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- Imagens da Velhice e do Envelhecimento em Estudantes Universitários de São Vicente – Cabo VerdePublication . Gomes, Sheila Soraya Nascimento; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsA imagem é uma representação complexa e multidimensional dos fenómenos e acontecimentos. As imagens da velhice e do envelhecimento, apresentam diferentes configurações com diferentes valências afectivas. Diferentes investigações indicam que as imagens que prevalecem sobre as pessoas idosas e sobre o envelhecimento são maioritariamente negativas, associadas a factores negativos como doença, solidão e/ou dependência. Este estudo analisou Imagens da velhice e do envelhecimento em jovens universitários de São Vicente – Cabo Verde. Participaram neste estudo 200 estudantes da Uni Mindelo, Lusófona, Piaget e ISCEE, de 10 cursos diferentes, com idades compreendidas entre os 18 e 30anos (M= 22,87; DP= 2,78). Foi utilizado um questionário sócio-demográfico e a Escala ImAges (Sousa, Cerqueira & Galante, 2002). A análise das propriedades da escala ImAges, indicou os seguintes factores: “Tristeza, Doença, Pobreza e Inutilidade ”; “Défice, Dependência e personalidade Difícil”; “Inactividade, Dores, Viver do Passado e Infantilização”, e “Maturidade, Actividade e Afectividade”.Os resultados sugerem a existência de diferenças nas imagens da velhice e do envelhecimento, ao nível de alguns factores, entre os estudantes de diferentes cursos, diferentes anos e entre alunos com e sem conteúdos formativos e estágios com pessoas idosas no âmbito da sua formação académica. Sendo a intervenção com pessoas idosas um possível tema emergente em Cabo Verde, em estudo apela a investigações mais aprofundadas sobre as imagens da velhice em Cabo Verde. Este estudo alerta, ainda, para a reflexão sobre a importância dos conteúdos formativos sobre envelhecimento no ensino superior.
- Modelo modificado de treliça espacial com ângulo variávelPublication . Nobre, Stephanie dos Santos; Bernardo, Luís Filipe AlmeidaNeste presente trabalho analisa-se o comportamento de vigas de betão armado (com secção retangular cheia) sujeitas à torção para baixos níveis de carregamento, designadamente na zona comportamental correspondente à transição entre o estado não fissurado e fissurado. O trabalho realizado tem como objetivo elaborar um estudo comparativo por forma a avaliar, de entre várias propostas de autores, qual a lei constitutiva para o betão à tração que permite calcular a melhor previsão para o momento torsor de fissuração e respetiva rotação. Para tal, é utilizada a Generalização do Modelo de Treliça Espacial com Ângulo Variável (GSVATM) na forma de um aplicativo computacional (Torque 2.0) que permite, de uma forma automática, o cálculo do comportamento teórico global em vigas de betão armado sujeitas à torção, designadamente através do traçado da curva de comportamento . Para realizar o estudo comparativo, as várias leis constitutivas para o betão à tração utilizadas foram implementadas no referido aplicativo computacional através da linguagem de programação DELPHI. Para realizar o estudo comparativo, foram selecionados os resultados experimentais de numerosas vigas de referência encontradas na literatura. A partir desta análise, foi possível encontrar uma lei constitutiva para o betão à tração, designadamente a lei proposta por Berlarbi e Hsu em 1994, que permite, através do GSVATM, prever adequadamente o momento torsor de fissuração e a respetiva rotação. Com vista a melhorar a previsão do comportamento de vigas de betão armado sujeitas à torção na fase inicial pós-fissuração, foi ainda apresentada uma base de trabalho futuro. Tal base de trabalho consiste na introdução de uma modificação na lei constitutiva do betão à tração, cuja calibração deverá ser alvo de um trabalho futuro.
