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- Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiroPublication . Galvão, Ângelo Gomes Pereira Silva; Gamboa, Pedro VieiraEsta dissertação consiste no estudo conceptual da estrutura e no dimensionamento estrutural do novo ultraligeiro de alta velocidade da empresa Eurosportaircraft. A dissertação do Eng. Luís Ferreira, onde foi feito um estudo preliminar da aeronave, e as normas CS-VLA serviram de guias a esta dissertação. Após o estudo conceptual da asa, das empenagens e da fuselagem, foram feitos cálculos preliminares estruturais de modo a obter-se um ponto de partida dimensional das mesmas, através do uso do software de cálculo numérico Matlab. Após o cálculo, procedeu-se à simulação e otimização da estrutura, através do uso do Ansys, que é um software de simulação para engenharia, que utiliza métodos de elementos finitos para resolução de problemas, a fim de se obter os melhores resultados possíveis. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois, quer os requisitos estruturais de voo, quer os limites de peso da aeronave foram cumpridos.
- Comportamento parental face à alimentação da criança: estudo exploratórioPublication . Santiago, Sónia Maria Duarte; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daPretendeu-se, com este estudo, perceber o que pensam os pais sobre o peso e a alimentação do seu filho, sobre a sua capacidade de controlar o que os filhos comem e de promover uma alimentação saudável. Assim, de modo geral este estudo pretende investigar, de forma exploratória, o comportamento parental face à alimentação da criança. Para além do questionário sociodemográfico, foram utilizados o Child Feeding questionnaire (CFQ) e o Questionário de preferências alimentares. Na presente investigação participaram 80 pais de crianças em idade escolar (entre os 6 e os 10 anos). Os participantes tinham idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos de idade, apresentando uma média de 40 anos, dos quais 62 pertenciam ao género feminino e 18 ao género masculino. Os resultados evidenciaram como alimentos mais preferidos pelas crianças: a água, a pizza, os iogurtes, o chocolate ou bombons, o gelado, o sumo de laranja, o frango ou peru, a fruta, as massas e o arroz. Ao nível do questionário CFQ, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os participantes que têm só um filho e os que têm mais do que um quanto no nível da preocupação com o peso da criança. Igualmente assinalaram-se diferenças entre os pais que têm filhos mais novos e os que têm filhos mais velhos quanto à responsabilidade percebida, e ao controlo aberto sobre a alimentação da criança. Os pais que têm filhos mais novos percecionam uma maior responsabilidade pela sua alimentação, bem como exibem mais controlo aberto. Assim, conclui-se que de modo geral os dados obtidos mostram um controlo tendencialmente eficaz por parte dos pais sobre a alimentação da criança, sendo possível inferir que estes pais tendem a incutir hábitos alimentares saudáveis nos seus filhos.
- Quantitative analysis of take-off forces in birdsPublication . Silva, Telmo José Anastácio da; Barata, Jorge Manuel MartinsThe increasing interest on Unmanned Air Vehicles (UAV’s) and their several utilities blended with the need of easy carrying and also the stealth, lead to the need to create the concept of Micro Air Vehicles (MAV’s) and the Nano Air Vehicles (NAV’s). Due to the current interest and the present lack of knowledge on the insect’s and bird’s flight, this study was intended to interpret the forces involved on the moment of the take-off of a bird, recurring to an experiment involving a fast data acquisition force sensor and high speed camera, in addition known facts from earlier studies. In order to do that a bibliographic revision was done, to know what was already studied and to find what could yet be studied. That way could be formed a link on the factors involved on the propulsion of a bird at the moment of take-off. The main conclusions obtained by this work is that the bird can produce movements that will enhance the total moment when the bird stretches its neck forward and moving head down followed by stretching even more its neck and moving head up impelling himself into the air, resulting in a main role on the mechanical forces (against perch) for the bird first moments momentum. Columba livia can generate about 4 times its weight worth mechanic force (against perch) and above 8 times its weight during the 2nd downstroke.
- Síntese de derivados da estrona funcionalizados nos anéis C e D como potenciais agentes anti-cancerígenosPublication . Pires, Patrícia Sofia Cabral; Canário, Catarina; Silvestre, Samuel MartinsNa presente dissertação é apresentada informação relativa à experiência adquirida no estágio curricular em farmácia comunitária, assim como ao trabalho de investigação experimental efetuado paralelamente. O estágio em farmácia comunitária, realizado maioritariamente na farmácia Holon Covilhã, permitiu-me efetuar tarefas e adquirir conhecimentos no âmbito das várias áreas de intervenção farmacêutica: aprovisionamento, atendimento, gestão de documentação, gestão de qualidade e ações perto da comunidade. Permitiu-me não só perceber um pouco melhor qual a extensão do contributo do farmacêutico para a saúde pública, como também adquirir e aprofundar o meu conhecimento das ciências farmacêuticas. A investigação experimental, levada a cabo no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, incidiu sobre o desenvolvimento e a avaliação biológica de derivados da molécula de estrona funcionalizados nos anéis C e D com potencial atividade anti-tumoral. Com este objetivo, foram sintetizadas algumas moléculas e efetuou-se a avaliação da sua atividade anti-proliferativa em várias linhas celulares humanas. Os resultados desta avaliação biológica parecem demonstrar que o derivado com a substituição 9a-hidroxi-11ß-nitrooxi tem elevada ação anti-proliferativa nas várias linhas celulares estudadas. Adicionalmente, a introdução de uma dupla ligação entre os carbonos 9 e 11 levou também a um marcado efeito anti-proliferativo, principalmente em células HepaRG. Esta modificação estrutural, bem como a introdução de uma lactona no anel D, têm potencial interesse, uma vez que têm sido associadas a uma redução da estrogenicidade, o que poderá ser benéfico na seletividade da sua ação. São necessários, no entanto, estudos mais aprofundados para confirmação e melhoria dos resultados obtidos.
