Browsing by Issue Date, starting with "2015-7-14"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Esteves, Vera Lúcia da Silva; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoCapítulo 1 O relatório a seguir descrito refere-se ao estágio curricular do último ano do Mestrado na Universidade da Beira Interior e que tem como objetivo principal descrever o trabalho realizado ao longo do período de estágio na instituição de acolhimento que, neste caso, foi o Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. O estágio levado a cabo teve como principal objetivo lecionar aulas a diferentes populações alvo como, por exemplo, alunos do 11º ano e alunos do 12º ano. Este relatório encontra-se dividido em seis secções, sendo a primeira uma breve introdução seguida pelos objetivos, tanto do professor estagiário como da escola de acolhimento; posteriormente, na terceira secção podemos observar uma caracterização da escola e também dos alunos a quem foi lecionado aulas de Educação Física, um ponto referente a todos os recursos utilizados e disponíveis e outro referente ao trabalho realizado na direção de turma e desporto escolar; na secção quatro é realizada uma reflexão, sendo a secção cinco as considerações finais e a secção seis a bibliografia. Capítulo 2 O objetivo deste estudo foi perceber a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar Desporto Escolar. A amostra, composta por 524 alunos de ambos os géneros, inscritos do 5º ao 9º ano de escolaridade e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, foi dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – Questionário da motivação para a participação desportiva, Questionário de razões para o abandono do desporto escolar, Questionário de orientação desportiva e o Questionário de razões para a não prática do desporto escolar. No que se refere aos principais motivos sobre a não prática desportiva, os resultados evidenciam a “falta de tempo” e a “oferta escolar não ir ao encontro aos seus interesses”. As principais razões para a prática do Desporto escolar foram o “gosto pela modalidade” e a “melhoria da aparência e aptidão física”. Relativamente aos motivos para o abandono do Desporto Escolar, os sujeitos salientam maioritariamente a “falta de tempo”, a “atribuição de maior importância ao estudo que à prática desportiva” e a “oferta desportiva da escola não estava adequada aos alunos”. Em suma e perante os dados recolhidos, percebeu-se quais as modalidades favoritas dos alunos e desta forma permite que num futuro próximo haja uma oferta escolar que vá ao encontro dos interesses dos alunos, fazendo com que haja uma maior aderência dos alunos para a prática do Desporto Escolar.
- O Planeamento do Turismo em Áreas Protegidas: Centro de visitantes para o PNSEPublication . Gil, Bruno Miguel Gonçalves de Almeida; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaO Turismo é, na atualidade, uma das mais importantes indústrias a nível mundial e em Portugal, estima-se que seja responsável por cerca de 20% do PIB. Se bem que a nível mundial o turismo de lazer e recreio, muito ligado ao sol e praia/mar, continua a ser o principal produto, outros começam a ter uma certa importância, nomeadamente o Turismo de Natureza, produto especialmente indicado pelo PENT 2007 (Plano Estratégico de Turismo) para a zona centro, onde o caso de estudo deste trabalho se localiza: o PNSE, Parque Natural da Serra da Estrela. Com este trabalho, pretende-se estudar o turismo de natureza no parque, mais concretamente, a relação deste com a maior e mais próxima cidade da estância de desportos de inverno do país. Concretamente e na impossibilidade de estudar, num trabalho desta dimensão, toda a vasta área que compõe o parque, optou-se por estudar a sua relação com esta cidade e o modo como, poderá ser frequentado de uma forma mais regular, pelos seus habitantes e por todos os que se deslocam pelo percurso Covilhã - Penhas da Saúde - Torre. Assim, numa primeira fase deste trabalho são abordados os principais conceitos e o estado do turismo de natureza, nomeadamente em áreas protegidas, para, posteriormente serem apresentadas e estudadas as Áreas Protegidas em Portugal, incidindo particularmente no caso do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e a sua relação com a Covilhã, pelas razões já fundamentadas, e onde os resultados do inquérito levado a cabo são analisados e apresentados. No seguimento, face aos resultados obtidos e à pesquisa de boas práticas levada a cabo, apresenta-se uma proposta para a instalação de um Centro de Visitantes nas Penhas da Saúde, infraestrutura relativamente desconhecida a nível nacional, mas que se poderá revestir de grande importância quando, face às características da área, se pretende uma oferta integrada e devidamente planeada.