- Avaliação em Voo das Características de uma Asa de Envergadura VariávelPublication . Sousa, Joaquim Vasconcelos Reinolds de; Gamboa, Pedro VieiraO presente documento descreve o trabalho desenvolvido relativo à instrumentação e ensaios de voo de avaliação do desempenho aerodinâmico do veículo aéreo não tripulado (Unmanned Aerial Vehicle – UAV) desenvolvido no Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) da Universidade da Beira Interior. Este UAV, denominado Olharapo, possui duas configurações diferentes: a primeira com uma asa convencional fixa instalada e outra com uma asa morphing de envergadura variável (VSW). Diversos sistemas de voo, tais como um sistema First Person View (FPV), um sistema de rádio controlo de longo alcance e um piloto automático, foram incorporados de forma a adquirir toda a informação essencial para a determinação da eficiência aerodinâmica de ambas as asas e para permitir o controlo e comunicações em tempo real. Para validar de forma segura a integração de todos estes sistemas, foi utilizado um aeromodelo denominado Skywalker. Após diversos testes de voo com este aeromodelo, verificou-se que todos os sistemas funcionaram da forma pretendida, permitindo assim a sua instalação no UAV Olharapo. Foram realizados diversos voos direcionados para a determinação do desempenho aerodinâmico, onde se obteve uma curva de eficiência aerodinâmica bem definida para o UAV com a asa convencional instalada. A razão de planeio máxima atingida com esta asa foi de 10 para uma velocidade correspondente de 15.4 m/s e coeficiente de sustentação (CL) de 0.71. Em relação à VSW, três configurações distintas de envergadura foram ensaiadas, sendo uma configuração de envergadura máxima de 2.5m, uma configuração intermédia de 2m e uma configuração de envergadura mínima de 1.5m. Apesar de não existir ainda informação suficiente que caracterize a curva de eficiência da VSW, duas principais zonas de pontos de eficiência foram observadas. Para a configuração de envergadura máxima, obteve-se uma razão de planeio de 8.5 a uma velocidade correspondente de 15 m/s e CL de 0.67. Em relação à configuração de envergadura intermédia, foi possível constatar que para baixos coeficientes de sustentação, a razão de planeio tendia para os mesmos valores obtidos para o UAV com a asa convencional instalada. Tal facto pode levar à conclusão que a determinado momento, a eficiência aerodinâmica da VSW possa ultrapassar a da asa convencional. De forma a caracterizar na sua plenitude a eficiência aerodinâmica do UAV com a VSW instalada, deverão ser realizados um maior número de ensaios de voo, particularmente com baixos coeficientes de sustentação.
- Supervisão pedagógica: dos modelos teóricos à realização empírica estudo realizado com professores CaboverdianosPublication . Évora, Hirondina da Conceição Pinto; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaEste estudo tem como objetivo analisar e descrever atuações de supervisores/orientadores de estágio no exercício das suas funções em interação com estagiários de um curso de história numa escola secundária do Mindelo e verificar até que ponto as práticas de supervisão são teoricamente fundamentadas. Participaram neste estudo dois supervisores pedagógicos, dois orientadores de estágio e vinte e sete estagiários de um curso de história. Com recurso a uma metodologia de estudo de caso, analisámos os procedimentos de orientadores de estágio, nas suas atuações. De acordo com a sugestão de Bogdan e Biklen (1994), elaborámos ainda um relatório dos dados recolhidos. Para consecução do objetivo referido fez-se a caracterização do modelo de supervisão através da revisão teórica, das entrevistas aos supervisores/orientadores pedagógicos, das observações e procedeu-se à descrição do comportamento observado nos orientandos. Orientamos o estudo segundo uma abordagem qualitativa tendo-se feito entretanto uma combinação com alguma metodologia quantitativa. Foram realizadas observações, e procedeu-se à análise de conteúdo dos diferentes protocolos das observações, com recurso à construção de quadros de categorias. Aos dados quantitativos foi dado um tratamento estatístico. Como principais resultados, verificamos que houve até certo ponto uma reflexão conjunta entre o supervisor/orientador e o professor estagiário nas formas de conceber, organizar e gerir o processo de supervisão. Procedemos por fim a uma reflexão interpretativa dos resultados á luz do enquadramento teórico. Os dados obtidos permitem-nos apontar como principais conclusões, que no exercício das suas funções, de entre outras, o orientador pedagógico planifica, informa, ajuda, controla, promove a reflexão crítica, negocia formas de atuação e avalia. Entretanto nem todas estas funções foram desempenhadas de forma plena no decurso da orientação do estágio, devido, principalmente a falta de conhecimento no que tange as teorias de supervisão pedagógica.
