Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação in vitro da recuperação de lactobacilos, a partir de probióticos de aplicação vaginal, disponíveis no mercado nacional e internacionalPublication . Sousa, Diana Filipa Neves de; Oliveira, Ana Cristina Palmeira de; Oliveira, José António Martinez Souto de; Gaspar, CarlosA evidência científica quanto à eficácia, efectividade e segurança dos probióticos, assim como movimentos de valorização destes produtos, têm contribuído cada vez mais para a evidenciação do valor terapêutico dos mesmos. A prescrição clínica de probióticos deve ser feita tendo em consideração a evidência científica, clínica e/ou laboratorial, que garanta ao médico dados sobre o benefício que estes produtos trazem para os seus doentes. Este estudo teve como objectivos avaliar a recuperação in vitro de lactobacilos vivos a partir de produtos probióticos de aplicação vaginal, ao longo de 48 horas, em dois tipos de soluções simulantes de fluido vaginal, e comparar os resultados com a alegada recuperação patente no produto. Utilizaram-se 6 formulações probióticas neste estudo (Baciginal Activ®, Baciginal Is®, Gynoflor®, Gynophilus®, Isadin barcilus®, Pregyn-S®). Estas foram dispersas em MRS (controlo) e em dois simulantes de fluido vaginal. A contagem de células vivas de lactobacilos ao longo do tempo foi realizada no meio de cultura MRS aditivado de agar. As experiências foram repetidas para cada produto em dois ensaios independentes estando os resultados apresentados, após cálculo de média e desvio padrão de UFC/forma farmacêutica, em logaritmo. A recuperação obtida em MRS, meio ideal de crescimento dos Lactobacilos, é na maioria dos casos superior à obtida nos meios simulantes utilizados. Todos os produtos estudados tiveram recuperações superiores às alegadas na embalagem. Ao T0h os dois simulantes de fluido vaginal parecem apresentar recuperações de lactobacilos vivos próximas, no entanto, ao longo das 48 horas a diminuição logarítmica é menor no SFVM que no SFV para a maioria dos probióticos. Todos os produtos estudados cumprem com a alegação de células vivas descrita na embalagem. O SFVM parece apresentar-se como uma solução mais próxima do fluido vaginal humano quando se pondera recuperações de lactobacilos ao longo do tempo e, por conseguinte, o seu efeito mimetizador poderá ser considerado mais real do que o do SFV. Cada produto probiótico tem uma individualidade única não extrapolável para outro semelhante, e por isso são necessários estudos individualizados, em condições que mimetizem, como este estudo, as condições de aplicação in vivo de modo a comprovarem e afirmarem a sua eficácia clínica, e promoverem a sua utilização pela comunidade médica.
- Screening da atividade antimicrobiana de extratos de plantasPublication . Botelho, Marisa Sofia Leandro; Gaspar, Carlos; Oliveira, Ana Cristina Palmeira deO presente relatório para a obtenção do grau de mestre é composto por três capítulos, sendo o Capítulo I referente à experiência profissionalizante na vertente de investigação, o Capítulo II referente à vertente de farmácia comunitária e o Capítulo III referente à vertente de farmácia hospitalar. O Capítulo I descreve o trabalho de investigação desenvolvido no Centro de Investigação em Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior. O principal objetivo do trabalho de investigação foi determinar a atividade antimicrobiana de extratos de plantas contra diversos microrganismos, abrangendo bactérias Gram-positivas, bactérias Gram-negativas e leveduras. Mais especificamente, quatro extratos vegetais, designadamente o extrato hidroalcóolico de Echinacea purpúrea, os extratos de acetona, o metanólico e o metanólico a 70% de Helychrisum italicum; e cinco óleos essenciais, nomeadamente de Foeniculum vulgare, de Margotia gumífera, de Mentha Cervina, de Origanum majorana e de Ridolfia segetum; foram testados contra 5 estirpes de bactérias Gram-positivas, contra 9 estirpes de bactérias Gram-negativas e contra 14 estirpes de leveduras. Os resultados sugerem que o óleo essencial de Ridolfia segetum (CMI=2.5-0.31µL/mL) e Mentha cervina (CMI=2.5-0.16µL/mL) apresentam boa atividade antimicrobiana contra bactérias e leveduras. Por sua vez, o óleo essencial de Foeniculum vulgare demostra uma interessante atividade anti-Candida (CMI=0.63-2.5µL/mL). Os restantes extratos de plantas testados apresentaram uma reduzida ou ausente atividade antimicrobiana. O Capitulo II relata o estágio em Farmácia Comunitária decorrido entre 26 de janeiro e 17 de abril de 2015, na Farmácia Perdigão (Caldas da Rainha), sob a orientação Dr.ª Maria José Perdigão. Pretende-se como este capítulo referir as principais atividades desenvolvidas durante o período de estágio, desde o circuito do medicamento à dispensa de medicamentos e outros produtos de saúde, passando pela gestão da farmácia e o aconselhamento farmacêutico. O Capitulo III relata o estágio em Farmácia Hospitalar decorrido entre 20 de abril e 12 de junho de 2015, no Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco) sob a orientação da Dr.ª Sandra Queimado. Pretende-se como este capítulo referir as principais atividades desenvolvidas durante o período de estágio, desde as funções administrativas às funções clínicas que o farmacêutico desempenha a nível hospitalar.
