Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Influência do Desporto Escolar na Prestação de Jovens Futebolistas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4572_8769.pdf876.18 KBAdobe PDF Download
4572_9331.pdf1.18 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação tem como temática de estudo A influência do Desporto Escolar na prestação dos jovens futebolistas, cuja escolha se baseou na possibilidade de verificar a eventual influência da participação do Desporto Escolar na prestação desportiva federada, especificamente no Futebol. Pretendeu-se melhor compreender a importância efetiva do Desporto Escolar no desenvolvimento global de jovens mas também como fator de possível influência na prestação de futuros futebolistas federados. Para concretizar a investigação, foi utilizada uma metodologia quantitativa, alicerçada num estudo descritivo, analítico e transversal, cujo método de recolha de dados se baseou na aplicação de quatro testes adaptados a uma amostra de 40 jogadores de três escalões (infantis, iniciados e juvenis) e cujas hipóteses testadas foram: Hipótese 1 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Passe as cores (Borussia)”?; Hipótese 2 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Condução em velocidade (Messi)”?; Hipótese 3 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Oito finalizações”?; Hipótese 4 - Existem diferenças de resultados entre os alunos/futebolistas que frequentam e os que não frequentam o Desporto Escolar no teste “Passe ao neutro (apresentar-se)”?. As conclusões indicam que a amostra é bastante homogénea nos resultados dos quatro testes, com resultados diversificados, mas que vão de encontro às faixas etárias em que se encontram e que traduzem que quanto maior é a idade, o ritmo do treino e a vontade de melhorar, maior é o nível de qualidade do desempenho. Relativamente às hipóteses definidas, apenas foi validada na íntegra a hipótese 2, onde se verificou que o fator velocidade e agilidade são caraterísticas essenciais que têm que ser trabalhadas, melhoradas e constantemente preparadas para a concretização dos objetivos de jogo. De realçar que os resultados apontam para falta de relação significativa entre a frequência do Desporto Escolar e o desempenho apresentado. Importará assim, continuar a desenvolver trabalhos que permitam melhor compreender e reforçar o papel do Desporto Escolar e seu contributo para a formação desportiva e participação federadas dos jovens em idade escolar.
This research is to study the subject: The influence of the School Sports in young footballers activities, whose choice was based on the possibility to check the possible influence of the participation of the Sports School in federated sports provision, specifically in football. It was intended to better understand the actual importance of school sports in the overall development of young people but also as a possible influence factor in providing future football federation. Reflecting the research, a quantitative methodology was used, based on a descriptive, analytical and cross-sectional study, whose data collection method was based on the application of four tests adapted to a sample of 40 players three levels (children, beginners and juveniles) and whose hypotheses were tested: Hypothesis 1 - There are differences in achievement between students / players attending and not attending the School Sports in the test "Pass colors (Borussia)" ?; Hypothesis 2 - There are differences in achievement between students / players attending and not attending the School Sports in the test "Driving at speed (Messi)" ?; Hypothesis 3 - There are differences in achievement between students / players attending and not attending the School Sports in the test "Eight submissions" ?; Hypothesis 4 - There are differences in achievement between students / players attending and not attending the School Sports in the test "Pass the neutral (if present)" ?.The findings indicate that the sample is quite homogeneous on the results of the four tests, with varying results, but going against the age where they are and translate that the greater the age, the pace of training and will to improve, the higher the level of quality of performance. With regard to cases defined, it was only fully validated the hypothesis 2, where it was found that the speed factor and speed are key features that have to be worked on, improved and constantly prepared to achieve the set goals. Note that the results point to lack of significant relationship between the frequency of School Sport and the performance shown. It matters to continue developing work that allow better understand and strengthen the role of school sports and their contribution to sports training and federated participation of schoolchildren.

Description

Keywords

Desporto Desporto Escolar Escola Futebol Treino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue