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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Costa, Rodrigo Gonçalves; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoCapítulo 1 Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, que se realiza durante o 2º ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, referente ao ano letivo de 2014/2015. O estágio pedagógico marca o início de uma carreira no ensino da Educação Física, marcando também o fim do ciclo de estudos iniciado à cerca de 18 anos atrás. Esta é, a última etapa da preparação enquanto aluno, antes do início do desempenho da profissão de professor. O presente estágio foi realizado na Escola Básica com 2 e 3º CEB de São Miguel, na cidade da Guarda, tendo como orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. Toda a metodologia apresentada neste capítulo passa pela caracterização da escola, leccionação, amostra, planeamento, recursos humanos, recursos materiais, actividades letivas e não letivas realizadas na escola. Com a realização deste estágio, espero vir a conseguir potencializar todas as minhas capacidades, aprendendo o máximo possível com esta experiência de maneira a conseguir alcançar os meus objetivos. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.
- A Importância do Cash Flow para o Crescimento das PME PortuguesasPublication . Pereira, Patrícia Maria Cheixo; Teixeira, Zélia Maria da Silva SerrasqueiroA temática sobre o crescimento das empresas tem sido uma área bastante abordada por vários investigadores. A literatura sugere que as PME passam por diferentes estádios de crescimento/desenvolvimento, e enfrentam restrições de financiamento, ao longo dos vários estádios. As restrições de financiamento resultam, principalmente, da existência de problemas de assimetria de informação entre as PME e os investidores. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do financiamento interno, medido pelo Cash Flow para o crescimento das PME. Para além deste objetivo principal, procurou-se analisar os relacionamentos entre o financiamento externo, dimensão, idade, a crise financeira e o crescimento das PME. Por forma a obter-se resposta a estes objetivos, foi utilizada como metodologia de investigação um modelo de dados em painel, tendo-se recorrido ao estimador dinâmico GMM System (1998). Para este estudo foram selecionadas 3.011 PME Portuguesas, para um período de análise entre 2003 a 2012. Para analisarmos os determinantes do crescimento das PME utilizámos como variáveis explicativas o Cash Flow, o financiamento externo, os colaterais, a crise financeira, a idade e a dimensão. Os resultados obtidos mostram que o Cash Flow é particularmente importante em contexto das PME, pois estas empresas podem gerir os seus recursos financeiros de forma eficiente, adaptando-se mais facilmente às rápidas mudanças que podem ocorrer nos mercados de atuação. Estas necessitam de financiamento externo para suportar o crescimento dos seus ativos. Porém o crescimento das PME é mais limitado em termos de Cash Flow disponível, o que sinaliza maiores restrições de financiamento para este tipo de empresas. Uma vez que o acesso das PME a mercado de capitais é limitado, as empresas com grandes níveis de Cash Flow crescem mais rapidamente, na falta deste, a dívida torna-se a forma mais recorrente do financiamento. Apesar de este tipo de empresas serem dependentes do financiamento interno, as empresas parecem não ter níveis elevados de rendibilidade, considerando a média do Cash Flow para o período em análise, por isso as PME Portuguesas são obrigadas a recorrerem a capital alheio para, assim, financiarem o seu crescimento. De fato, verifica-se uma relação positiva, e estatisticamente significativa entre a variável endividamento e o crescimento.