- Neuroproteção: Abordagem na Doença de ParkinsonPublication . Tavares, Luís Filipe Ferreira; Alvarez Pérez, Francisco JoséOs tratamentos disponíveis para a doença de Parkinson, melhoram a qualidade de vida dos pacientes que sofrem desta doença neurodegenerativa. Contudo, nenhum mostrou ser unicamente eficaz em prevenir ou atrasar a progressão da doença. Nos últimos anos, muitos têm sido os avanços feitos na descoberta dos diversos mecanismos que estão implicados no desenvolvimento da doença de Parkinson como o stress oxidativo, disfunção mitocondrial, agregação proteica, inflamação, toxicidade celular e apoptose. Estes diversos mecanismos sugerem a descoberta de novos e potenciais tratamentos. A presente dissertação pretende realizar uma revisão sobre a neuroprotecção na doença de Parkinson, baseada na literatura científica mais recente, analisando os diferentes mecanismos implicados na doença e estratégias neuroprotetoras que estão em estudo clínico ou pré-clínico, e que aparentam ser as mais promissoras. Para a elaboração deste trabalho efetuou-se a pesquisa de artigos científicos na base de dados Pubmed, no sítio clinicaltrials.org e em alguns livros na área neurológica. A análise, inferida ao longo desta dissertação, permitiu mostrar que ainda existe um longo caminho a percorrer no que à neuroprotecção diz respeito. É necessário ultrapassar as barreiras atuais sobre a falta de conhecimento sobre a patofisiologia da doença e deficiências na metodologia usada para estudar a progressão da doença. Não obstante disso, a atividade destinada a compreender e tratar a doença de Parkinson tem crescido exponencialmente e em última instância, deverá resultar em terapias que modifiquem com sucesso o curso da doença. Num futuro próximo, esperam-se os resultados dos ensaios clínicos que ainda estão a decorrer.
- A subjetividade da “doença mental” e dos efeitos da sua medicaçãoPublication . Teixeira, David Luís Ferreira; Saínhas, Víctor; Viana, Joaquim Manuel Vieira da SilvaIntrodução: As perturbações depressivas constituem o espectro de doenças psiquiátricas com maior incidência e prevalência no séc. XXI, resultando em grandes custos a nível pessoal e familiar, económico e social. Considerado um fármaco revolucionário no campo da Psiquiatria, a Fluoxetina ganhou imenso destaque mediático nas últimas décadas. A fenomenologia privilegia a experiência e opinião do próximo, considerando a doença indissociável do seu paciente, como um todo holístico; assim, perceber a complexidade da doença psiquiátrica e do seu tratamento é mais do que apurar a média estatística de determinada relação causa-efeito; perceber a complexidade da doença psiquiátrica e do seu tratamento é ouvi-las diretamente da boca dos seus atores e refletir sobre as mesmas, para depois melhor se poder agir sobre elas. Objectivos: perceber o desenvolvimento do quadro depressivo das entrevistadas, o percurso do seu tratamento com Fluoxetina e as suas perspetivas futuras sobre o desenrolar do seu estado de saúde mental. Material e Métodos: utilizou-se uma investigação fenomenológica através de entrevista aberta; as entrevistas foram depois transcritas, analisadas e codificadas de forma livre. Resultados: A entrevista foi aplicada a 9 indivíduos, tendo sido validada para 5 elementos do sexo feminino. Os dados recolhidos foram agrupados em 4 categorias cronológicas: Lentamente, Subitamente, Fluoxetina e Para Lá do Atualmente. A unicidade de cada paciente foi comprovada. Conclusão: As pacientes deslocavam o tónus da sua doença, de fatores internos (biogenéticos) para fatores externos (sociais, familiares, meio envolvente, etc.), não sendo a Fluoxetina que os irá alterar per se; também se mantêm os traços psíquicos associados aos seus episódios depressivos, como ansiedade e nervosismo, não sendo mais uma vez a Fluoxetina a alterá-los per se. Por fim, vivemos num paradigma médico baseado em médias, ou seja, em que um tratamento é adotado porque em média melhora aqueles aos quais se aplica. Isso significa que não melhora necessariamente todos, daí a necessidade de uma evolução para uma medicina personalizada, em que cada caso seja visto como único: é necessário que o médico compreenda a experiência subjetiva da doença, a Illness.
