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- Pesquisa de alterações ecográficas patológicas em doentes com Psoríase sem queixas articularesPublication . Ferreira, Rita Fernandes; Oliveira, Margarida Isabel Dias AlexandreA psoríase é uma das doenças inflamatórias dermatológicas mais comuns, com uma prevalência estimada de 2 a 3%. Esta doença tem um carácter crónico e é determinada por uma resposta imune anormal, da qual resultam diversas manifestações, envolvendo predominantemente a pele, as unhas e as articulações. A psoríase esta relacionada com uma forma de espondiloartrite denominada artrite psoriática. A prevalência de artrite psoriática, nos doentes com psoríase, varia entre 5 e 42%, conforme a população estudada. Na maioria dos pacientes as manifestações cutâneas da psoríase precedem o início da doença inflamatória articular, a qual se manifesta principalmente por inflamação das membranas sinoviais e das enteses das diversas articulações. Nos últimos anos, a ecografia provou ser uma ferramenta não invasiva, económica, acessível e com alta sensibilidade para estudo do envolvimento articular e tendinoso, provando ser efectiva na detecção precoce de alterações inflamatórias articulares, nomeadamente a inflamação da membrana sinovial e das enteses (as enteses são os locais de inserção dos tendões, das cápsulas e dos ligamentos no osso). Segundo vários estudos, as enteses são um dos locais onde ocorre inicialmente inflamação nas espondilartrites e a identificação de alterações ecográficas características de entisite pode ser feita alguns anos antes do início das manifestações clínicas. Foi feita uma revisão bibliográfica na literatura já existente, no sentido de avaliar a utilidade do uso da ecografia na pesquisa de alterações ecográficas patológicas precoces em doentes com psoríase diagnosticada. Foram usadas as seguintes palavras-chave: “psoriatic arthritis”, “musculoskeletal ultrasonography”, “subclinical enthesitis”, “psoriasis”, “subclinical synovitis”, “power Doppler” para a pesquisa de artigos científicos na base de dados PubMed e ResearchGate. Foi também realizada a revisão de livros de texto onde este tema era abordado.
- Método de seriação dos candidatos licenciados ao curso de Medicina como preditor do desempenho académicoPublication . Plácido, Raquel de Bastos; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução e objetivos: Em Portugal, uma parte dos estudantes que ingressam nas faculdades de Medicina tem uma formação superior prévia. São utilizados diferentes métodos para selecionar esses alunos. Na FCS-UBI, desde 2007/2008 até 2010/2011, os métodos de seleção incluíam uma Prova de Conhecimentos sobre Biologia, Física, Química e Matemática. No entanto, esta ferramenta foi substituída. Desde 2011/2012, passou a ser utilizada uma Prova de Aptidões Cognitivas. O propósito deste estudo é, em primeiro lugar, comparar o desempenho académico dos estudantes que ingressaram no curso de Medicina através do concurso especial para acesso ao curso de Medicina por titulares de licenciatura (CEACMTL) com o daqueles que ingressaram através do concurso nacional de acesso (CNA); em segundo lugar, verificar se existem diferenças no desempenho académico entre os alunos selecionados através da Prova de Conhecimentos e a Prova de Aptidões Cognitivas; e, por fim, perceber se algum dos métodos de seleção prediz os resultados académicos no 1º e o no 4º anos de faculdade. Métodos: Foram analisadas sete coortes do 1º ano (N=1066) e quatro coortes do 4º ano (N=480), tanto de estudantes que ingressaram através do CEACMTL como através do CNA, cujo ingresso tenha acontecido entre os anos letivos de 2007/2008 e de 2014/2015. Foram recolhidas as classificações de admissão (Prova de Conhecimentos e Prova de Aptidões Cognitivas) e os resultados obtidos durante o 1º e o 4º anos. Estes dados foram analisados recorrendo à ANOVA e à Correlação de Pearson. Resultados: Os estudantes do CEACMTL, selecionados tanto através da Prova de Conhecimentos como através da Prova de Aptidões Cognitivas, obtiveram melhores resultados académicos do que os estudantes do CNA, tanto no 1º como no 4º anos. Esta diferença é, no entanto, mais evidente relativamente aos alunos que realizaram a Prova de Conhecimentos. Nem a Prova de Conhecimentos nem a Prova de Aptidões Cognitivas revelaram ter significância estatística como preditores de desempenho académico. Conclusão: Os métodos de seleção dos estudantes do CEACMTL não são consensuais e são necessárias mais investigações, por forma a reunir evidências relativamente à validade dos métodos de seleção de estudantes de Medicina como preditores de sucesso académico.