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- Competência dos Estudantes de Medicina em Suporte Básico de Vida - estudo de retenção a médio e a longo prazoPublication . Martinho, Liliana Sofia Rodrigues; Tjeng, Ricardo; Patrão, Luis Manuel Ribau da Costa; Nunes, Célia Maria PintoIntrodução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. A morte súbita é um dos principais problemas de saúde pública. A sobrevivência de muitas destas vítimas depende da reanimação cardiopulmonar e da desfibrilhação precoce. Assim, é importante sensibilizar e educar a população para a necessidade de saber reanimar. Os estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, têm no seu programa curricular a aquisição de competências em Suporte Básico de Vida e utilização do Desfibrilhador Automático Externo. Estudos reportam que há deterioração do grau de retenção destas competências com o decorrer do tempo. Esta dissertação pretende avaliar o grau de retenção da execução destas competências pelos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde. Materiais e Métodos: Estudo observacional transversal. Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação de um questionário e à avaliação do desempenho na simulação de situações de paragem cardiorrespiratória registado na grelha da American Heart Association. O processamento e análise dos dados foram efetuados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences versão 21.0® e ao Microsoft Excel®. Resultados: Dos 150 estudantes do 2º ao 6º anos (30 de cada ano curricular) que participaram no estudo, apenas 4 (2,7%) acertaram todas as etapas na avaliação prática. Tanto o conhecimento teórico quanto a capacidade de executar o Suporte Básico de Vida e usar o desfibrilhador declinaram com o decorrer do tempo. A diferença não foi significativa para os diferentes períodos de tempo (componente teórica p-value=0,279; componente prática p-value=0,331), sendo-o para os diferentes anos curriculares (componente teórica p-value=0,032; componente prática p-value=0,004). O 6º ano foi o que teve melhor desempenho tanto teórico quanto prático. Existe uma correlação positiva entre o conhecimento teórico e a capacidade de execução do algoritmo de Suporte Básico de Vida e uso do desfibrilhador. A perceção dos alunos em relação à capacidade de executar Suporte Básico de Vida e usar o desfibrilhador relaciona-se com o seu desempenho. Conclusões: O conhecimento e o desempenho de Suporte Básico de Vida e uso do desfibrilhador são escassos e decaem ao longo do tempo. A falta de treino destas competências leva não só ao esquecimento mas também à falta de confiança na capacidade de reanimar. Este estudo serve de incentivo à melhoria da qualidade de ensino do Suporte Básico de Vida e uso do desfibrilhador por parte da Faculdade de Ciências da Saúde, de modo a que os alunos possam desenvolver as competências adquiridas e melhorar o seu desempenho.
