Browsing by Issue Date, starting with "2017-6-7"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Reabilitação utilizando Sistema Estrutural em Aço Proposta para um edifício industrial na CovilhãPublication . Fructuoso, Davide Joel Dias; Campos, Inês Daniel deNa construção de edifícios até à Revolução Industrial os materiais utilizados na construção apresentavam limitações estruturais que não possibilitavam um grande número de pisos e limitavam o espaço entre vãos, não permitindo construções em open-space, sendo necessário encontrar novas soluções. Com a Revolução Industrial surgem novos materiais como o ferro, o aço, o vidro e o betão armado que permitem novas soluções arquitetónicas, mais arrojadas possibilitando a construção de projetos de grande escala, o que outrora era impossível de alcançar com os sistemas tradicionais de construção. Neste contexto pretende-se realizar um estudo centrado na utilização de sistemas estruturais em aço na reabilitação de um edifício industrial em alvenaria de pedra e betão, nas paredes, lajes e coberturas, assim como perceber como conjugar dois materiais diferentes e as suas vantagens na Arquitetura atual. A Covilhã apresenta-se como um dos muitos exemplos da desindustrialização europeia, onde permanecem diversos edifícios industriais devolutos, sendo imprescindível a sua recuperação. Como reabilitar estes grandes espaços, que funções programáticas lhe devemos atribuir e de que forma deve ser interpretada a sua intervenção, são questões às quais esta dissertação pretende responder. Para complementar esta dissertação, pretende-se realizar uma proposta de projeto num edifício industrial, utilizando as estruturas metálicas de forma contemporânea, como se um “organismo vivo” reocupasse o vazio existente. O foco principal consiste em oferecer à cidade da Covilhã uma nova forma de intervir no espaço industrial com a utilização de sistemas estruturais em aço.
- Tratamento do carcinoma da próstata resistente à castraçãoPublication . Faria, Carlos Augusto Sécio; Pereira, Bruno Alexandre Guerra JorgeIntrodução: O cancro da próstata é o tumor maligno mais frequente e encontra-se entre uma das principais causas de morte associadas a neoplasias no mundo ocidental. Durante vários anos a terapêutica de supressão androgénica tem sido o tratamento standard para pacientes com cancro da próstata metastizado. Contudo, apesar de inicialmente apresentarem uma resposta favorável, esta é geralmente de curta duração, evoluindo esta patologia para um estadio denominado de carcinoma da próstata metastático resistente à castração. Com o aumento da incidência desta patologia, tem decorrido uma vasta investigação de abordagens terapêuticas capazes de melhorar a sobrevida e a qualidade de vida destes pacientes. Objetivos: Analisar a literatura atual sobre o tratamento do carcinoma da próstata metastático resistente à castração, dando especial atenção à quimioterapia, hormonoterapia, imunoterapia, terapêuticas ósseas e aos novos agentes. Métodos: Para este estudo, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica recorrendo principalmente à PubMED, Medline, ScienceDirect e Scielo. Foi também consultada a base de dados da ClinicalTrials.gov para a pesquisa de ensaios clínicos em curso na área do carcinoma da próstata metastático resistente à castração. Foram excluídos, pela leitura do título e abstract, artigos que versavam sobre outras fases do carcinoma da próstata que não a fase resistente à castração. Discussão: Durante vários anos a quimioterapia com Docetaxel foi o tratamento gold-standard para o carcinoma da próstata metastático resistente à castração, com uma sobrevida geral média de 19,2 (versus 17,8) e 17,5 (versus 15,6) meses, relativamente a esquemas terapêuticos sem Docetaxel, nos ensaios clínicos TAX327 e SWOG9916, respetivamente. Outros agentes foram, entretanto, aprovados por apresentarem superioridade na sobrevida geral média relativamente a outros esquemas terapêuticos de comparação, estes incluem o Cabazitaxel, a Abiraterona, a Enzalutamida e o Sipuleucel-T. Foram ainda aprovados agentes que demonstraram benefícios a nível ósseo como o Denosumab e Alfaradina. De salientar, que existem vários agentes que não demonstraram benefício, enquanto outros ainda estão em estudo e os seus resultados ainda não foram divulgados. Conclusão: O tratamento do carcinoma da próstata resistente à castração está a mudar rapidamente. Atualmente os agentes de primeira linha são o Docetaxel, Sipuleucel-T, Abiraterona, Enzalutamida e a Alfaradina. O tempo em que se deve iniciar terapêutica de segunda linha permanece pouco claro e baseia-se na progressão clínica da doença sob terapêuticas de primeira linha. O desafio atual é perceber como otimizar os agentes recentemente aprovados e qual é a melhor sequência de tratamento para este grupo específico de doentes com cancro da próstata.
