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Competência dos Estudantes de Medicina em Suporte Básico de Vida - estudo de retenção a médio e a longo prazo

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Abstract(s)

Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. A morte súbita é um dos principais problemas de saúde pública. A sobrevivência de muitas destas vítimas depende da reanimação cardiopulmonar e da desfibrilhação precoce. Assim, é importante sensibilizar e educar a população para a necessidade de saber reanimar. Os estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, têm no seu programa curricular a aquisição de competências em Suporte Básico de Vida e utilização do Desfibrilhador Automático Externo. Estudos reportam que há deterioração do grau de retenção destas competências com o decorrer do tempo. Esta dissertação pretende avaliar o grau de retenção da execução destas competências pelos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde. Materiais e Métodos: Estudo observacional transversal. Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação de um questionário e à avaliação do desempenho na simulação de situações de paragem cardiorrespiratória registado na grelha da American Heart Association. O processamento e análise dos dados foram efetuados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences versão 21.0® e ao Microsoft Excel®. Resultados: Dos 150 estudantes do 2º ao 6º anos (30 de cada ano curricular) que participaram no estudo, apenas 4 (2,7%) acertaram todas as etapas na avaliação prática. Tanto o conhecimento teórico quanto a capacidade de executar o Suporte Básico de Vida e usar o desfibrilhador declinaram com o decorrer do tempo. A diferença não foi significativa para os diferentes períodos de tempo (componente teórica p-value=0,279; componente prática p-value=0,331), sendo-o para os diferentes anos curriculares (componente teórica p-value=0,032; componente prática p-value=0,004). O 6º ano foi o que teve melhor desempenho tanto teórico quanto prático. Existe uma correlação positiva entre o conhecimento teórico e a capacidade de execução do algoritmo de Suporte Básico de Vida e uso do desfibrilhador. A perceção dos alunos em relação à capacidade de executar Suporte Básico de Vida e usar o desfibrilhador relaciona-se com o seu desempenho. Conclusões: O conhecimento e o desempenho de Suporte Básico de Vida e uso do desfibrilhador são escassos e decaem ao longo do tempo. A falta de treino destas competências leva não só ao esquecimento mas também à falta de confiança na capacidade de reanimar. Este estudo serve de incentivo à melhoria da qualidade de ensino do Suporte Básico de Vida e uso do desfibrilhador por parte da Faculdade de Ciências da Saúde, de modo a que os alunos possam desenvolver as competências adquiridas e melhorar o seu desempenho.
Introduction: Cardiovascular diseases are the leading cause of death worldwide. Sudden death is one of the major public health problems. The survival of many of these victims depends on cardiopulmonary resuscitation and early defibrillation. Thus, it is important to raise awareness and educate the public to the need of knowing how to reanimate someone. Medical students of the Faculty of Health Sciences, have in their curriculum the acquisition of skills in Basic Life Support and the use of an Automated External Defibrillator. Studies report that there is deterioration of the degree of retention of these competences over the time. This dissertation aims to assess the degree of retention of these skills by medical students of the Faculty of Health Sciences. Materials and Methods: Cross-sectional observational study. Data was collected with use of a questionnaire and performance evaluation in the simulation of cardiac arrest situations recorded in the American Heart Association grid. The processing and analysis were performed using the Statistical Package for Social Sciences software version 21.0® and Microsoft Excel®. Results: Only 4 (2,7%) of the 150 students from the 2nd to 6th years (30 of each academic year) who participated in the study, had correctly executed all the steps in the practical evaluation. Both the theoretical knowledge and the ability to perform Basic Life Support and use the defibrillator decreased over time. The difference was not significant for the different periods of time (theoretical knowledge p-value=0,279; practical performance p-value=0,331), but it was for different academic years (theoretical knowledge p-value=0,032; practical performance p-value=0,004). The 6th year was the one with better performance both theoretical and practical. There is a positive correlation between theoretical knowledge and the ability to perform Basic Life Support and use the defibrillator. The perception of students regarding the ability to perform Basic Life Support and use the defibrillator is related to their performance. Conclusions: Knowledge, Basic Life Support performance and use of the defibrillator are scarce and decay over the time. The lack of training of these skills leads not only to oblivion but also to lack of confidence in the ability to reanimate. This study serves as an incentive to improve the teaching quality of the Basic Life Support and use of the defibrillator by the Faculty of Health Sciences, so that students can develop the acquired skills and improve their performance.

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Estudantes de Medicina Retenção Suporte Básico de Vida

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