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- Porque vós trabalhais, não é verdade?:Publication . Marinho, Lina Raquel de Oliveira; Nascimento, André Barata; Soares, Jorge CoelhoO objetivo deste trabalho é (re)pensar a significação ética da realização do caráter político nas relações, que é próprio ao domínio comum-público. Esta reflexão parte com Hannah Arendt, que ocupa um lugar privilegiado nesta Tese, e abre diálogo com outros autores, escolhidos e julgados pertinentes para dar conta desta questão central. De saída, trata-se de compreender, sob o olhar desta autora, as dimensões elementares da sua teoria acerca da vita activa: trabalho (labour), obra (work) e ação (política), primeiramente do lugar mais inaugural do seu próprio pensamento e, então, conforme as representações históricas, segundo Dominique Méda, e a própria genealogia secularizada do capitalismo, segundo Max Weber, em relação a estas dimensões. Estamos assujeitados a uma vida contemporânea comprimida em trabalho (labour), pelas vias de um capitalismo hegemônico, cada vez mais imaterial e das emoções, tal como nos explicitam autores como André Gorz e Byung-Chul Han. Somos por excelência uma sociedade de trabalhadores e consumidores, cujas crises mais estruturais dizem respeito à constante liberação de um trabalho ‒ a partir dos pretendidos e desejáveis avanços de produtividade ‒ que foi concebido enquanto função social das nossas próprias relações. Atualmente consumimos empregabilidade para trabalhar, enquanto presenciamos, sem trabalho propriamente, o esvaziamento de significação da vida, assim concebida. Antes mesmo que o sujeito pudesse se emancipar politicamente, foi o trabalho na sociedade do capitalismo, por ele mesmo, que se emancipou, adquirindo desde um cunho ético de dever até uma valoração extremamente positivada. Sob o traço metodológico de interlocuções ‒ uma atitude deliberada de pesquisa que se propõe estar junto com as vozes da resistência e a ouvi-las ‒, este trabalho ilustra ou coloca em evidência alguns dos epicentros de alternativas outsiders que reverberam para as bordas ondas ambivalentes de possibilidades de rupturas e de saídas e superação desta lógica, como a Comunidade Noiva do Cordeiro, em Belo Vale/Minas Gerais/Brasil; a Comunidade de Tamera, em Portugal; e o movimento europeu sociopolítico do Decrescimento. Estas iniciativas outsiders fazem denunciar as fissuras e brechas mais sintomáticas das contradições da sociedade do trabalho no capitalismo, enquanto expõem sua genuína práxis de caring democracy and work. Este trabalho é uma espécie de peça anárquica a denunciar a urgência sintomática de devolvermos ao nosso domínio público o seu caráter político a partir do diálogo que tem de participar da ação política. Por outras palavras, a partir de narrações de fato de representatividade subjetiva e a partir de uma ética da disponibilidade dos sujeitos ao encontro, tal como compreendido pelo filósofo Martin Buber. Um dialogar, por sua vez, que convoca à revelação do “quem que age” do lugar das “emoções que nos fabricam” (íntimo) e do “governo destas” (contingência). Uma política que é o próprio acontecer daquilo que temos em plena igualdade: a diferença.
- Critérios para definição da composição de betões leves autocompactáveis com agregados de argila expandidaPublication . Nepomuceno, Miguel; Oliveira, Luiz Antonio Pereira de; Pereira, Sandrine de FreitasEste artigo descreve um estudo experimental que teve como objetivo a definição de parâmetros para a composição de betões leves autocompactáveis (LWSCC), incorporando agregados grossos de argila expandida e agregados finos de areia natural rolada. Assumiu-se como referência a metodologia proposta por Nepomuceno et al. para os betões autocompactáveis de densidade normal (SCC) e investigaram-se as alterações necessárias para obter os LWSCC. A campanha experimental incluiu a caracterização dos materiais constituintes, com especial ênfase na absorção dos agregados leves. Avaliou-se a curva granulométrica de referência para os agregados grossos leves e as propriedades do escoamento das argamassas adequadas à produção dos LWSCC. Investigou-se a relação entre os parâmetros da mistura e a resistência à compressão do betão, a massa volúmica seca e a trabalhabilidade (ensaio de espalhamento, ensaio de fluidez no funil-V e a capacidade de passagem na caixa-L). Foi ainda avaliada qualitativamente a segregação estática através da imagem da secção longitudinal de cilindros moldados. O estudo permitiu concluir que a absorção dos agregados leves constitui um aspeto relevante. Constatou-se que a curva de referência dos agregados grossos e as propriedades reológicas das argamassas propostas por Nepomuceno et al. para os SCC são adequadas à obtenção de LWSCC. No estado fresco, todos os betões cumpriram os critérios de autocompactabilidade e a análise qualitativa das secções longitudinais de cilindros revelou misturas homogéneas, sem segregação. Concluiu-se que a resistência à compressão dos LWSCC depende não só da razão água/cimento mas também do volume de agregados grossos leves na mistura. Por outro lado, o volume de agregados leves afeta a massa volúmica seca, pelo que a composição terá de resultar do equilíbrio entre a resistência à compressão e a massa volúmica pretendidas. Foram obtidas as correlações necessárias para a definição da composição de betões leves autocompactáveis com agregados de argila expandida.
