui-se que a idade avançada e o analfabetismo são identificados como possíveis fatores de risco no deterioro cognitivo desta amostra de idosos institucionalizados, estando estes dados em concordância com a literatura consultada.
- Impacto de um programa de estimulação multissensorial de Snoezelen em pessoas idosas institucionalizadasPublication . Amaral, Mariana Carreiro Machado Ferreira; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsA terapia multissensorial de snoezelen, consiste na estimulação dos sentidos através de luz, cheiro, toque, som e visão, com a utilização de equipamentos próprios para proporcionar prazer e bem-estar. Trata-se de um tipo de intervenção não-farmacológica, que tem vindo a complementar o tratamento de problemas psicopatológicos e físicos. Os resultados sobre os efeitos desta intervenção não são conclusivos. No entanto sugerem benefícios na melhoria de comportamentos desadaptativos, bem-estar e problemas de aprendizagem e desenvolvimento, entre outros. Este estudo pretende analisar o impacto de um programa de 5 sessões de estimulação multissensorial de snoezelen em pessoas idosas. Participaram no estudo 7 pessoas com idades compreendidas entre os 67 e os 85 anos, institucionalizadas numa casa de saúde mental com diferentes patologias: demência, deficiência mental moderada e transtorno afetivo bipolar. Os instrumentos usados foram a Escala de Rastreio Cognitivo Montreal Cognitive Assessement, a Geriatric Depression Scale e uma Grelha de Observação de Comportamentos. Os resultados sugerem uma diversidade de efeitos, que não permite estabelecer um padrão de impacto do snoezelen em pessoas idosas com psicopatologia. Contudo, sugerem-se potenciais efeitos benéficos da intervenção multissensorial em termos de emoções, comportamentos e a nível cognitivo. Destaca-se, também a necessidade de investigações mais robustas e consistentes que permitam para analisar os processos e impacto deste tipo de intervenção que parecem ser muito diferentes de individuo para individuo.
- Desenvolvimento de estruturas multicamada para revestimento de paredes interiores na reabilitação de edifíciosPublication . Pizarro, Maria da Graça Correia de Oliveira Bonifácio Sottomayor; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Morgado, José de AlmeidaApesar do ritmo elevado de construção nova, o parque edificado português, em particular o residencial está genericamente envelhecido. Dos edifícios existentes em 2001, 80% eram anteriores a 1990, sendo 21% da década de 70, quando a construção não contemplava a otimização energética dos edifícios. Para manter o conforto térmico dentro destas habitações é necessário aumentar o seu consumo energético. Atualmente os edifícios são responsáveis por 40% do consumo energético mundial, sendo que a energia gasta em climatização é em grande parte perdida devido ao mau isolamento dos edifícios. Dado o imperativo de reduzir o consumo energético, estabelecido pelo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), tem havido uma aposta na reabilitação do edificado. É neste contexto que surge a motivação para o desenvolvimento de um produto têxtil técnico para aplicação como revestimento de paredes na remodelação/ reabilitação de edifícios, que conjugue a função decorativa com a função técnica de isolamento térmico, permitindo aumentar a eficiência energética sem necessidade de alterações estruturais do edifício. O objetivo deste trabalho é assim o desenvolvimento de uma estrutura compósita/ multicamada para revestimento de paredes interiores, que permita colmatar as deficiências existentes no que se refere ao isolamento térmico. A metodologia de investigação consistiu em realizar a pesquisa bibliográfica de materiais convencionais e não convencionais utilizados no isolamento térmico de edifícios, assim como matérias utilizados no revestimento de paredes. Com base nesta pesquisa definiram-se os requisitos técnicos da estrutura. Foram desenvolvidas várias estruturas têxteis, resultantes da conjugação de diferentes materiais têxteis e não têxteis de elevada performance térmica, nomeadamente da Fibra ? (resíduo de fibras inorgânicas não têxteis usadas no isolamento convencional de edifícios), e de diferentes processos, tendo sido avaliado o seu desempenho. Foram seguidas duas abordagens técnicas. A primeira consistiu no revestimento de uma tela 100% Poliéster com pastas à base de Fibra ? e posterior laminagem com um não-tecido. Os resultados de resistência térmica desta amostra (0,065 m2.K/W) são baixos relativamente ao objetivo proposto para este estudo (0,500 m2.K/W), pelo que esta abordagem foi abandonada. A segunda abordagem consistiu no desenvolvimento de um não-tecido Fibra ?/Poliéster. Ao longo deste desenvolvimento verificou-se o incremento da resistência térmica e homogeneidade das estruturas desenvolvidas. Desta investigação concluiu-se que a estrutura obtida apresenta características de isolamento térmico que não se verifica em outros materiais para revestimento de paredes, e que este efeito está diretamente relacionado com a espessura da estrutura e com a sua composição. A investigação provou ainda a viabilidade da produção de não-tecidos com base na conjugação da Fibra ? com fibras têxteis (poliéster) e que a primeira aumenta a resistência térmica até uma proporção de 70% na mistura, a partir da qual o não-tecido deixa de ter coesão e o efeito de aumento da resistência térmica sofre uma inversão. O valor de resistência térmica (Rct) do protótipo final foi 0,161 m2.K/W para uma espessura de 3,41 mm. Este valor ficou aquém do pretendido, mas a espessura obtida é inferior ao valor máximo esperado (10 mm), pelo que em futuras otimizações do não-tecido se poderá aumentar a sua espessura e com isso aproximar o valor de Rct da estrutura final do valor requerido, uma vez que existe uma relação direta entre estes parâmetros.