- Utilização dos Princípios da Arquitetura Bioclimática no Projeto de Habitação ModularPublication . Henriques, Nuno Miguel Moreira; Carlos, Jorge Manuel da SilvaArquitetura bioclimática é um conceito que visa a harmonização das construções com o meio ambiente de forma a otimizar a utilização dos recursos naturais disponíveis (luz solar e o vento), possibilitando conforto e harmonia entre o Homem e a natureza. Em primeiro plano destaca-se a estruturação do projeto arquitetónico segundo as características bioclimáticas de cada local de maneira a aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental. Face a esta premissa é tido como principal objetivo desta dissertação, analisar e refletir a aplicabilidade destes conceitos, num caso prático de intervenção urbana. Uma vez que o caso prático está intrinsecamente dependente das características bioclimáticas de cada local, a escolha do local dita quais as condicionantes climáticas e necessidades do projeto. Em Portugal encontram-se zonas climáticas distintas, desde climas muito quentes a climas frios, dependendo também das estações do ano. Devido às consequências do aquecimento global dificilmente conseguimos identificar quatro estações e praticamente só duas se destacam, o Inverno e o Verão. O objeto de estudo será desenvolvido recorrendo à utilização de materiais pré-fabricados, num contexto modular, individual e com possibilidade de ser transladado para diferentes locais, com características climáticas distintas, tendo como base a aplicação dos conceitos descritos acima. Pretende-se assim que o resultado final seja uma proposta de habitação modular adequada às necessidades atuais, onde a oferta de conforto ao utilizador e a integração do edifício no seu meio envolvente são requisitos prioritários. Pretende-se aqui recorrer sempre aos recursos naturais como principal fonte de sustento. Em último plano, ambiciona-se ainda que seja uma proposta apelativa e com potencial de desenvolvimento.
- Balanite Xerótica Obliterante/ Líquen EsclerosoPublication . Machado, André de Sousa; Pereira, Bruno Alexandre Guerra JorgeA balanite xerótica obliterante trata-se de uma doença de etiologia indeterminada, apesar das fortes evidências de etiologia auto-imune e associação com doenças de cariz auto-imune como hipertiroidismo, vitiligo, hipotiroidismo e DM I. A BXO afeta principalmente indivíduos de raça caucasiana, não sendo muito comum a incidência da mesma em doentes com idade inferior a 2 anos. A forte associação da patologia com o carcinoma peniano aliada a um constante subdiagnóstico pode contribuir para a prevalência aumentada de complicações como fimose, estenose do meato uretral e insuficiência renal obstrutiva, o que se traduz em mais gastos com a paliação e tratamento das consequências da BXO. A detecção precoce é um elemento chave na prevenção dessas mesmas complicações, sendo que a estratégia terapêutica de eleição – a circuncisão – é tecnicamente simples, acarreta poucos custos para o Sistema Nacional de Saúde e é extremamente eficaz enquanto medida terapêutica e preventiva.