- Atividade Física e Bem-estar em População Sénior: Conteúdo dos objetivos para a prática e o seu impacto na atividade física, satisfação com a vida e afetoPublication . Antunes, Raul de Sousa Nogueira; Serra, Luis Filipe Cid; Marinho, Daniel AlmeidaAs alterações demográficas que se verificam, não só no nosso país, mas à escala global, são caracterizadas pelo envelhecimento da população, levando a que a investigação se centre nos aspetos que podem contribuir para uma melhoria deste processo. Muitos têm sido os dados referentes ao impacto do envelhecimento na saúde dos sujeitos, mas também ao nível económico e social. Desta forma, o objetivo deste trabalho centra-se na compreensão do conteúdo dos objetivos que levam os idosos a praticar atividade física, bem como na análise dos efeitos que podem desempenhar nas variáveis que constituem o bem-estar subjetivo (satisfação com a vida e afeto positivo e negativo), bem como, analisar as diferenças ao nível destas variáveis em função da quantidade de prática de atividade física. Para tal, adotámos as seguintes etapas no nosso trabalho: i) introdução geral; ii) estudos de validação dos instrumentos para uma amostra de idosos portugueses (Goal Content for Exercise Questionnaire – GCEQ; Satisfaction with Life Scale – SWLS; Positive and Negative Affect Schedule - PANAS); iii) análise do conteúdo dos objetivos para a prática de atividade física e do impacto no bem-estar subjetivo. As principais conclusões que resultam deste trabalho são as seguintes: os instrumentos apresentaram boas qualidades psicométricas para avaliar os respetivos construtos na população sénior; a saúde foi o motivo que se revelou mais importante para a prática de atividade física; foram encontrados efeitos positivos e significativos do conteúdo dos objetivos que levam os idosos à prática de atividade física sobre as variáveis do bem-estar; os idosos que praticam maior quantidade de atividade física percecionam níveis mais elevados de satisfação com a vida e afeto positivo, e níveis mais reduzidos de afeto negativo. Estes dados permitem aprofundar o conhecimento dos profissionais que trabalham com idosos no âmbito de programas de atividade física, acerca do conteúdo dos objetivos que os levam à prática, bem como, o impacto ao nível do seu bemestar subjetivo.
- An analytical approach to assess the influence of the massive wall material, thickness and ventilation system on the Trombe wall thermal performancePublication . Sá, Ana Cristina Briga; Martins, Analisa; Cunha, José Boaventura; Lanzinha, João; Paiva, AnabelaThe influence of the massive wall material, thickness and ventilation system on the Trombe wall thermal performance was analysed based on an analytical methodology. Results obtained from experimental work will also be added to this study. During the heating season, for the non-ventilated Trombe wall, the global heat gains decrease is not proportional to the thickness increase, and this ratio depends on the massive wall material heat storage capacity. A ventilation system in the massive wall leads to higher heat gains due to the air convection, but this growth is not in the same proportion for the different materials. If solid brick or earth is used, heat gain values are much higher than those obtained if there is no ventilation system, increasing to the double in the case of earth and 2.5 times more in the case of solid brick. When the massive wall is ventilated and made of granite, an increase in the gains of 44.06% is obtained when compared with the non-ventilated. During the cooling season, closing the ventilation system and the external shutter leads to heat gains considerably lower than those obtained during the heating season. In this case, earth can be a suitable material.