- Sumarização Personalizada e Subjectiva de TextoPublication . Fernandes, Bruno Miguel; Cordeiro, João Paulo da CostaUm texto pode ser sumarizado ou resumido, isto é, o seu assunto ou conceito pode ser representado de uma forma mais sucinta. A representação mais comum de um sumário é a escrita, pois é constantemente produzida pelas pessoas, quando estas querem descrever uma determinado assunto. Ao longo dos últimos anos o uso da Internet tem vindo a massificar-se e com isso a quantidade de informação disponível nesta enorme rede, aumentou exponencialmente, sendo este acontecimento denominado como sobrecarga de informação. Isto levanta uma série de problemas, entre eles a procura de informação relevante, sobre um determinado tema. Quando alguém procura essa informação pretende encontrá-la de forma eficiente, ou seja, rápido e que aborde diretamente o assunto pretendido. Quanto ao assunto, existem algumas formas de procurar o mesmo, já em relação à celeridade da pesquisa, deparamo-nos com uma quantidade enorme de informação que por vezes difere daquilo que procuramos, sendo muito demoroso o processo de leitura de toda essa informação. Uma das formas de resolver esse problema é resumir o conteúdo do texto encontrado, para que assim possamos de uma forma mais rápida ter uma noção sobre o tema do texto encontrado. Na área da sumarização existem várias técnicas que possibilitam a obtenção de um sumário mais específico. Esta dissertação tem como base a combinação de algumas das técnicas estudadas ao longo do tempo, tais como, relevância e informatividade das palavras, objetividade, segmentação em tópicos e no uso de palavras que representem o domínio do texto. Numa abordagem estatística destacam-se a relevância dos termos de um texto, que é calculada através da frequência dos termos presentes nesse texto e num corpus,a extração das palavraschave que serão encontradas através da sua relevância no texto e a posição das frases no documento que consoante o seu tipo, pode ser calculado de diversas formas, neste caso, sendo avaliado com textos noticioso, foi implementada uma heurística posicional que atribui mais relevância a frases cimeiras. A abordagem baseada na subjectividade de um texto é implementada recorrendo a um conjunto de dados textuais conhecido como SentiWordNet [BES10]. Foi ainda implementada uma abordagem híbrida em que se combinam total ou parcialmente os métodos referidos anteriormente. De modo a proceder à avaliação do sistema foram utilizados dois conjuntos de dados noticiosos. Um destes conjuntos de dados é proveniente da Document Understanding Conference, datado de 2001, o outro é o corpus TeMário. Para que os sumários produzidos pudessem ser avaliados automaticamente, foi utilizada uma implementação em linguagem JAVA da ferramenta ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). Após a comparação dos resultados do método híbrido com os restantes, com e sem identificação dos tópicos ficou evidenciado que a heurística posicional das frases obtém melhores resultados, pelo que os métodos híbridos onde esta característica tem peso superior às restantes, tanto para quando o texto é separado em tópicos como no caso contrário, de uma forma geral, obtém melhores resultados. O melhor desempenho no total dos resultados é obtido com o método híbrido, atribuindo maior peso à componente da heurística posicional da frase, sem identificação dos tópicos.
- A new model of web-based application to social networking management systemsPublication . Ribeiro, Diogo João Pinto; Rodrigues, Joel José Puga CoelhoThe emergence of the Web, in the 90’s, has brought a new concept of information sharing and interconnectivity. Being considered the greatest invention of the 20th Century, the Internet, and especially the Web, quickly became indispensable in many aspects of modern human life, changing the mindset of people ranging from how they go shopping through the Web to how they communicate in a completely innovative and unprecedented ways. With the advent of the Web 2.0, the second phase on the evolution of the Web technology, the Web became a much more interactive and collaborative tool, becoming easier to share online content. This technology is based on two distinct paradigms: usability and technology. It is considered a collection of new technologies, business strategies and social trends that let developers, easily and quickly, create new Web applications that were unimaginable until now. The rise of the blogs, in 1997, triggered a new way to communicate and share information among users over the Web. In fact, blogs increased exponentially in few years, which led to believe that a new online social trend was emerging. Later, with the emergence of online social networks, that social trend was confirmed. Nowadays, online social networks are part of everyday life for billions of people all over the globe, being considered as a new venue of innovation over the Web. It is through social networks that people get news in the morning, do business, meet and maintain contact with other persons. In the past few years, social networks such as Facebook, LinkedIn, Google+, Twitter, Foursquare or YouTube became extremely popular. Some of these social networks, like Facebook, have more people than large countries. In 2012, Facebook had 1.01 billions of active users. Online social networks are a reflection of what happens in the real world, where people can share information and communicate just a mouse click away. Blogs came to bring the facility that users needed to create and maintain content, share interests and different points of view with other persons. To meet this needs, were created systems like Blogger or WordPress that let users create and manage blogs assuming the role of administrators and have the capability to manage online contents. With the advent of social networks, became common the desire of some users to create and maintain their own social networks, their own social communities, according to a different type of interests. This dissertation focuses on the creation of a Web-based application/platform which let users to create and maintain their own social communities. Through this platform, users assume the role of administrators where they can create and manage online content in a completely innovative, easy and very intuitive manner. Like administrators, they can create a diversity of social communities according to distinct interests, providing that communities to other users. On the other hand, that users have the capability to explore the entire community and can share comments or multimedia content, edit profiles and personal info, make friends and interact with them. To investigate this topic, the work presented in this dissertation was structured in two parts. First, a depth study about the concepts related with social networks was prepared. The discussion flow then passes to the topic related to online content management systems namely to the blogs management systems and software that include social networking features. Making a comparison between this type of systems, a new solution was presented and implemented. Compared with existing software that make possible create or integrate social networking features, this new solution don’t need any kind of installation process as well as technical knowledge once it is a fully integrated solution on the Web. Similarly, this platform is distinguished from most of the existing software because is a free solution. Relatively to social features, this platform is distinguished because the social features implemented are integrated without need any kind of installation support, via plugins or modules.
