Browsing by Issue Date, starting with "2017-6-5"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Design num país em desenvolvimento um caso de Estudo no Namibe/AngolaPublication . Júnior, Agostinho Domingos; Baptista, Julio Londrim de Sousa CruzAtualmente e apesar do crescimento económico verificado nos designados países em desenvolvimento (PED) continua a existir um contraste gritante entre estes e os países industrializados usualmente designados de países desenvolvidos. Os produtos de design são pensados para serem fabricados e consumidos num contexto de um país industrializado, sendo poucos os designers que projetam para a produção e mercado de um contexto PED. Focada no contexto angolano, esta proposta de tese tem como objetivo clarificar os pressupostos de trabalho do designer do ponto de vista de um país em desenvolvimento. Entender os seus constrangimentos que podem ser económicos, tecnológicos, materiais, humanos e culturais, assim como os recursos locais à disposição, naturais e humanos. Este trabalho utiliza a comunidade Aida - localizada na província do Namibe, na vizinhança da cidade de Moçâmedes – como caso de estudo para perceber as suas necessidades, dificuldades e recursos locais, naturais e tecnológicos. Pretende-se com esta tese esclarecer os pontos de partida que possibilitam o princípio de uma base de trabalho de projeto em design no contexto de um PED, mais especificamente a região do Namibe, Sudoeste de Angola.
- Proposta de Projeto para a Requalificação da Zona Desportiva da Pelariga, PombalPublication . Mendes, Alex Nogueira; Pinto, Luis Miguel de Barros MoreiraO tema desta dissertação trata de um estudo teórico-prático sobre a requalificação de uma zona e complexo desportivo na freguesia da Pelariga, Pombal, do clube local cujo desenvolvimento tem sido gradual, visando colmatar as lacunas existentes para uma boa pratica desportiva e gestão dos recursos que não abastecem a demanda existente. O desporto representa vários fatores para a sociedade de quem a realiza, na prática de atividades físicas, que beneficia a saúde e melhora as aptidões físicas, na interação social com terceiros, cultivando novos contactos e habilidades para comunicar com diferentes públicos, e na sensibilização de regras impostas nos diferentes desportos, orientado esses costumes para o dia-a-dia na sociedade. A dissertação assenta numa observação, sintetizada e bem direcionada sobre o presente, na busca de casos desfavoráveis e de casos favoráveis, tanto a nível das instalações existentes, na restruturação/ampliação dos edifícios de apoio, a nível de planeamento urbano, na reorganização da zona desportiva, regional. Será desenvolvido uma investigação nesse sentido, contextualizando essas temáticas de modo a realizar uma proposta de caracter urbano, abrangendo as necessidades e a importância da sua presença na comunidade, nas mais-valias que ira oferecer a população local e circundante, notabilizando o potencial que a área possui, local amplo e com boa localização atuais e futuras do clube para o seu desenvolvimento, procurando obter um projeto plausível e razoável, tendo noção que os fundos para instituições locais não são abundantes. Neste contexto, esta dissertação pretende desenvolver projetos de arquitetura, no sentido de modernizar e requalificar a zona desportiva num centro de referencia local para a pratica de desporto, de atividade e de lazer, atraindo a população de diversas idades e beneficiar todas as partes envolvidas.
- Estudo Qualidade de Vida em crianças e a amamentaçãoPublication . Neves, Eduardo Francisco Nunes Mateus Soares das; Almeida, Anabela Antunes de; Costa, Ricardo Jorge Barros daIntroducción: La Calidad de Vida en los niños que reciben lactancia parece ser superior a los que no la reciben, debido a los beneficios que trae en la prevención de enfermedades no comunicables. La lactancia también aparenta tener un factor protector contra la obesidad. Los objetivos de este trabajo es realizar una revisión bibliográfica actual sobre la lactancia y su influencia en la calidad de vida de los niños tomando como prioridad la obesidad y el sobrepeso. Métodos: Para ejecutar este trabajo, la búsqueda de la información se realizó, en primera instancia, en las plataformas PubMed, Medscape y WHO, disponibles en Internet. Además, se utilizaron libros del área de estudio. Inicialmente se hizo una búsqueda general utilizando los términos: “breastfeeding” y “quality of life”. Sin embargo, los títulos se filtraron por medio de su fecha de publicación para tomar en cuenta solamente los textos llevados a cabo del 2000 al 2016, con la finalidad de obtener las publicaciones y estudios más recientes. Conclusión: La conclusión final, tras la revisión sistemática presentada y la oponencia a esta afirmación es que la lactancia protege contra la obesidad, también ayuda el niño a protegerse contra diversas enfermedades y a desarrollar un vínculo emocional con su madre que es fundamental para sus primeros años de vida y para asegurar una buena calidad de vida. Con relación a la madre, ella también tiene muchos beneficios por lo cual se debe ayudar en su promoción, en especial en periodos superiores a 6 meses, tal y como lo ha hecho la Organización Mundial de la Salud en esta última década.