- Atividade Física e Bem-Estar em População Sénior: Determinantes motivacionais da atividade física, vitalidade subjetiva e felicidade subjetivaPublication . Couto, Nuno Rafael Pedro do; Serra, Luís Filipe Cid; Marinho, Daniel AlmeidaAs projeções demográficas indicam que, em 2050, a população mundial acima dos 60 anos será o dobro da atual. Por outro lado, também estão amplamente documentados, na literatura científica, os inquestionáveis benefícios que a prática de atividade física tem no bem-estar da população sénior. No entanto, são os idosos que possuem uma menor quantidade de atividade física. Assim, sabendo que as necessidades psicológicas básicas desempenham um papel fundamental na regulação do comportamento, nesta faixa etária, o objetivo principal deste estudo foi analisar o impacto das necessidades psicológicas básicas, sobre a prática de atividade física e bem-estar em sujeitos idosos. Investigou-se, ainda, de que forma a perceção de bem-estar se faz distinguir, em função dos diferentes níveis da prática de atividade física. Para tal, foram adotados os seguintes passos: (i) validar, para a população sénior portuguesa, a Subjective Happiness Scale, Subjective Vitality Scale e a Basic Need Satisfaction General Scale; (ii) analisar o impacto da satisfação das necessidades psicológicas básicas, na globalidade da vida dos idosos, sobre a felicidade subjetiva, vitalidade subjetiva e prática de atividade física; (iii) estudar as diferenças das variáveis do bem-estar, em função da prática de atividade física. As principais conclusões que advêm do trabalho são as seguintes: (i) através das validações das escalas, foi encontrado um modelo de medida válido para avaliar a felicidade subjetiva, vitalidade subjetiva e satisfação das necessidades psicológicas básicas na generalidade da vida dos idosos portugueses; (ii) o valor global de satisfação das necessidades psicológicas básicas é preditivo de felicidade subjetiva e vitalidade subjetiva, não predizendo, diretamente, a prática de atividade física; (iii) de forma isolada, as necessidades de autonomia, relação e competência predizem a perceção de felicidade subjetiva e vitalidade subjetiva, sendo a necessidade de competência, a única que prediz positivamente, a prática de atividade física; (iv) existem diferenças estatisticamente significativas na perceção de felicidade subjetiva, e vitalidade subjetiva entre os diferentes níveis de atividade física. Em suma, podemos concluir que as necessidades psicológicas básicas têm um impacto positivo sobre o bem-estar dos idosos, e os que possuem uma maior quantidade de prática de atividade física são os que percecionam maiores níveis de felicidade subjetiva e vitalidade subjetiva.
- Concurrent training in prepubertal children: different combination approaches between resistance and aerobic training in physical fitness variablesPublication . Alves, Ana Sofia Ruivo; Marques, Mário António Cardoso; Marta, Carlos Jorge de Aquino CavaleiroConcurrent training has been investigated over the last three decades, amongst scientific community. This is an interesting topic for researchers due to the controversial results in literature, specifically in a school environment. Therefore, the purpose of this work was to analyze the effects of different combination approaches between resistance and aerobic training on explosive strength and aerobic capacity in a large sample of prepubertal children. Additionally, we intended to investigate the effects of training exercise mode alone on overall physical fitness in prepubertal children. For the accomplishment of these purposes the following sequence was used: i) reviewing the available literature; ii) assessing three different training methods (intra-session concurrent training, concurrent training in different sessions, and resistance training alone) and analyzing their effects on explosive strength and VO2max adaptations; iii) comparing two different intra-session concurrent training sequences on explosive strength and VO2max during 8-weeks training period; iv) proposing multiple linear regression models for determining distinct strength parameters and VO2max performances according to specific training programs with 8-weeks duration. The main conclusions found suggest that i) there is a limited research on training-induced physical fitness variables in prepubertal children; ii) the concurrent training performed in different sessions can be performed without implications on prepubertal children’ growth, as it is also effective for training-induced explosive strength and VO2max; iii) the concurrent training (intra-session or different sessions) and resistance training alone provide similar neuromuscular adaptations in prepubertal girls and boys; iv) the intra-session concurrent training, regardless the order, improve prepubertal children performance on explosive strength and VO2max; v) it is possible to develop indirect predictive models for each training method with 8-weeks duration. Our findings provide useful remarks about the effects of different combination approaches between resistance and aerobic training on explosive strength and aerobic capacity in prepubertal children. These results can be helpful for coaches, teachers and researchers to optimize explosive strength and cardiorespiratory fitness training in sports club and school-based programs, as well as a reliable source for further researches.