- Efeito da associação de tripsina e clotrimazol em biofilmes preformados de Candida albicansPublication . Baptista, Jessica Lopes; Machado, Rita; Oliveira, Ana Cristina Palmeira deEste relatório de estágio encontra-se dividido em dois capítulos: um relativo à componente de investigação laboratorial e outro relativo ao estágio curricular em farmácia comunitária. As infeções provocadas por Candida, designadas por candidoses, são muito prevalentes, afetando cerca de 75% das mulheres durante a idade fértil. Uma das estirpes mais associada a este tipo de infeção é Candida albicans, possuindo muitos fatores de virulência entre os quais a possibilidade de formar biofilmes. Os biofilmes são estruturas multicelulares envolvidas em substâncias poliméricas extracelulares, produzidas pelas próprias células, formando uma matriz. Os biofilmes, por constituírem uma barreira à penetração dos compostos antifúngicos, protegem as leveduras que se encontram inseridas nesta matriz, contribuindo para a virulência de Candida. Desta forma, torna-se essencial descobrir novas terapêuticas eficazes contra este fator de virulência. Este trabalho surge assim como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma terapia sinérgica entre o clotrimazol e a tripsina, de forma a possibilitar a destruição de biofilmes. Neste projeto utilizou-se um modelo ex vivo suíno para testar diferentes concentrações de tripsina, clotrimazol e da associação de ambos, em biofilmes preformados de Candida albicans. Procedeu-se também à determinação da atividade enzimática da tripsina sobre a caseína, assim como se testou a viabilidade das células expostas a tripsina e clotrimazol, recorrendo à redução do MTT. O estágio curricular em farmácia comunitária, realizado na farmácia de Bodiosa, em Viseu, decorreu entre 26 de janeiro e 13 de junho, e permitiu-me integrar uma equipa de trabalho focada no utente e no seu acompanhamento. O capítulo II descreve o funcionamento de uma farmácia comunitária e todas as atividades que realizei na mesma: geração e receção de encomendas, armazenamento, atendimento ao público, medição de parâmetros fisiológicos, entre outros.
- Estudo experimental do desempenho térmico de frigoríficos domésticos na comunidade estudantil da Universidade da Beira InteriorPublication . Galvão, Diogo Alexandre Sobreiro; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraOs elevados níveis de desperdício alimentar motivaram o Parlamento Europeu a considerar o ano de 2014 como o ano Europeu contra o desperdício alimentar. A maior parcela do desperdício alimentar encontra-se a nível doméstico, sendo que mais de 50% desse valor podia ser evitado. Apesar dos frigoríficos serem um eletrodoméstico de baixo risco para a saúde pública, é nestes que ocorre grande parte do desperdício alimentar existente a nível doméstico. Os fatores que conduzem a este desperdício podem decorrer do desempenho térmico do equipamento em questão, da má gestão dos alimentos nele conservados ou até à própria utilização indevida do equipamento. A presente dissertação descreve a avaliação do desempenho térmico dos frigoríficos usados pela comunidade estudantil da Universidade da Beira Interior (Covilhã). Os resultados experimentais são analisados e comparados com os resultados de inquéritos aplicados aos utilizadores de uma amostra de 51 equipamentos. Os equipamentos da amostra possuem em média uma potência elétrica de 126 W. No que respeita à volumetria do frigorífico, o valor médio da amostra é de 205 litros (0,205 m3). O cruzamento destes dados permite relacionar o comportamento dos estudantes com o desperdício alimentar, sendo que o desempenho térmico geral dos equipamentos não é o mais adequado, pois a temperatura de conservação média é de 5.53ºC, valor superior ao limite de referência para garantia da adequada segurança alimentar, podendo incorrer em riscos para a saúde pública. Este valor resulta em grande medida aos comportamentos indevidos por parte dos estudantes, nomeadamente ao número elevado de vezes que se abre a porta do frigorífico sem necessidade, causando desta forma um aumento da carga térmica no interior do frigorífico. Os resultados desta dissertação, para além de providenciarem resultados sobre o desempenho térmico de frigoríficos numa comunidade não estudada até ao momento, pretendem contribuir como uma chamada de atenção a boas práticas que permitam reduzir o desperdício alimentar e simultaneamente assegurar a segurança alimentar dos produtos perecíveis conservados nos frigoríficos domésticos.