Browsing by Issue Date, starting with "2014-6-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no desempenho das unidades hospitalaresPublication . Lino, Vasco Júlio Morão Teixeira; Pinheiro, Paulo GonçalvesTal como em qualquer outro sector de actividade, a adopção de adequadas tecnologias e sistemas de informação, nas instituições de saúde, constitui um factor-chave de sucesso. Com o intuito de desenvolver uma avaliação profunda da gestão de sistemas e tecnologias da informação, em hospitais de vários países, tem vindo a ser desenvolvido um estudo coordenado pelo grupo GESITI/Saúde. Neste trabalho, adoptou-se a metodologia deste grupo, apresentando-se os respectivos resultados, obtidos a partir do estudo realizado a um centro hospitalar e duas unidades locais de saúde, num total de cinco hospitais portugueses. Caracteriza-se, entre outras áreas, a estrutura de gestão, as tecnologias utilizadas e o recurso ao comércio electrónico. A pesquisa consistiu no tratamento dos questionários que foram apresentados a administradores e responsáveis pelos recursos humanos e pelas tecnologias de informação. Neste trabalho apresentam-se os principais resultados, conclusões e sugestões da pesquisa, gerados a partir das análises dos dados recolhidos. Pretende-se, também, neste âmbito, contribuir para uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisão, repercutindo-se em pessoas mais satisfeitas com o atendimento e a gestão hospitalar.
- Análise Integrada dos Sistemas de Informação em SaúdePublication . Varandas, Cristina de Almeida Lourenço; Pinheiro, Paulo GonçalvesAo longo dos anos, o setor da saúde tem sido alvo de vários estudos, que face à complexidade que o envolve, torna-se fértil para a exploração de diversas temáticas. Com esta dissertação pretende fazer-se uma exploração da temática das tecnologias de informação e sistemas de informação em saúde e concretamente a sua relação com a tomada de decisão clinica. A margem de erro das organizações é mínima, no entanto, nas organizações de saúde, este pressuposto assume um papel vital. Desta forma, tem-se como finalidade perceber quais as ferramentas que poderão facilitar o desempenho dos profissionais médicos na ação da tomada de decisão, permitindo uma redução, ao máximo, da incerteza e contribuindo para o sucesso na gestão da organização. Neste sentido, aborda-se a importância da informação e a necessidade da sua partilha e tratamento, que poderá ser promovida pela interoperabilidade dos sistemas de informação para uma tomada de decisão clinica sustentada. O modelo proposto nesta investigação permite perceber que existe uma relação muito significativa entre as tecnologias de informação, sistemas de informação, tratamento e partilha de informação e tomada de decisão clinica. No entanto, esta relação não é aplicada à realidade das organizações de saúde, devido à diversidade de arquiteturas dos sistemas de informação e a incompatibilidade entre elas.
- Avaliação Económica e Financeira de um Serviço de Saúde - O caso do Serviço Domiciliário de Ortopedia do Centro Hospitalar Cova da BeiraPublication . Cruz, Luís Norberto Rocha da; Almeida, Anabela Antunes deOs últimos anos têm trazido inúmeros desafios à saúde em Portugal, ao nível da generalização do acesso das populações a cuidados de saúde de qualidade, na tentativa da diminuição das assimetrias regionais, mas também, e cada vez mais, ao nível da eficiência e do controlo da despesa. Este equilíbrio, associado ao recente agravamento da conjuntura económica e social, exige um esforço adicional para a garantia da eficiência e eficácia do sistema de saúde (Deloitte, 2011). Perante esta realidade, é essencial maximizar os ganhos em saúde obtidos com os recursos disponíveis, e para isto, a tomada de decisão deve apoiar-se em avaliações criteriosas que levem em consideração aspectos clínicos e económicos (Vanni et al., 2009). A avaliação económica na área da saúde apresenta uma multiplicidade de aplicações, que no quadro de escassez dominante obriga à análise sistemática dos vários cursos de acção que identifiquem as alternativas mais eficientes. Tendo em consideração os custos actuais no sector da saúde, Martins (2009) refere existir uma mudança ao nível hospitalar, pois o elevado investimento tecnológico exige que se rentabilize cada dia de internamento. Por conseguinte, os hospitais actualmente assumem-se, como centros especializados de tratamento, onde não há lugar para o completo restabelecimento da pessoa doente. Assim, a assistência domiciliária surge como uma resposta às necessidades de saúde dos indivíduos, que não necessitando de internamento hospitalar, precisam de acompanhamento no domicílio e de uma assistência em cuidados de saúde e apoio social (Augusto, 2002). O objectivo deste estudo passa por realizar uma avaliação económica e financeira de um serviço de saúde, descrever a sua actividade e a tipologia dos seus utentes. Metodologicamente tem um propósito exploratório, segue uma abordagem quantitativa, recorrendo ao estudo de caso: o Serviço Domiciliário de Ortopedia (SDO) do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB). O estudo incidiu sobre o ano de 2013, tendo os dados sido obtidos por análise documental e informação requerida a serviços da instituição hospitalar. Com base nas evidências empíricas, constatou-se que o SDO prestou cuidados a 223 utentes nos concelhos de Belmonte e Covilhã após a alta hospitalar, que esta valência apresenta vantagens em termos financeiros quer para os utentes, quer para o CHCB, e ainda que os índices de satisfação global com o serviço prestado são bastante elevados.