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- Sistema de Gestão de Pavimentos Aeroportuários para Cabo VerdePublication . Lima, Débora Sofia Gomes Maurício; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de; Santos, Bertha Maria Batista dosConsiderando que os pavimentos aeroportuários se encontram constantemente sujeitos a ações que contribuem para a redução da sua qualidade, e que os mesmos desempenham um papel importante para uma operação segura, eficaz e eficiente do complexo aeroportuário, o acompanhamento do seu estado e o planeamento da sua conservação constituem duas grandes preocupações das entidades responsáveis pela gestão da infraestrutura. Tendo em vista uma gestão sustentada dos pavimentos aeroportuários, o trabalho apresenta uma descrição das principias componentes de um Sistema de Gestão de Pavimentos Aeroportuários (SGPA), o procedimento necessário para a obtenção do Pavement Condition Index –PCI (D5340 – 12), segundo a sua última atualização, e duas abordagens de auscultação dos pavimentos: levantamento tradicional (a pé) e levantamento em veículo com recurso a protótipo equipado com dispositivos de varrimento laser e de captação e registo de dados de imagem e de georreferenciação. Os princípios e metodologias descritos foram aplicados no desenvolvimento das fases de inventário, levantamento do estado, preparação da base de dados e avaliação dos pavimentos de um SGPA adaptado à realidade Cabo-verdiana. As operações desenvolvidas, o tratamento dos dados e os resultados obtidos pelas duas abordagens de auscultação dos pavimentos, permitiram concluir que a utilização do sistema desenvolvido é viável e que este pode ser usado no processo de tomada de decisão relativo a investimentos nos pavimentos das infraestruturas que compõe o Sistema de Aviação Civil de Cabo Verde.
- Marketing de Moda Perceção da marca H&MPublication . Fernandes, Daniela Ramos; Paço, Arminda Maria Finisterra doA presente dissertação apresenta inicialmente alguns conceitos básicos relacionados com marketing de moda e de seguida é feita uma análise a uma empresa de roupa e acessórios de moda, a H&M. Neste caso é apresentada a sua história, o seu percurso até à atualidade e quais as estratégias que a marca utilizou para se tornar um caso de sucesso e ser reconhecida internacionalmente. O estudo da evolução do seu logótipo e a referência de campanhas mais conhecidas é também explorado. Este estudo baseia-se nas estratégias utilizadas por parte da empresa para se tornar num caso de êxito, pois é considerada como uma marca de prestígio e com presença já em quase todo o mundo. A razão por detrás do interesse em estudar de uma forma mais profunda a H&M, que de facto chamou a atenção devido ao facto de ser uma marca tão conhecida, usada por grandes figuras públicas e ter uma expansão surpreendente, está relacionada com a curiosidade por desvendar as causas desse tão grande sucesso e como em tão pouco tempo se tornou numa marca de renome. Este estudo abordará alguns dos fatores críticos de sucesso da empresa, podendo-se concluir que a H&M é uma marca de respeito neste tipo de mercado de fast fashion (moda rápida) tendo uma expansão avassaladora e reconhecimento mundial.
- Princípios Dialógicos e FacebookPublication . Santos, Vanessa Pereira dos; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA sociedade de hoje é essencialmente uma sociedade tecnológica, uma sociedade ligada ao mundo virtual. A internet passou a dominar os públicos e a liderar a comunidade. As mudanças que se têm verificado ao longo dos anos são imensas, tudo e todos tiveram que se habituar e moldar a esta nova realidade. As empresas não são exceção, cada vez a concorrência é maior e o público mais exigente, é necessária uma forte comunicação e ainda mais uma excelente estratégia. A competitividade cibernauta aumenta de dia para dia, quem não está ligado não existe. Primeiramente foram introduzidos os sites, agora o domínio está essencialmente nas redes sociais, que captam a atenção diária de milhões de utilizadores. Tal como tudo que mudou, os profissionais de relações públicas e de comunicação mudaram também, houve uma alteração de todo o processo comunicacional, sendo introduzidas novas técnicas comunicacionais para dar resposta às novas necessidades, destacando-se os princípios dialógicos para a compreensão do estudo realizado. O presente relatório surgiu da realização de um estágio com a duração de três meses, no Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos do Centro Hospitalar Cova da Beira que promoveu a observação direta de como atuam os profissionais da comunicação na área da saúde. Face às observações feitas no período de estágio surgiu então a curiosidade de avaliar como os hospitais públicos e privados utilizam as redes socias, mais concretamente o facebook.