- Tratamento primário do carcinoma da próstata metastizadoPublication . Almeida, Pedro Leonel Frias Couraça Carvalho de; Pereira, Bruno Alexandre Guerra JorgeO carcinoma da próstata é uma das neoplasias de maior incidência nos indivíduos do sexo masculino a nível mundial. Nas últimas décadas, com o avanço tecnológico, novos meios complementares de diagnóstico introduzidos e novos tratamentos emergentes, houve uma melhoria significativa no que diz respeito à sobrevida destes doentes. Porém, tal não se verificou nos casos de carcinoma da próstata metastizado ao diagnóstico. A percentagem de homens que se apresenta com carcinoma da próstata metastizado tem diminuído ao longo dos anos, graças ao diagnóstico precoce, incrementando, desta forma, neoplasias detectadas em fases iniciais. Atualmente, o tratamento standard baseia-se em terapêutica sistémica, não curativa, que apenas retarda a progressão da doença que invariavelmente acabará por evoluir, frequentemente por evolução do carcinoma da próstata para a fase de resistência à castração. Esta progressão levará a uma diminuição acentuada da qualidade de vida dos pacientes, entre outros pela maior incidência de sintomas relacionados com a progressão da neoplasia primária. Estudos recentes apontam para a potencial vantagem na realização de tratamento dirigido à neoplasia primária na presença de doença disseminada, tal como se realiza em doenças oncológicas que afetam outros órgãos. Assim, a prostatectomia radical e a radioterapia dirigida apresentam-se como as principais opções de tratamento primário nestes casos. Vários estudos de caracter retrospetivo demonstram diminuição das taxas de mortalidade, aumento da probabilidade de sobrevivência a 1, 3 e 5 anos, diminuição da incidência de sintomas locais e aumento do tempo necessário para a progressão da doença. Os resultados acima apresentados são suportados por várias teorias que procuram explicar as potenciais vantagens do tratamento primário em casos de doença disseminada. São elas o controlo da doença local, prevenção/controlo do estabelecimento de (novas) metástases, melhoria da eficácia das terapêuticas sistémicas e prevenção de síndromes paraneoplásicos. Desta forma, parece existir evidência para a realização de tratamento local em casos selecionados de carcinoma da próstata metastizado ao diagnóstico. Não obstante, é indispensável ter em conta que a maioria dos estudos existentes são de carácter retrospetivo e estudos de modelo prospetivo, com critérios de seleção de doentes bem definidos como forma a poder sustentar os dados existentes e poder perceber quais as indicações para a realização de tratamento local nos casos de carcinoma da próstata metastizado, são fundamentais para conclusões mais consistentes.
- O papel da estimulação magnética transcraniana repetitiva no tratamento do tremor mistoPublication . Almeida, Vasco Paisana Pires; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz; Pinto, NunoIntrodução: Doente do sexo masculino, 69 anos, com o diagnóstico de síndrome parkinsónica com tremor misto (tremor de repouso e tremor cerebelar) mais acentuado do lado esquerdo, rigidez e bradicinesia ligeiras, de evolução gradual desde há 30 anos. É seguido na consulta de neurologia da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG), com uma história de insucessos terapêuticos farmacológicos sucessivos pois, apesar de ter realizado a terapêutica otimizada com a associação carbidopa + levodopa, para além da restante medicação, tem vindo a sofrer um agravamento dos seus tremores, tendo sido proposto para estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr). Trata-se de uma técnica não invasiva de estimulação craniana que tem ganho popularidade devido ao seu potencial terapêutico nos sintomas motores de doentes parkinsónicos. Metodologia: Relativamente à componente teórica do trabalho, a revisão bibliográfica foi realizada baseada em livros atualizados e em bases de dados biomédicas reconhecidas, como Pubmed e Medscape. Quanto à componente prática, foi efetuada a recolha da história clínica completa bem como o exame físico, no dia 27 de fevereiro de 2015, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). De 12 a 16 de março de 2015, o doente foi sujeito a 5 sessões diárias de estimulação em que se aplicaram sequencialmente 1200 pulsos de EMTr inibitória a 0.9 Hz sobre o córtex motor primário em ambos os hemisférios e efetuou-se a medição da pontuação UPDRS em dois momentos: antes do procedimento, pré-EMTr, a 27 de fevereiro de 2015; e pós-EMTr, a 06 de junho de 2015. Resultados: Os resultados revelaram um aumento da pontuação da escala UPDRS após a aplicação da EMTr, ou seja, um agravamento da sua sintomatologia motora, à custa do agravamento da escrita, do vestir, do discurso e do tremor de repouso. O único parâmetro que experimentou uma melhoria após o procedimento foi a estabilidade postural. O tremor cerebelar permaneceu inalterado. A pontuação pré-EMTr total foi de 28 pontos, enquanto que a pontuação pós-EMTr foi de 32 pontos. Conclusão: No caso do tremor de repouso, estudos efetuados em doentes parkinsónicos demonstram resultados discordantes, havendo muitos que relatam efeitos potencialmente benéficos do procedimento e muitos que relatam o mesmo como sendo ineficaz. Contudo, os mesmos apontam para um possível efeito terapêutico da EMTr inibitória sobre M1, o que não se verificou neste doente. Relativamente ao tremor cerebelar, não existem estudos acerca desta técnica como possível ferramenta terapêutica. Este caso clínico alerta para a necessidade de futuros ensaios clínicos randomizados controlados de larga escala com follow-up apropriado que possam ajudar os investigadores a definir o papel da EMTr no tratamento do tremor misto assim como estudos futuros para definir os parâmetros ótimos de estimulação.