- Registo e diagnóstico da sinistralidade rodoviária dos troços em obrasPublication . Polónia, Cláudia Sofia Coelhas; Carvalheira, Carmen; Santos, Bertha Maria Batista dosA sinistralidade rodoviária tem sido alvo de uma especial preocupação por parte dos dirigentes dos diversos países da União Europeia (EU), assim como da comunidade científica. Neste sentido, a comissão europeia tem desenvolvido documentação orientadora com o objetivo de diminuir os números da sinistralidade rodoviária, ainda assim, os esforços envolvidos nesta problemática devem continuar. Em Portugal, a taxa de sinistralidade rodoviária têm vindo a diminuir significativamente na última década, aproximando-se da média da união europeia. Tendo em conta que o ambiente rodoviário é um dos fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários e que este é sujeito a ações de conservação e manutenção para garantir determinados padrões de qualidade e de nível de serviço, o trabalho apresentado tem por objetivo verificar as formas de registo de dados de sinistralidade relativos a zonas em obras e diagnosticar as principais causas da sinistralidade associada a estes locais. Estas zonas são consideradas pontos sensíveis da rede em termos de sinistralidade, uma vez que existem alterações temporárias nas condições de circulação e de segurança oferecidas aos utentes, nomeadamente nas velocidades praticadas e na existência de obstáculos e trabalhadores próximos da faixa de rodagem, o que requer uma especial atenção por parte dos condutores, influenciando o seu comportamento. Para atingir estes objetivos foi efetuada uma análise e comparação do conteúdo do Boletim Estatístico de Acidentes de Viação português com outros boletins de registo de acidentes europeus e americanos, bem como a análise dos dados de sinistralidade portugueses relativos a estas zonas para o período compreendido entre 2010 e 2012. Os resultados principais da análise apontam para a dificuldade de obter dados fiáveis sobre os acidentes nas zonas em obras, uma vez que o seu registo em Portugal é efetuado em conjunto com os acidentes devidos à presença de obstáculos no pavimento, e devido à existência de uma percentagem significativa de boletins sem preenchimento adequado. De entre os fatores identificados que levam à ocorrência deste tipo de acidentes, destacam-se: o desrespeito pela sinalização vertical, o excesso de velocidade e a não utilização de material refletor por parte dos trabalhadores presentes nas zonas em obra.
- Reconstructing triangulated surfaces from unorganized points through local skeletal starsPublication . Pereira, Tiago Branco; Gomes, Abel João PadrãoSurface reconstruction from unorganized points arises in a variety of practical situations such as range scanning an object from multiple view points, recovery of biological shapes from twodimensional slices, and interactive surface sketching. [...]
- Risk management program implementationPublication . Fonseca, Cláudia Raquel Lopes da; Silva, Jorge Miguel dos ReisThis work arises from the increasing need of systems to manage risks associated with aircraft operations in order to improve the culture of Safety by the Aircraft Operators, particularly in the case of the Department of Engineering and Maintenance of these operators. The motivation for this study began with the partnership with a company dedicated to operate heavy aircraft worldwide. It was studied the case of risk management associated with the Department of Maintenance and Engineering airworthiness and created a program (or more specifically a set of procedures, connected by a database) to assist the members of this department controlling situations that threaten the safety, airworthiness and profitability of their fleet. The analysis of applicable legislation in the case of Maintenance and Engineering Department was made, as well as studied programs for risk management in different contexts. After that, we have outlined the general procedure as well as the various components that complete the analysis and mitigation of adverse events associated with the activities of this department. The implementation of this program was followed for one year in this study being presented here the results obtained from the analysis of the collected information. This work increased the safety culture of this department, as well as assisted in the implementation of mandatory legislation, introduced by the various authorities that regulate the operation of this operator.