- Influência dos fitoestrogénios na proliferação de linhagens celulares de cancro da mama hormono-dependentePublication . Martins, Susana Paula Cardoso; Granadeiro, Luiza Augusta Tereza Gil BreitenfeldEsta dissertação encontra-se dividida em dois capítulos: Investigação e Estágio em farmácia comunitária. O primeiro capítulo consiste numa monografia que aborda a influência dos fitoestrogénios na proliferação de linhagens celulares de cancro da mama hormono-dependente. Os fitoestrogénios encontram-se numa grande quantidade de alimentos e têm uma estrutura química semelhante ao 17ß-estradiol dos mamíferos. Por esse motivo têm despertado grande interesse como uma provável alternativa à Terapia Hormonal de Substituição (THS) usada pelas mulheres na menopausa. Tendo em conta que vários trabalhos indicam que a THS clássica pode ter como efeito indesejado um aumento do risco de desenvolvimento de cancro da mama, os fitoestrogénios apresentam-se como um possível caminho a seguir. Este estudo tem como objetivo analisar os trabalhos publicados neste âmbito no sentido de avaliar se a proliferação celular que se verifica com a THS está também presente quando são usados os fitoestrogénios. Concluiu-se que, dependendo das concentrações de fitoestrogénios e da presença ou ausência de recetores de estrogénio nas células utilizadas, os fitoestrogénios podem exercer um efeito de estimulação ou de inibição da proliferação celular de células de cancro da mama. Para se tirar o máximo benefício dos fitoestrogénios têm que ser conhecidas as concentrações exatas às quais estes não provocam a estimulação da proliferação celular. Para que tal aconteça é necessário que se continue a aprofundar o estudo nesta área de forma consistente. O segundo capítulo tem como objetivo descrever todas as atividades desenvolvidas ao longo das 800 horas de estágio na Farmácia Fernandes Machado, bem como todos os procedimentos necessários ao funcionamento da farmácia comunitária.
- Deep learning model combination and regularization using convolutional neural networksPublication . Frazão, Xavier Marques; Alexandre, Luís Filipe Barbosa de AlmeidaConvolutional neural networks (CNNs) were inspired by biology. They are hierarchical neural networks whose convolutional layers alternate with subsampling layers, reminiscent of simple and complex cells in the primary visual cortex [Fuk86a]. In the last years, CNNs have emerged as a powerful machine learning model and achieved the best results in many object recognition benchmarks [ZF13, HSK+12, LCY14, CMMS12]. In this dissertation, we introduce two new proposals for convolutional neural networks. The first, is a method to combine the output probabilities of CNNs which we call Weighted Convolutional Neural Network Ensemble. Each network has an associated weight that makes networks with better performance have a greater influence at the time to classify a pattern when compared to networks that performed worse. This new approach produces better results than the common method that combines the networks doing just the average of the output probabilities to make the predictions. The second, which we call DropAll, is a generalization of two well-known methods for regularization of fully-connected layers within convolutional neural networks, DropOut [HSK+12] and DropConnect [WZZ+13]. Applying these methods amounts to sub-sampling a neural network by dropping units. When training with DropOut, a randomly selected subset of the output layer’s activations are dropped, when training with DropConnect we drop a randomly subsets of weights. With DropAll we can perform both methods simultaneously. We show the validity of our proposals by improving the classification error on a common image classification benchmark.
- Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São VicentePublication . Almeida, Luciano José Silva; Simões, Maria de Fátima de JesusEste trabalho tem como objectivo de descrever e analisar a passagem de três alunos com surdez pré-linguística pelo Ensino Básico em São Vicente, Pólo nº 18, escola de Fonte Inês. A ausência de uma língua gestual cabo-verdiana estruturada, professores que na sua formação inicial não contempla a valência “crianças com Necessidades Educativas Especiais”, nesse caso a surdez, a escola sem condições estruturais e pedagógicos adequados a esses alunos, constituem sem dúvida factores oponentes para o seu desenvolvimento sócio-escolar. É um estudo qualitativo, longitudinal, onde foram efectuadas entrevistas semidirectivas a professores e elementos da equipa da Sala de Recursos de São Vicente. Dos resultados obtidos percebeu-se a existência de quatro elementos de análise. Perante este cenário conclui-se que a passagem do aluno com surdez pelo ensino básico, limita-se ao cumprimento de mais uma etapa da sua vida enquanto criança em idade escolar, visto que não adquire nenhuma ou quase nenhuma competência, que lhe permite avançar em termos académicos.