- História e requalificação do cais do CarvãoPublication . Abreu, Sara Mónica Diniz; Henriques, Susana Maria Tavares dos SantosA Ilha da Madeira foi durante séculos um importante porto de escalas nas rotas do Atlântico, devido à sua ótima localização e situação geográfica, contribuindo neste sentido para o desenvolvimento económico e social da região. Nos últimos anos, foi pouca a atenção e dedicação dada ao Cais do Carvão, uma infraestrutura portuária para esta região insular. É incompreensível tal facto, uma vez dada a importância que este assume, dado às suas características quanto à localização em pleno oceano atlântico e à sua morfologia. Ao longo da história da Ilha da Madeira verificam-se diversos períodos, tanto de crise como de grande prosperidade no desenvolvimento da ilha, das infraestruturas portuárias e dos seus tráfegos, influenciados por fatores de ordem histórica, económica e política. Esta dissertação tem como objetivo apelar à memória esquecida de um lugar importante para o desenvolvimento económico, social e cultural da Ilha. Apelar a um novo olhar para o Cais do Carvão (antigo Cais Wilson), uma estrutura de carácter industrial, que se tornou obsoleta com o passar do tempo e com o abandono da função a que servia. Deste modo, propõe-se a elaboração de um projeto prático de reabilitação deste espaço histórico, que se encontra em ruinas, em plena cidade do Funchal e que se considera fundamental como referência à memória coletiva do lugar. Após um levantamento das necessidades da área envolvente ao Cais irá apresentar-se uma proposta que responda às necessidades dos visitantes e população local. Pretende ser uma proposta para um espaço lúdico e de lazer, e exposição da história das pecas na ilha e história do lugar. Deste modo, pretende-se a requalificação desta frente-mar, com um espaço cultural, comercial e de lazer a fim de colocar em prática os resultados da investigação no âmbito desta dissertação.
- Affection, self-esteem, and resilient coping as predictors of health in old agePublication . Soares, Inês Isabel Xavier; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Pereira, Henrique MarquesThe present dissertation, titled Affection, self-esteem, and resilient coping as predictors of health in old age arises in the context of the Masters in Clinical Psychology and Health, after noticing the lack of studies covering such variables. Hence, the following objectives were estabilished: (1) Evaluate, on a group of elderly, the levels of affection, self-esteem, resilient coping and health; (2) Evaluate, comparing differences between genders; (3) Determine the impact in terms of psychosocial and sociodemographic variables, in the overall health of the elderly; and (4) determine the degree of association between the variables. It is an integral part of this dissertation, an article, written in English, submitted to publication in the journal Clinical Gerontologist , which represents a methodological contribution to a greater understanding of the psychosocial variables linked to a more positive aging . In order to theoretically deepen the variables being studied, this dissertation, even presents an organized theoretical attachment in order to enable the reader to consolidate any aspects which, due to their nature, were not developed in the theoretical article. The achieved results show that high levels of positive affection, self-esteem and resilient coping are strongly connected to a better general health levels, and particularly, to higher levels of emotional well-being. Though, the negative affection is related to worse health status, which demonstrates the importance of positive emotions on the health of the elderly.