- Teaching methodologies in civil engineering: a multidisciplinary approachPublication . Virtudes, Ana L.; Rodrigues, Ilda Inácio; Santos, Bertha; Pop, MariaNowadays universities are rethinking their teaching methodologies not only in order to adapt to the use of new technologies, such as the ICT (information and communication technologies) or the GIS (Geographic Information Systems) but also in order to advance the international students towards a multidisciplinary approach. Thus, this article is the result of a multidisciplinary approach gathering scholars from Portugal and Romania, presenting a set of several teaching methodologies used on the domains of civil engineering. It is based on the experience of the University of Beira Interior (UBI) in Portugal and the Faculty of Constructions, Cadastre and Architecture of the University of Oradea (UO) in Romania. Among other descriptions, the conclusions show that there are several different and common aspects in between the Portuguese and the Romanian experiences. Regarding the common aspects there is the need of finding new teaching methodologies in order to consider the different backgrounds of the international students coming from several countries and continents, having diverse high educational systems. Thus, the international students are encouraged to work together and to actively participate in the development, presentation and discussion of their scientific findings.
- O impacto do evento na resposta ao traumaPublication . Arriaga, Miguel André Telo de; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaOs eventos traumáticos, muitas vezes violentos e inesperados, podem, pelo seu impacte deixar sequelas profundas, levar ao desenvolvimento de perturbações psicológicas e interferir na qualidade de vida das vítimas. É clara a existência de diferenças entre os eventos traumáticos, nas suas duração, intensidade e origem, pelo que se torna de importância fulcral focar e conhecer, para além dos efeitos patológicos do trauma, visão convencional da Psicotraumatologia, a existência de diferentes impactos causados por diferentes eventos. Trata-se de um estudo exploratório pioneiro em que a apresentação e a análise dos resultados permite uma compreensão do novo conhecimento científico, onde de forma clara, se permite perceber o impacto dos diferentes contributos dos eventos traumáticos em análise. Para além da caracterização dos diferentes eventos críticos, o estudo teve como objetivos (1) Caracterizar a exposição aos incidentes críticos e a prevalência da Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT) e comorbilidade associada; (2) Investigar a relação entre a exposição a eventos traumáticos e sintomatologia associada; (3) Identificar quais os preditores da PSPT, distresse e bem-estar psicológico; (4) Investigar a existência de possíveis diferentes impactos na sintomatologia pós evento traumático, em função do tipo de evento. No estudo participaram 301 pessoas de diferentes localizações geográficas do país, continente e ilhas, divididas em 5 grupos distintos, vítimas de acidentes rodoviários, desastres naturais, violência doméstica, neoplasia e um grupo de controlo. Os participantes eram de ambos os sexos, 63,1% (N= 190) de pessoas do sexo feminino e 36,9% (N=111) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, com uma média de idade de 36,70 (DP=13,11). Como instrumentos de recolha de dados, para além das variáveis de caracterização, foram utilizados a adaptação portuguesa do Inventário de Depressão de Beck (Beck et al., 1961) , a Lista de Acontecimentos de Vida (Blake et al., 1995), a versão validada para Portugal da Impact of Event Scale-Revised (Weiss & Marmar, 1997), o Inventário de Sintomas Patológicos (Derogatis, 1982), o Inventário de Desenvolvimento Pós-Traumático (Tedeschi & L. Calhoun, 1996), a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999) e o Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization Quality of Life Group, 1994). Os resultados deste estudo inovador apresentaram diferenças entre os diferentes eventos traumáticos e o impacto causado por cada um, nomeadamente no que respeita à sintomatologia Depressiva, Perturbação Stresse Pós-Traumático, Suporte Social e Qualidade de Vida. Não se confirmou um maior impacto no trauma psicológico nos eventos causados pelo homem vs. desastres naturais, não se verificando também a relação entre múltiplos eventos e aumento da sintomatologia de PSPT. Tais resultados corroboram o facto de as características dos diferentes eventos terem papel importante no impacto causado.