- Violência Doméstica e Meios de Controlo à DistânciaPublication . Lopes, Nuno Rafael da Costa; Oliveira, Catarina Sales Barbas deA violência doméstica (VD) é um fenómeno multifacetado que atinge todas as faixas etárias e todos os status sociais. A visibilidade social deste fenómeno em Portugal aumentou nos últimos anos, fruto do seu reconhecimento como crime público em 2011 e também da luta de muitas mulheres, individualmente e agrupadas em associações e instituições. Também ao nível das políticas públicas tem havido um aumento é o exemplo da utilização de meios de vigilância eletrónica para monitorizar a proibição de contactos e o afastamento de vítimas e agressores. Implementada em 2009 apenas no ano de 2011 foi alargada a todo o território nacional. Esta dissertação analisa a consolidação da implementação desta medida pela equipa de vigilância eletrónica da Guarda. Analisam-se 25 casos concretos de situações de violência doméstica acompanhados e fiscalizados com meios de controlo à distância. Serão objeto de reflexão as perceções das vítimas, agressores e equipa técnica em relação à eficácia deste tipo de procedimento. Utilizou-se uma metodologia de base qualitativa acionando três técnicas de recolha de dados - entrevistas semiestruturadas a vítimas, agressores, técnicos e técnicas, à análise documental dos processos e ainda a observação das visitas - com recurso à triangulação de dados. Os resultados permitem afirmar que os intervenientes tendem apresentar conformidade e aceitação da medida porém manifestam alguma resistência passiva mediante a incorreta utilização dos equipamentos conectada com a ambivalência do próprio fenómeno de VD. A vigilância é consensualmente percecionada como algo de positivo sendo inclusive conjeturado o seu alargamento como uma forma de contornar as resistências remanescentes.
- A Influência do Desporto Escolar na Prestação de Jovens FutebolistasPublication . Albano, José Fernando das Neves; Vicente, António Manuel NevesA presente investigação tem como temática de estudo A influência do Desporto Escolar na prestação dos jovens futebolistas, cuja escolha se baseou na possibilidade de verificar a eventual influência da participação do Desporto Escolar na prestação desportiva federada, especificamente no Futebol. Pretendeu-se melhor compreender a importância efetiva do Desporto Escolar no desenvolvimento global de jovens mas também como fator de possível influência na prestação de futuros futebolistas federados. Para concretizar a investigação, foi utilizada uma metodologia quantitativa, alicerçada num estudo descritivo, analítico e transversal, cujo método de recolha de dados se baseou na aplicação de quatro testes adaptados a uma amostra de 40 jogadores de três escalões (infantis, iniciados e juvenis) e cujas hipóteses testadas foram: Hipótese 1 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Passe as cores (Borussia)”?; Hipótese 2 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Condução em velocidade (Messi)”?; Hipótese 3 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Oito finalizações”?; Hipótese 4 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Passe ao neutro (apresentar-se)”?. As conclusões indicam que a amostra é bastante homogénea nos resultados dos quatro testes, com resultados diversificados, mas que vão de encontro às faixas etárias em que se encontram e que traduzem que quanto maior é a idade, o ritmo do treino e a vontade de melhorar, maior é o nível de qualidade do desempenho. Relativamente às hipóteses definidas, apenas foi validada na íntegra a hipótese 2, onde se verificou que o fator velocidade e agilidade são caraterísticas essenciais que têm que ser trabalhadas, melhoradas e constantemente preparadas para a concretização dos objetivos de jogo. De realçar que os resultados apontam para falta de relação significativa entre a frequência do Desporto Escolar e o desempenho apresentado. Importará assim, continuar a desenvolver trabalhos que permitam melhor compreender e reforçar o papel do Desporto Escolar e seu contributo para a formação desportiva e participação federadas dos jovens em idade escolar.
- Estudo Comparativo da Motivação para a Prática da Educação Física em alunos do 4º e 6º Anos do Ensino BásicoPublication . Costa, Nuno Miguel Maçãs; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente estudo tem por objetivo apurar os motivos mais e menos importantes para a prática da Educação Física. Com os resultados apurados, realizou-se uma comparação entre os alunos do 4º e 6º ano do ensino básico, entre os géneros e entre as respostas dos alunos com as respostas que os professores julgam que estes deram. A amostra foi constituída por alunos de ambos os géneros, perfazendo um total de 100 crianças, sendo 50 de cada nível escolar. Foi também constituída uma amostra de 10 professores de Educação Física. Toda a amostra foi recolhida no Agrupamento de Escolas do Bonfim- Portalegre. No que concerne ao instrumento utilizado no estudo, foi Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD), versão traduzida por Serpa e Frias (1990), do Participation Motivation Questionnaire (PMQ) de Gill, Gross, e Huddleston (1983). Os resultados na análise descritiva revelaram que os motivos mais importantes para prática da Educação Física, eram “trabalhar em equipa”, “estar em boa condição física”, “fazer exercício”, “espirito de equipa” e “prazer e divertimento”. Em sentido oposto, os motivos menos relevantes, foram, “ganhar”, “ser conhecido”, “receber prémios”, “ter a sensação de ser importante” e “viajar”. Realizadas as análises comparativas, com base nas duas variáveis já descritas, verificou- se diferenças estatisticamente significativas em todas elas. No entanto, quando comparados pelo género, estas foram diminutas, apresentando-se apenas em 2 motivos. Por ultimo, no que concerne à comparação dos fatores, detetámos que em todos os resultados a “forma física” foi o mais importante., ao passo que o menos importante foi considerado o fator “estatuto”, apenas os professores elegeram as “emoções”.