- Religiosidade e Espiritualidade como fatores promotores de Coping Resiliente na adultez e na velhicePublication . Margaça, Clara Maria Freire; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Monteiro, SamuelA presente investigação de mestrado, na área de Psicologia Clínica e da Saúde, centra-se no estudo da espiritualidade e religiosidade como potenciais fatores promotores de coping resiliente, na idade adulta e na velhice. Esta focaliza a problemática da crescente investigação no âmbito da resiliência, a qual tem vindo a identificar a espiritualidade e a religiosidade como seus fatores de promoção. A primeira parte é composta por dois capítulos, com o intuito de mostrar o trabalho científico desenvolvido. Por um lado, o primeiro é constituído por um artigo de revisão teórica de estudos realizados sobre o presente tema, por outro, o segundo capítulo, em concordância com o primeiro, incorpora e sustenta empiricamente os objetivos desenhados e estruturados, após a revisão da literatura efetuada – ambos foram submetidos para publicação em publicações periódicas com revisão por pares. A segunda parte desta dissertação é constituída pelos Anexos. O primeiro, por um lado, reúne uma extensão da revisão da literatura, onde são delimitadas as temáticas centrais do estudo; por outro lado, o Anexo 2 carateriza e apresenta a extensão do estudo empírico, onde, através de testes estatísticos suplementares nos propomos a ir ao encontro dos objetivos traçados. Com uma amostra de 1310 sujeitos, com idades compreendidas entre os 25 e os 97 anos - e a fim de alcançar os objetivos do estudo - foram realizados o teste t-student e Anova, para comparar as diferenças entre grupos estabelecidos, efetuaram-se correlações e testes de regressão e, por fim, efetuou-se um modelo de equações estruturais, com o propósito de confirmar o impacto da espiritualidade, através das suas dimensões verticais e horizontais, ao nível do coping resiliente. A partir dos resultados obtidos, podemos concluir que a espiritualidade, na sua dimensão horizontal - que diz respeito à forma como as pessoas dão sentido à sua vida -constitui, nesta amostra, um preditor moderado do coping resiliente. Porém, ao nível das Crenças foi alcançado um resultado disruptivo ao esperado, o que poderá estar associado ao ao número de itens que compõem o fator. Podemos, igualmente, concluir que tanto a espiritualidade como os níveis de coping resiliente são influenciados pelas idiossincrasias dos indivíduos, nomeadamente ao nível da idade e do género, em diferentes fases do ciclo vital.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Silva, João Rafael da Cruz; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoCAPÍTULO 1- ESTÁGIO Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo o estágio que efetuei, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. Em primeiro lugar, são apresentados os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido na realidade, que é a escola no seu dia a dia. Estes objetivos são descritos de um modo geral, acerca dos meus objetivos pessoais, dos objetivos da escola bem como os do grupo de Educação Física para este ano letivo. Tendo em conta as caraterísticas da escola e das turmas em que lecionei foi realizado um planeamento e a programação do ano letivo, sobretudo a planificação das aulas para duas turmas, onde numa delas, estive presente nas reuniões de direcão de turma, acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que participei e ajudei no seu desenvolvimento, tendo ficado como responsável pelos treinos com a ajuda de outro professor. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional. CAPÍTULO 2 O objetivo deste estudo foi perceber a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar Desporto Escolar. A amostra, composta por 524 alunos de ambos os géneros, inscritos do 5º ao 9º ano de escolaridade e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, foi dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – Questionário da motivação para a participação desportiva, Questionário de razões para o abandono do desporto escolar, Questionário de orientação desportiva e o Questionário de razões para a não prática do desporto escolar. No questionário sobre a não prática desportiva, os principais motivos foram a falta de tempo e a oferta escolar não ir ao encontro aos seus interesses. As principais razões para a prática do Desporto escolar foram o gosto pela modalidade e a melhoria da aparência e aptidão física. Relativamente ao questionário sobre o abandono do Desporto Escolar, os motivos passaram pela falta de tempo, a atribuição de maior importância ao estudo que à prática desportiva e a oferta desportiva da escola não estava adequada aos alunos. Palavras-chaves: Motivação, Motivos, Desporto Escolar, Abandono.