- Oficina do Trabalho Científico - Manual - Temas e exercícios - Ano letivo 2017-2018Publication . Schouten, Maria Johanna ChristinaManual para acompanhamento das aulas teóricas e práticas da unidade curricular «Oficina do trabalho científico» do primeiro ciclo em Sociologia da Universidade da Beira Interior. Apresenta uma visão geral dos tópicos tratados; sugestões para pesquisa bibliográfica e para a redação de textos; diversos exercícios; bibliografia. Portuguese-language manual to assist theoretical and practical classes on the subject «Workshop on Scientific Activities» in the undergraduate course in Sociology at the University of Beira Interior. It includes a brief outline of the topics discussed in the classes, advice on handling literature reviews and writing, various exercises and a bibliography.
- Desenvolvimento de um sistema multicritério de apoio à avaliação da transferência de conhecimento nas instituições de Ensino SuperiorPublication . Neves, Maria Manuela Garcia dos Remédios Vaz Almeida Fontes; Ferreira, João José de Matos; Ferreira, Fernando Alberto FreirasOBJETIVO: O principal objetivo da presente investigação é o desenvolvimento de um sistema multicritério de apoio à avaliação da transferência de conhecimento das Instituições de Ensino Superior (IES) para a Sociedade. Tal sistema permitirá que as IES possam contribuir para ajustar a sua oferta às verdadeiras necessidades do mercado, bem como permitir aos seus gestores a adoção, caso-a-caso, de medidas estratégicas adequadas para que a transferência de conhecimento se concretize. METODOLOGIA: Este estudo assume uma lógica construtivista, que permite a aprendizagem e a compreensão do problema de decisão pelos próprios decisores, através da constituição de um painel de especialistas em transferência de conhecimento. Em termos processuais, foram seguidas as três fases da análise multicritério de apoio à decisão, nomeadamente: (1) fase de estruturação, em que se verificou o recurso a técnicas de mapeamento cognitivo, seguindo a abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA) (Ackermann e Eden, 2011), visando a identificação dos critérios de base a inserir no sistema de avaliação, assim como a definição de descritores que permitiram operacionalizar o sistema de avaliação; (2) fase de avaliação, na qual se aplicaram os procedimentos da abordagem Measuring Attractiveness by a Categorical-Based Evaluation Technique (MACBETH) (Bana e Costa e Vansnick, 1995), no sentido de definir funções de valor e avaliar, local e globalmente, a performance das IES ao nível da transferência de conhecimento; e (3) fase de recomendações, na qual foram identificadas algumas limitações e formuladas recomendações de acordo com os resultados alcançados. RESULTADOS: Com o desenvolvimento da presente investigação, foi possível conceber e aplicar, em contexto real, um sistema multicritério de apoio à avaliação da transferência de conhecimento. Este sistema, para além de incorporar aspetos quantitativos e qualitativos, caracteriza-se pela sua simplicidade, flexibilidade e transparência de processos, tendo a capacidade de integrar, de forma objetiva e equilibrada, critérios intangíveis no processo de apoio à decisão. Apesar da sua natureza idiossincrática e orientada para o processo, os resultados revelam que o sistema desenvolvido é capaz de descriminar as alternativas avaliadas (i.e. IES), em função da sua performance global na transferência de conhecimento, bem como apoiar a formulação de recomendações de melhoria com base nas análises dos perfis locais das IES avaliadas. Reforçados pelas análises de sensibilidade e de robustez realizadas, os processos seguidos na conceção do sistema de avaliação desenvolvido revelam-se uma ferramenta útil e com grande potencial de replicabilidade no domínio da transferência de conhecimento. Tanto quanto foi possível apurar, o uso integrado de técnicas de mapeamento cognitivo com técnicas de área Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA), apresenta-se como de uma abordagem inovadora no âmbito da avaliação da transferência de conhecimento nas IES. CONTRIBUIÇÃO/ORIGINALIDADE: Assumindo uma postura construtivista e orientada para o processo, a construção de um sistema de medição da avaliação da transferência de conhecimento, no âmbito da presente tese, vem colmatar a falta de instrumentos de medição-padrão, bem como a forma como os critérios de avaliação são selecionados e incorporados os mecanismos de avaliação no âmbito da transferência de conhecimento. Oferece também um contributo importante para ultrapassar as dificuldades sentidas pelos atuais modelos de avaliação, no que diz respeito à forma como são calculados os trade-offs (i.e. pesos e taxas de compensação) entre os critérios de avaliação. Tal contributo permite trazer novos conhecimentos para as áreas da gestão estratégica de IES, da transferência de conhecimento e da investigação operacional.