- Estudo dos níveis de aptidão física, perímetro da cintura e obesidade em crianças do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Carramana, Ana Isabel dos Santos; Martins, Júlio Manuel CardosoA obesidade é uma das grandes epidemias do século XXI, atualmente afeta indivíduos de todo o mundo, de todas as faixas etárias e de todos os estratos sociais. Essa ascensão desmedida prende-se com diversificados fatores, como a evolução tecnológica, a própria genética, fatores ambientais, a alimentação, a falta de prática de atividade física, que por sua vez leva ao comportamento sedentário. O objetivo principal desta dissertação passa por explorar e compreender os níveis de aptidão física, perímetro da cintura e a obesidade em crianças da Covilhã, integrantes no Projeto Pró-Lúdico e de que forma estes fatores se relacionam entre si. Esta investigação incide sobre um grupo de 38 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, com uma média aproximada de 6.97, das quais 20 pertencem ao género feminino e 18 pertencem ao género masculino. Para o critério de obesidade e excesso de peso foi usada a distribuição de Índice de Massa Corporal (IMC) e para o estudo da aptidão física foi utilizado do teste “Fitnessgram”. As principais conclusões deste estudo sugerem que os níveis de sobrepeso não são muito evidentes nesta amostra, que a população estudada tem praticamente os mesmos níveis de massa corporal e estatura e que as variáveis de aptidão física praticamente não têm correlações significativas fortes entre elas.
- A importância da dimensão para o endividamento das PME’s PortuguesasPublication . Valongo, Catarina Isabel Fernandes; Teixeira, Zélia Maria da Silva SerrasqueiroO presente estudo tem como principal objetivo analisar as decisões da estrutura de capital das micro, pequenas e médias empresas portuguesas, bem como comparar as decisões de estrutura de capital das micro e pequenas empresas Portuguesas com as decisões de estrutura de capital das médias empresas Portuguesas. Para tal foi utilizada uma metodologia de modelos de regressão linear múltipla, com base numa amostra de 1267 empresas de micro e pequena dimensão e 812 empresas de média dimensão, para um período de análise de 2007 a 2011. Para analisar os fatores das decisões da estrutura de capital foram consideradas como variáveis dependentes o nível de endividamento de curto prazo e o nível de endividamento de médio e longo prazo. Como variáveis independentes consideraram-se os seguintes determinantes da estrutura de capital: idade, dimensão, rentabilidade, tangibilidade dos ativos, oportunidades de crescimento, risco, benefícios fiscais para além da dívida e liquidez. Os resultados obtidos indicam que as decisões da estrutura de capital das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) Portuguesas seguem os princípios da teoria da Pecking Order. Os resultados sugerem ainda que para as médias empresas todas as variáveis, à exceção da dimensão e da tangibilidade dos ativos, são determinantes do endividamento de curto prazo. Relativamente ao endividamento de médio e longo prazo, apenas a liquidez, oportunidades de crescimento e a rentabilidade são consideradas como fatores determinantes. Para as micro e pequenas empresas, os resultados obtidos sugerem que todas as variáveis, à exceção da dimensão, risco e tangibilidade dos ativos, são determinantes do endividamento de curto prazo. Relativamente ao endividamento de médio e longo prazo para as micro e pequenas empresas, apenas a liquidez, as oportunidades de crescimento e a rentabilidade são consideradas como fatores determinantes.