- Intestinal Polyposis SyndromesPublication . Silva, Ana Daniela de Oliveira e; Sousa, Sérgio Abílio Teixeira Bernardo de; Maia, SofiaIntroduction: Currently, colorectal carcinoma is the most prevalent gastrointestinal cancer in the world and the second cause of death from malignant disease. Hereditary polyposis syndromes account for about 1% of colorectal cancer. Familial Adenomatous Polyposis is the second most common inherited colorectal cancer syndrome and it is characterised by the early development of tens to thousands of adenomatous polyps and/or cancer in the colon and rectum. MUTYH-Associated Polyposis is associated with dozens or few hundreds of adenomatous polyps in the colon and an increased risk of colorectal cancer. Objective: The present work will focus on adenomatous polyposis syndromes, in particular on the description of two families with rare presentations and review of the literature. Clinical Cases: The first clinical case is a 17-year-old male who presented with a phenotype characterised by non-progressive bowing of the right leg detected at 18 months of age caused by a fibula malformation (pachydysostosis) and a large exophytic osteoma of the left radius, noticed at the age of 15 years, without gastrointestinal symptoms. Detailed clinical and radiological characterisation revealed multiple osteomas (of the left fibula, left ilium, metacarpals and mandible), skin lesions and dental abnormalities, raising the hypothesis of Gardner Syndrome. This diagnosis was confirmed by genetic testing (a de novo mutation in the APC gene was identified) and endoscopic investigation, which identified the presence of multiple adenomatous polyps throughout the colon, ileum and stomach. The second clinical case is the report of a 34-year-old male with adenomatous colonic polyps (45 polyps at the age of 33 years) and a family history of adenomatous polyposis and colon neoplasia. The patient's family history suggested an autosomal dominant inheritance pattern, which would be in favour of a mutation in APC gene (autosomal dominant inheritance) rather than mutations in MUTYH gene (autosomal recessive pattern), which ended up being the correct diagnosis. Final Remarks: The clinical cases here described illustrate the diversity of presentations in patients with adenomatous polyposis syndromes and the challenges in their accurate recognition and diagnosis. The first case points out the difficulties in establishing an early diagnosis in a de novo APC mutation, which is essential for an appropriate management. It also emphasizes the importance of a detailed clinical characterization, including FAP extra-colonic manifestations, and the need of a multidisciplinary team in reference centres, articulated with international experts. The second clinical case highlights the importance of a detailed family history and of international guidelines, in particular for the appropriate genetic testing strategy.
- Projeto de Requalificação para o Mercado Municipal da Vila da NazaréPublication . Gonçalves, Joana Rita Benta; Jular, Jorge Eduardo RamosO estado de degradação do atual edifício do Mercado Municipal da Vila da Nazaré é uma realidade que se encontra à vista de todos, apesar de ainda se encontrar em atividade. Desta forma, surgiu como tema pertinente no âmbito da realização da presente dissertação de Mestrado a proposta de requalificação do mesmo edifício. Pretende-se, também, salientar o interesse contemporâneo na temática da reabilitação e requalificação urbana, atentando à problemática das cidades envelhecidas e sua progressiva degradação e desajuste às necessidades e modos de vida de uma sociedade em evolução. Sabe-se que o surgimento dos Mercados Públicos se traduziu numa das forças modeladoras das cidades europeias desde a Idade Média, dando-se a primeira fase de construção dos novos mercados de metal no séc. XIX e início do séc. XX, sendo atualmente associados a um formato do passado. Através do acentuado aparecimento e desenvolvimento de novas formas comerciais do séc. XXI, temos vindo a assistir a uma necessidade crescente de revolucionar o comércio tradicional que por si tem o objetivo de proporcionar vida aos centros urbanos e assim os revitalizar. Situado na zona central da Vila da Nazaré, denominada de Praia da Nazaré, o Mercado traduz os modos de vida daquela sociedade desde há centenas de anos, tornando-se um espelho da sua cultura não só para os que habitam a região, mas também para aqueles que a procuram visitar e conhecer. Através da identificação das patologias que o próprio edifício apresenta acerca do seu estado de conservação e posterior análise de alguns casos de estudo, pretende-se resolver e delinear uma estratégia que permita a valorização e reconhecimento do imóvel para que o mesmo possa continuar a fazer parte do desenvolvimento daquela sociedade no presente e no futuro. O projeto de requalificação do edifício pretende dotar o espaço de características modernas que atraiam até si os habitantes da região e os turistas que visitam cada vez mais a Vila, procurando valorizar o seu património cultural.
- Porencefalia no século XXIPublication . Matos, Maria Inês Tomás de Sousa; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha VazA porencefalia é um distúrbio raro que se define como uma anomalia do sistema nervoso central caracterizada por quistos preenchidos por líquido cefalorraquidiano, de tamanho variável, no parênquima cerebral, que se associam a hemorragias e isquemia. A prevalência exata é desconhecida, mas vários estudos mostraram que é semelhante no sexo masculino e feminino. A leucomalácia periventricular constitui o hallmark da doença. Etiologicamente divide-se em congénita ou adquirida e classifica-se como esporádica ou hereditária. A maioria dos casos são esporádicos, resultando de hemorragia, isquemia cerebral, obstrução do fluxo sanguíneo e infeções, alterações que ocorrem como consequência de múltiplas condições, sendo a mais comum o enfarte hemorrágico periventricular. Por outro lado, a porencefalia hereditária tende a desenvolver-se num contexto pós-hemorrágico em indivíduos com trombofilias hereditárias ou com mutações dos genes COL4A1 ou COL4A2. Estes genes são transmitidos de forma autossómica dominante, com penetrância incompleta, sendo importantes para a criação do colagénio tipo IV, um componente essencial à estrutura das membranas extracelular e basal. A idade de início, os sintomas específicos, a progressão e a severidade da porencefalia variam de indivíduo para indivíduo e dentro da mesma família. As manifestações clínicas dependem da localização e do tamanho da lesão tendo, na maioria dos casos, início na infância. O diagnóstico de porencefalia é imagiológico, definindo-se como um defeito cerebral circunscrito, revelado na tomografia computorizada ou na ressonância magnética. Em casos com história familiar positiva é importante testar as mutações do COL4A1 e COL4A2. Não existe uma terapêutica específica para a doença, sendo o tratamento essencialmente de suporte. As intervenções precoces são importantes para assegurar que as crianças atingem o seu potencial de desenvolvimento máximo. O prognóstico é pobre na maioria dos casos, não sendo dependente da causa, mas sim da localização e extensão da lesão. O caso clínico apresentado alerta para a dificuldade do diagnóstico diferencial imagiológico desta patologia. A doente estudada, com 85 anos, do sexo feminino, apresentou-se nas consultas de neurologia após descoberta incidental de um quisto intracerebral, num contexto de cefaleias intensas e de longa duração. O diagnóstico diferencial é difícil e coloca-se entre um quisto aracnóide, um quisto neuroepitelial e um quisto porencefálico. Com as informações descritas nos relatórios imagiológicos é complexo definir-se um diagnóstico definitivo da patologia, o que demonstra a falta de contacto com a mesma pela comunidade médica.