- Frieiras: estudo da prevalência e soluções de resolução numa amostra de conveniência em PortugalPublication . Mendes, Joana Maria Almeida; Oliveira, José António Martinez Souto de; Oliveira, Rita Manuela Palmeira deO presente trabalho encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o primeiro relativo à vertente de investigação intitulada de “Frieiras: estudo da prevalência e soluções de resolução numa amostra de conveniência em Portugal”, através da realização de inquéritos e o segundo relativo à experiência profissionalizante em farmácia comunitária. As frieiras (cientificamente designadas perniose ou eritema pérnio) definem-se como lesões inflamatórias que envolvem áreas acrais como mãos e pés, sendo estas as zonas mais frequentes. Afetam, maioritariamente, as mulheres e caracterizam-se pela sintomatologia de dor, ardor e prurido. Além disso, subdividem-se em primárias ou idiopáticas (geralmente autolimitadas), isto é, quando não estão associadas a nenhuma doença e, em secundárias, quando adjacentes a uma doença. Visto que não estão disponíveis dados sobre a prevalência e estratégias de resolução mais comumente utilizadas, em Portugal, para esta afeção, o objetivo principal deste estudo é recolher dados sobre a prevalência de frieiras e o tipo de produtos utilizados para tratamento ou resolução, de acordo com a gravidade manifestada, numa amostra de conveniência. Foi estudada uma população de 336 indivíduos residentes nos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Guarda, com idades compreendidas entre os 18 e os 92 anos. Nesta população, 44,6% dos inquiridos reportaram ter/ter tido frieiras maioritariamente não crónicas e autolimitadas, sendo mais frequentes no Inverno (93,3%). A localização mais frequente situa-se nas mãos (79,3%) e nos pés (37,3%) e os sintomas mais evidenciados foram prurido (82,7%), dor (75,3%) maioritariamente do tipo pulsátil/latejante e ardor (74%). Quanto ao tratamento, 42 indivíduos referiram tomar Bioflavonóides (Daflon®) e a grande maioria usa produtos de aplicação tópica do tipo protetor e regenerador da pele. Apenas cerca de metade considera que a utilização da substância que toma/aplica melhora a sua qualidade de vida. O segundo capítulo descreve o estágio realizado em farmácia comunitária, as atividades desenvolvidas e competências adquiridas. Este estágio foi realizado na Farmácia de Gualtar, em Braga, entre os meses de Janeiro e Junho de 2016, perfazendo um total de 800 horas, sob supervisão e orientação da Doutora Patrícia Susana Santos Neves.
- Estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador CrossoverPublication . Vale, João André Almeida Carreira do; Gamboa, Pedro VieiraEsta dissertação para o grau de mestre no curso de Engenharia Aeronáutica descreve um trabalho de investigação em parceria com a empresa EuroSportAircraft no estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador Crossover. Este documento contém informação sobre o desempenho e algumas soluções alternativas por forma a otimizar este moto-planador. O objetivo é melhorar a performance aerodinâmica e ir ao encontro de alguns requisitos impostos pelo fabricante, isto porque queremos que o moto-planador se adapte à legislação em vigor na Europa determinada pela EASA. As normas a ter em conta são a “Light Sport Aeroplanes, CS-LSA” e a “CS-22” para planadores e moto-planadores. Por forma a ir ao encontro dos objetivos utilizei ferramentas como o xflr5 e o Ansys v16 para realizar diferentes simulações aerodinâmicas e comparar resultados. Numa primeira fase estudei ao pormenor o xflr5 e implementei um modelo do Crossover, analisei a asa e o avião completo considerando o perfil HQ 17/14.38. Numa segunda fase utilizei uma ferramenta mais completa de CFD e também o xflr5 no estudo de perfis de alta sustentação que possam servir como alternativa ao atual. Aqui encontrei um novo perfil e introduzi-o na asa do Crossover, anteriormente definida, para posteriormente analisar esta nova configuração. Para contornar o problema encontrado na velocidade de perda sugiro a analiso também uma nova asa, onde alterei a forma em planta inicial e utilizo o perfil HQ 17/14.38 Por último desenhei no SolidWorks em 2D um sistema de flapes com fenda para o perfil atual da asa, com vista a melhorar a velocidade de perda do Crossover. Com este estudo pretende-se determinar as curvas polares do moto-planador e analisar as suas implicações no projeto. Este documento é o resultado de um trabalho sério levado a cabo durante 1 ano para otimizar o Crossover. Estes resultados não têm validação prática e apenas podemos comparar os diferentes resultados consoante o método utilizado e assim termos suporte para melhor validar as soluções aqui presentes.