Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- TIC na reavaliação das casas avieiras de CaneirasPublication . Soares, Cláudia Sofia Conde; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasA presente dissertação visa a inspeção das 31 casas avieiras da aldeia palafítica de Caneiras, a maior pertencente ao conjunto de aldeias avieiras do Tejo, um legado de arquitetura vernacular único em Portugal, que compreende ainda as aldeias de Escaroupim, Lezirão, Patacão de Cima e Palhota. No sentido de proteger e perpetuar estas casas com uma identidade patrimonial tão própria, é realizada uma inspeção visual externa in situ sobre as suas condições estruturais e arquitetónicas, com recurso a TIC – tecnologias de informação e comunicação, através do programa informático, DECMAvi. O estado de conservação e a matriz arquitetónica são aspetos avaliados que indicam as necessidades de intervenções mais urgentes, a fim de conservar e proteger as fragilidades da envolvente de cada um dos edifícios em ações futuras. O modelo de avaliação DECMAvi adotado para análise e tratamento de dados foi criado em 2014 para servir a primeira avaliação, que deu início ao estudo destas aldeias, uma vez que os modelos idênticos que avaliam estes parâmetros não estão vocacionados para edifícios vernaculares palafíticos em madeira. Deste modo, foi possível diagnosticar fielmente o estado de conservação/degradação, a proximidade à matriz arquitetónica, as necessidades de intervenção a servir atualmente o aglomerado, bem como adquirir resultados comparáveis e credíveis no tempo e no espaço, ou seja entre as duas avaliações e entre cada uma das restantes aldeias. Aplicado o modelo de avaliação DECMAvi, são apresentados os resultados gerados pelo programa nos três parâmetros propostos. Nos resultados da amostra do assentamento da aldeia de Caneiras em particular, conta-se com a perda apenas de um dos edifícios. A maioria manteve os níveis de anomalias e de proximidade e verifica-se ainda uma dualidade entre a qualidade estrutural dos edifícios e os níveis de proximidade com a matriz arquitetónica. Esta conclusão estende-se para o global, aos restantes aglomerados avieiros, com a exceção do Patacão de Cima, que é a aldeia com os melhores níveis de proximidade à matriz arquitetónica mas em estado de ruínas, requerendo sérias e urgentes intervenções para evitar o seu completo desaparecimento. A importância desta reavaliação reflete-se nos resultados, onde os efeitos do tempo claramente exigem manutenções, evitando que as palafitas estejam sujeitas a uma vulnerável e precária condição estrutural, ajudando deste modo a preservar a cultura e tradição relacionada com a matriz arquitetónica da casa avieira.
- Estudo e reavaliação das casas avieiras da Palhota com aplicação do software DECMAviPublication . Mateus, Tiago da Conceição; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasNa presente dissertação, elabora-se uma inspeção visual para reavaliação do estado de conservação, da proximidade à matriz arquitetónica e das necessidades de intervenção imediata, tendo como objeto de estudo as dezoito casas da aldeia avieira da Palhota. Esta aldeia agrupa-se num conjunto de cinco outras localizadas nas margens do rio Tejo, entre o distrito de Santarém e o de Lisboa, composto ainda pelo Escaroupim, Lezirão, Caneiras e Patacão de Cima. Com o objetivo de poder vir a contribuir para a preservação deste legado da arquitetura vernacular, a referida reavaliação teve por base o estudo iniciado em 2014 “Aldeias palafíticas fluviais em Portugal: urbanismo e arquitetura avieiras”, por Filipa Almeida, com a aplicação do software DECMAvi, definido para o efeito. Este programa, possibilitou então proceder à primeira avaliação de cada edifício nas cinco aldeias, apresentando indicadores de alerta, de acordo com as necessidades de intervenção mais urgentes, afim de se encontrarem soluções de reabilitação que permitam a sua preservação. Assim, de forma a compreender a evolução da Palhota entre o estudo iniciado anteriormente e a situação atual, obtiveram-se resultados, com o recurso à aplicação da mesma metodologia, instrumentos, parâmetros e ponderações estabelecidos. Tais resultados foram submetidos a três análises distintas, permitindo a reavaliação da aldeia na situação atual, a comparação no tempo de modo a traçar a evolução de cada edifício da Palhota durante o período em análise, e por fim, a comparação no espaço da situação do núcleo avieiro da Palhota com as restantes quatro aldeias. Desta análise comparativa destaca-se o fato de as casas avieiras da Palhota apresentarem melhores resultados de classificação quanto ao seu estado de conservação do que as restantes aldeias, ainda que nenhuma delas se encontre em muito bom estado. É no conjunto, o caso que regista a mais elevada percentagem de edifícios com percentagem positiva, ou seja, em bom ou muito bom estado de conservação, com cerca de 72%. Por outro lado, constata-se, que a aldeia em estudo é, de um modo geral, a que apresenta as mais elevadas percentagens de edifícios afastados da matriz. Ora, este fato revela a proporção inversa destes imóveis em termos do seu estado de conservação / proximidade à matriz arquitetónica. Por fim, refira-se que foi possível aferir que nas cinco aldeias em estudo existe uma necessidade de intervenção urgente de forma a assegurar a preservação dos edifícios. Requerem-se, pois, medidas de manutenção das casas avieiras e obras de reabilitação que deixem de ser negligentes e assegurem a sua sobrevivência.
- Reavaliação das casas avieiras do Patacão de Cima com aplicação do software DECMAviPublication . Quaresma, João André Duarte; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasEsta dissertação tem como principal objetivo reavaliar as construções avieiras do Patacão de Cima, que é constituído por 16 casas, todas palafitas, e que integra o conjunto de cinco aldeias avieiras presentes nas margens do Tejo (Caneiras, Palhota, Lezirão, Escaroupim). Este aglomerado está situado no concelho de Alpiarça, na margem esquerda do rio e é composto por dois núcleos avieiros. Baseia-se na aplicação de um método de avaliação do estado de conservação destas construções e da sua proximidade à matriz arquitetónica, apoiado no software DECMAvi que foi criado no ano de 2014 com vista a proceder à primeira análise das casas avieiras destas aldeias. Note-se que, não existia à data nenhum modelo de avaliação para as casas palafíticas avieiras, motivo que impulsionou a conceção deste procedimento. Este método apoia-se na inspeção visual do exterior das casas avieiras, exigindo consequentemente o levantamento in loco, cujos resultados servem de suporte para ações futuras de possíveis intervenções de reabilitação urbana. Entre outros resultados, observou-se no sítio do Patacão de Cima, devoluto desde a década de 1990, que, por não ter sido alvo de qualquer ação de intervenções nas casas, o seu estado de conservação foi-se agravando. Contudo a proximidade à matriz arquitetónica manteve-se Ora, registou-se que o Patacão de Cima é a aldeia avieira mais danificada de todas as analisadas e prevê-se que caso não se intervenha rapidamente na sua preservação e valorização, a curto prazo o estado precário das suas construções, leve ao seu total desaparecimento. Refira-se por último que a utilização de modelos de avaliação de edifícios com o recurso a aplicações informáticas, revelou-se no caso presente, um método eficaz face aos desafios de permitir quer uma análise comparativa no tempo, entre as suas aplicações distanciadas pelo período de dois anos (a primeira em 2014 de avaliação e a segunda em 2016 de reavaliação), quer no espaço, entre todas as aldeias. É a primeira vez em termos de investigação científica que se obtêm resultados e um conhecimento profundo sobre a evolução do estado de conservação e da proximidade à matriz arquitetónica das construções avieiras palafíticas em madeira no Patacão de Cima. Tal conhecimento poderá vir a contribuir para informar futuras ações de reabilitação urbana deste núcleo piscatório, devolvendo ao mapa cultural português, este legado único da expressão popular.
- Contribuição para o Conhecimento do Potencial Geotérmico do Distrito da GuardaPublication . Marcos, Tiago Miguel dos Santos; Gomes, Luis Manuel FerreiraAs energias renováveis apresentam-se cada vez mais como alternativas viáveis para a produção de energia. O caso da energia geotérmica não é exceção, havendo estudos que orientam que no futuro será uma das energias mais viáveis, com baixíssimos impactos ambientais e custos para a sua produção relativamente modestos em relação a outras formas de produção de energias alternativas. Atualmente, em Portugal, desde pessoas singulares, de forma anónima, a instituições várias, demonstram grande empenho em arranjar alternativas aos processos clássicos de obtenção de energia por questões económicas e ambientais. Assim, interessa fazer estudos com detalhe sobre o potencial geotérmico a nível de todo o distrito da Guarda, que é rico em maciços graníticos com algumas nascentes de águas especiais, nomeadamente as águas sulfúreas termais, que desde logo orientam para um grande percurso em profundidade, deixando antever que antes de ressurgirem à superfície, estiveram em locais relativamente quentes. Assim, neste trabalho apresentam-se os principais elementos geológicos dos maciços rochosos do distrito, o potencial hídrico de recarga e o inventário de vários pontos de águas subterrâneas especiais, em particular apresentam-se aqueles que estão associados a modelos geohidráulicos profundos, com as suas características físicas e químicas principais presentes em elementos da literatura. Efetua-se o tratamento de resultados de modo a avançar com as temperaturas das águas em reservatório e respetivas profundidades. Para as situações consideradas de maior interesse, apresenta-se o potencial energético existente e ainda alguns aspetos ambientais. Por fim, tecem-se algumas considerações finais, apresentam-se algumas conclusões, e avança-se com propostas de estudos futuros, de modo a comprovar alguns cenários que aqui são apresentados.