- Os sentidos e a cidadePublication . Coelho, Jó Freitas; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaNeste trabalho pretendo explorar “Os sentidos na cidade”, de forma a compreender como o ser humano lida com o meio e este, de forma bidireccional, lida com o ser, estudando a evolução dessa percepção e troca entre eles ao longo dos tempos. O trabalho está dividido em três capítulos sendo o primeiro inteiramente dedicado aos sentidos e a sua forma de funcionamento. Sem sentidos o ser não seria o que é hoje, nem estaria apto a superar os desafios que o mundo proporciona. O segundo capítulo dedica-se a compreender a evolução do ser humano até a chegada da sociedade, onde tenta compreender a vida aí inserida até os dias de hoje. Desta forma, neste capítulo destaca-se os principais momentos desde a descoberta da primeira fogueira até a chegada da grande revolução industrial. Por fim, o terceiro capítulo preocupa-se em compreender a relação entre a cidade e os sentidos, destacando a forma como cada ser reage com o entorno, realçando a passagem de cada sentido na cidade.
- Esclerose múltipla: fatores nutricionais e fisiopatologiaPublication . Campos, Débora Sofia Carvalho; Rosado, Pedro SimõesEm Portugal estima-se que mais de 5000 portugueses sejam portadores de esclerose múltipla. Trata-se de uma doença inflamatória e desmielinizante crónica que afeta o sistema nervoso central, mais comum em adultos jovens, principalmente mulheres, comprometendo, assim, os doentes no período mais produtivo das suas vidas. As manifestações neurológicas são variadas, associadas a uma incapacidade progressiva, e a sua falta de previsibilidade tornam-na numa doença com maior impacto negativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias e nas suas carreiras profissionais. No entanto, o tratamento médico como cura é ainda uma miragem. É, ao mesmo tempo, um paradigma histórico para os problemas neurológicos ou mesmo neuropsiquiátricos. Tem-se abordado cada vez mais este tema, visto que a esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades. Tem-se registado um aumento da prevalência em populações que se encontram em latitudes mais elevadas o que pode indicar um efeito protector da exposição à luz solar, reduzida nestas latitudes com possível contribuição para níveis insuficientes de vitamina D na população com esclerose múltipla. Assim, a associação entre a vitamina D e a esclerose múltipla reabriu um novo interesse, podendo a vitamina D desempenhar um papel importante quer na prevenção, quer na evolução e na diminuição da severidade, quer no tratamento dessa doença neuro-inflamatória. O valor dietético de ácidos gordos, de probióticos e produtos biológicos, de proteoglicanos, de fitoestrógeneos e inibidor de protease de soja, e de vitaminas lipossolúveis, incluindo A e E, têm sido discutidos. Durante esta monografia, procedeu-se, primeiramente, à revisão da bibliografia disponível sobre a vitamina D e o seu impacto/influência na esclerose múltipla; seguidamente, fez-se uma análise descritiva dos doentes com esclerose múltipla do Centro Hospitalar Cova da Beira nos que se estudaram, entre outros parâmetros, os níveis de vitamina D. Conclui-se que não é consensual a suplementação em Vitamina D em doentes com esclerose múltipla. Contudo, atualmente a administração de vitamina D está a aumentar e tornar-se mais aceitável o seu uso, pois para além dos aspetos nutricionais pode resultar em benefícios neste tipo de patologia. Para tal, deve ter-se em atenção os níveis de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D), forma activa da Vitamina D, para que se proceda a uma correta suplementação da mesma.
