Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no desempenho das unidades hospitalares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3290_6662.pdf1.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tal como em qualquer outro sector de actividade, a adopção de adequadas tecnologias e sistemas de informação, nas instituições de saúde, constitui um factor-chave de sucesso. Com o intuito de desenvolver uma avaliação profunda da gestão de sistemas e tecnologias da informação, em hospitais de vários países, tem vindo a ser desenvolvido um estudo coordenado pelo grupo GESITI/Saúde. Neste trabalho, adoptou-se a metodologia deste grupo, apresentando-se os respectivos resultados, obtidos a partir do estudo realizado a um centro hospitalar e duas unidades locais de saúde, num total de cinco hospitais portugueses. Caracteriza-se, entre outras áreas, a estrutura de gestão, as tecnologias utilizadas e o recurso ao comércio electrónico. A pesquisa consistiu no tratamento dos questionários que foram apresentados a administradores e responsáveis pelos recursos humanos e pelas tecnologias de informação. Neste trabalho apresentam-se os principais resultados, conclusões e sugestões da pesquisa, gerados a partir das análises dos dados recolhidos. Pretende-se, também, neste âmbito, contribuir para uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisão, repercutindo-se em pessoas mais satisfeitas com o atendimento e a gestão hospitalar.
Just like any other business activity, the adoption of appropriate technologies and information systems in healthcare institutions, is a key success factor. In order to develop a thorough review of management systems and information technology in hospitals in various countries, a study coordinated by GESITI/Health Group has being undertaken. This study adopted the methodology of that group, presenting the results obtained from the study conducted at an hospital and two “local health units”, in a total of five Portuguese hospitals. It is characterized by, among other areas, the management structure, the technologies used and the use of electronic commerce. Thus the research consisted in treating the questionnaires that were presented to managers and directors of human resources and information technologies departments. This paper presents the main results, conclusions and suggestions of the research generated from the analysis of the data collected. Also, it is intended in this context, to contribute to a significant improvement in the management process and decision taking, reflecting in more satisfied people with the health care and hospital management.

Description

Keywords

Hospitais Sistemas de Informação Tecnologias da Informação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue