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- Aprendizagem de técnicas médicas: comparação da retenção do ensino tutorizado com o ensino através de recurso vídeo/multimédiaPublication . Silva, Flávio Elísio Vasconcelos; Patrão, Luis Manuel Ribau da Costa; Tjeng, Ricardo; Sá, Juliana Marília Pereira deIntrodução: Atualmente, o ensino de técnicas médicas tem como procedimento gold-standard o ensino tutorizado em grupo e nunca com um vídeo como veículo principal de informação. Este projeto pretende comparar a retenção da aprendizagem do método tradicional com um método usando um vídeo instrutor em duas técnicas diferentes: a artrocentese e a punção arterial radial. Métodos: Foram selecionados para o estudo alunos do primeiro ano do mestrado integrado em Medicina que nunca tenham tido contacto prévio com a aprendizagem de técnicas médicas. Foram distribuídos em grupos pelos dois métodos de ensino testados e ambos tiveram o mesmo tempo de prática em simulação. Posteriormente, os alunos foram submetidos a avaliações a curto e médio prazo pelo mesmo avaliador que desconhecia a proveniência destes. A vídeo de ensino da punção articular do joelho foi produzido pelo New England Journal of Medicine ao passo que para a punção arterial radial foi construído um vídeo de raiz na língua nativa. No final do projeto, cada aluno deu a sua opinião relativamente às técnicas estudadas em formato de questionário. Resultados: Na punção articular do joelho os alunos que aprenderam com vídeo obtiveram melhores resultados na componente teórica e piores na componente prática. Na punção arterial radial os resultados foram estatisticamente semelhantes entre ambos os métodos. No questionário de opinião, a maioria dos alunos expressou vontade de ter um tutor presente na aprendizagem de técnicas médicas embora gostassem de ter mais vídeos como meio complementar de estudo. Conclusão: Comparando com o método tradicional, a aprendizagem com vídeo poderá ter melhores resultados a nível da assimilação de conceitos teóricos porque os conceitos tendem a ser mais apreendidos num ambiente apelativo de multimédia tal como referido na teoria de Mayer. Contudo, os alunos preferem um acompanhamento por tutor, o que deve ter-se em conta numa aprendizagem centrada no aluno. É também importante a construção de vídeos adequados a cada técnica. Como fraquezas, o método de aprendizagem com vídeo não pode ser aplicado a procedimentos mais complexos tal como não consegue dar feedback enquanto os alunos praticam, o que pode levar a alguns erros no processo.
- A construção da protagonista como representação do exílio durante o período soviético na obraPublication . Pita, André Laender; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoEsta dissertação faz uma análise de como o autor Milan Kundera construiu a personagem Tamina, protagonista do seu romance O Livro do Riso e do Esquecimento, de maneira que fosse apresentada como uma representação do exílio, sendo reflexo de diversas referências ao tema ao longo da obra. O trabalho busca explicar como o romance escrito em sete partes, aparentemente desconexas, consegue manter uma coesão ao colocar a personagem Tamina em posição central, fazendo com que os demais núcleos da narrativa sejam voltados para ela. Desta forma, o trabalho oferece uma perspectiva de análise da protagonista que incorpora o momento histórico da narrativa, assim como a questão política da época em torno da antiga Tchecoslováquia.