- Parceria Escola-FamíliaPublication . Rocha, Ildo José; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesO presente estudo tem por objectivo analisar o envolvimento parental na Escola S.J.B. tal como ele é percepcionado por professores e pais. Com base na tipologia de Epstein (1992, 1993), procuramos resposta à pergunta de partida «como pode ser potenciado o envolvimento parental na Escola Secundária Jorge Barbosa?» com propósito de conhecer (1) a realidade do envolvimento parental na escola tal como ele é percep-cionado por professores e por pais, (2) os factores que afectam a participação dos pais na vida escolar e (3) a forma como o envolvimento parental está associado ao ajustamento emocional e académico. Adoptamos o estudo de caso, tendo em conta que este corresponde, segundo Yin (1994), a uma investigação empírica que investiga o fenómeno contemporâneo dentro do contex-to da vida real. Os resultados obtidos confirmam as conclusões de Swap (1990) e de Diogo (1998) em que des-tacam a tradicional separação entre a escola e família, a tradicional culpabilização entre a família e a escola, a persistência das estruturas organizativas dos estabelecimentos de ensino e os facto-res socioeconómicos como obstáculos no envolvimento parental.
- Aplicação de produtos derivados do Arando Vermelho no tratamento e prevenção de Infeções UrináriasPublication . Grilo, Sónia Carvalho; Granadeiro, Luiza Augusta Tereza Gil BreitenfeldEste relatório surge no âmbito do Plano Curricular do 5º ano do Mestrado Integrado em Ciência Farmacêuticas, da Universidade da Beira Interior e encontra-se organizado em três partes distintas: a primeira referente ao estágio em Farmácia Hospitalar, a segunda referente ao estágio em Farmácia Comunitária, e por fim a terceira referente à componente de investigação. A realização do estágio foi sem dúvida um meio privilegiado na minha formação, permitindo-me aplicar os conceitos adquiridos ao longo do curso num contexto prático, bem como desenvolver bases técnicas, clínicas e deontológicas fundamentais ao exercício da profissão farmacêutica. No primeiro capítulo encontra-se descrito o estágio em Farmácia Hospitalar, realizado nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Cova da Beira, entre 15 de Julho e 6 de Setembro de 2013. Sob orientação da Prof.ª Olímpia Fonseca e toda a sua equipa tive a oportunidade de integrar esta equipa de trabalho experiente e desenvolver todas as atividades da responsabilidade do farmacêutico neste serviço. Este relatório tem o propósito de descrever todas as atividades que acompanhei e realizei e as competências técnicas que adquiri. No segundo capítulo encontra-se relatado o estágio em Farmácia Comunitária, que decorreu na Farmácia Parente, na Covilhã, entre 23 de Setembro e 16 de Dezembro de 2013. Sob a orientação da Dr.ª Júlia Patrício e de todos os seus colaboradores participei nas diversas atividades que caraterizam a profissão farmacêutica neste âmbito. Este relatório pretende descrever o funcionamento de uma farmácia comunitária e as múltiplas tarefas e responsabilidades que realizei ou tomei conhecimento, confiadas ao farmacêutico neste contexto profissional. O terceiro capítulo intitulado “Aplicação de produtos derivados do Arando Vermelho na prevenção e tratamento de Infeções Urinárias” representa a componente de investigação desenvolvida. Este projeto baseou-se numa revisão literária com o objetivo de perceber a eficácia das bagas do Arando na prevenção de infeções do trato urinário. A utilização destas bagas na medicina popular remonta a tempos antigos, sendo consideradas pelos índios norte-americanos como o alimento-medicamento que curava tudo. Rico numa substância específica, as proantocianidinas do tipo A, o Arando parece prevenir e tratar infeções urinárias, principalmente as causadas pela bactéria Eschericia coli, ao impedir fixação destas ao tecido uroepitelial. Outras substâncias ajudam igualmente no tratamento dos sintomas característicos das infeções urinárias. Com base em todas as pesquisas podemos concluir que o consumo de Arando ou dos seus derivados apresentam-se como vantajosos na prevenção e tratamento de infeções urinárias recorrentes, sendo esta uma boa alternativa ao consumo de antibióticos.