Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Virtual RealityPublication . Raffaele, Rennan Cavalcante; Silva, Frutuoso Gomes Mendes da; Carvalho, Breno José Andrade deThis study aimed to investigate the immersion of user interfaces that bring first person games using virtual reality based on the concepts established by the Diegesis theory. To conclude, a table has been created with identified elements of the games that bring more or less immersion to the player. Through the data collected, a questionnaire was developed to obtain information from developers, designers and players, in relation to the more immersive elements, and others with less immersive elements of the interfaces and concluding that the Diegetic and Spatial Interfaces are the most immersive for first-person games in virtual reality, and less immersive were the Meta and Non-Diegetic interfaces. Through this information, it is possible that there is a strong influence in the creation of games interfaces, after all we all want to be immersed when playing digital games.
- The effects of Globalization on Economic GrowthPublication . Henriques, Ricardo Jorge Esteves; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesA análise aos efeitos da globalização no crescimento económico quer em países ricos como em pobres tem vindo a ganhar espaço na literatura do crescimento económico. Neste estudo é possível verificar alguns impactos da globalização no crescimento económico dependendo do nível de rendimentos do país. Este estudo é feito com um painel de dados balanceado segundo a metodologia de Autorregressive Distributed Lag (ARDL), com um horizonte temporal relativamente grande 1970-2013 de forma a verificar os efeitos dos três indicadores de globalização do indicador Konjunkturforschungsstelle (KOF) no crescimento económico. Os países que compõem os painéis de dados estão de acordo com os diferentes níveis de rendimento - país definidos pelo banco mundial. O objetivo desta análise é tentar verificar se, de acordo com o nível de rendimentos de cada país, estes terão um comportamento diferente relativamente aos efeitos da globalização no crescimento económico. Os principais resultados mostram que nos países com rendimentos mais altos, a globalização económica tem efeitos positivos e estatisticamente significantes no curto e no longo prazo. De facto, é também a única elasticidade presente no longo prazo, as outras vertentes da globalização não têm qualquer impacto nos países de rendimentos altos à exceção da globalização politica. A globalização politica tem um impacto negativo e estatisticamente significante no curto prazo nestes países. Os restantes países ainda que de diferentes níveis de rendimentos, rendimentos médio altos e medio baixos/baixos apresentam resultados semelhantes entre si, apenas têm a globalização social com elasticidade tanto no curto como no longo prazo. Estas apresentam ser positivas e estatisticamente significantes. Estes resultados poderão ajudar a desenhar melhores politicas para cada tipo de economia dependendo do seu nível de rendimentos.
- Causal Nexus Between Economic Growth, Inflation, Stock Market Development and Banking Sector DevelopmentPublication . Gaiolas, Pedro Nuno Pinheiro; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesA relação entre crescimento económico, inflação, desenvolvimento do mercado de ações e desenvolvimento do setor bancário foi estudada num painel de 21 países de rendimento elevado classificados pelo World Bank para o período 2001-2014 usando dados anuais. Todos os dados usados são extraídos do World Development Indicators do World Bank. Foi usando o PIB per capita constante para estudar o crescimento económico, a inflação no final do período para estudar a inflação e foi usado análise de componentes principais para a construção de duas variáveis que permitem o estudo do desenvolvimento do mercado de ações e do desenvolvimento do setor bancário, num painel VAR, testando a interdependência entre as variáveis bem como a causalidade à Granger, encontrando a presença de tanto causalidade unidirecional como bidirecional entre as variáveis. São também usadas as funções impulso-resposta e a decomposição da variância. Esta investigação defende que o desenvolvimento do mercado de ações e o desenvolvimento do setor bancário estimulam a economia.
- O comportamento alimentar infantil e as atitudes parentais face à alimentação das criançasPublication . Teixeira, Tânia Alexandra Gouveia; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daPretendeu-se, com a realização deste estudo, compreender a perceção dos pais acerca do peso corporal, da alimentação do seu filho e sobre os comportamentos neofóbicos, bem como as preferências alimentares da criança, de um modo exploratório e comparativo. Para tal recorreu-se à utilização de um Questionário sociodemográfico, do Child Feeding Questionnaire (CFQ), da Escala de Neofobia Alimentar e do Questionário de preferências alimentares. Na presente investigação participaram 96 pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, sendo que 32 pais pertenciam ao grupo clínico (crianças com acompanhamento psicológico) e 64 faziam parte do grupo não clínico. Os dados obtidos demonstraram que relativamente à neofobia alimentar, a maioria das crianças apresentam caraterísticas de neofobia, sendo que as crianças com acompanhamento psicológico apresentam níveis mais elevados. No que diz respeito ao CFQ, verificou-se que não as mães percepcionam-se como responsáveis pela alimentação dos filhos, utilizam muitas vezes a estratégia da restrição alimentar e monitorizam em grande proporção a alimentação dos filhos. Não foram encontradas diferenças entre as atitudes face ao comportamento alimentar infantil de pais de crianças com e sem acompanhamento psicológico. Não se verificaram correlações estatisticamente significativas entre as subescalas do CFQ e as habilitações literárias dos pais. Neste sentido, pode-se inferir que os resultados obtidos demonstram que os pais têm controlo acerca da alimentação da criança, e revelam alguma preocupação quanto comportamento alimentar dos filhos.