Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Dureza e módulo de elasticidade em cerâmicas multifásicasPublication . Silva, AbilioO problema proposto consiste em elucidar se a contribuição de cada fase para propriedades como a dureza e o módulo de elasticidade em compósitos cerâmicos multifásicos CaZrO3-MgO-ZrO2 podem ser estimados com base em modelos simples como a “regra das misturas” ou se existem outros fatores para levar em consideração tais como o tamanho, a forma e os limites de grão. Assim, as propriedades de dois materiais previamente desenvolvidos [10-12], com as mesmas fases principais (CaZrO3, MgO e c-ZrO2), mas em diferentes frações volumétricas e tamanho de grão foram analisadas de modo a cumprir as seguintes tarefas: i) Determinar a dureza de cada material usando macro indentação; ii) Determinar a dureza e o módulo de elasticidade de cada uma das fases principais por nano indentação; iii) Verificar a independência das fases constituintes face aos dois materiais e comparar os resultados obtidos com os descritos na literatura; iv) Determinar a contribuição esperada de cada uma das fases para as propriedades da cerâmica multifásica (compósito).
- Os Grafos dos Divisores de Zero de um AnelPublication . Kuebo, Paulino Gregório Armando; Miguel, Celino José MartinsNeste trabalho estudamos os grafos de divisores de zero para anéis. Trataremos de forma mais exaustiva os anéis comutativos, uma vez que para estes anéis existe um conjunto de resultados mais abrangente. No entanto no último capítulo apresentamos alguns breves resultados para anéis não comutativos. Neste caso em vez de um grafo simples, temos um grafo dirigido. No trabalho damos especial atenção ao anel dos inteiros de Gauss módulo ??, fazendo um estudo bastante completo do grafo divisor de zero para este anel.
- Linguagem publicitáriaPublication . Canhinguiquine, Júlio Luciano; Pereira, Reina Marisol TrocaO presente trabalho visa estudar as figuras de retórica nos títulos dos anúncios publicitários de marcas latinas, com o intuito de perceber até que ponto essas figuras desempenham a função dos argumentos persuasivos na publicidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, privilegiando, essencialmente, o método de pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, o corpus é constituído por dez peças publicitárias todas de versão online. Tais são Titanium (marca de perfume), Dux (marca de champô hidratante), Regina (marca de galinha), Animus (nome que designa um serviço de saúde mental), Vitalis (marca de água mineral), Petra (marca de cerveja), Fiat (marca de automóvel), Bis (marca de biscoito), Nivea (marca de desodorante) e Lux (marca de sabonete). Em cada título dos respetivos anúncios são identificados uma ou várias figuras de retórica, entre as quais se destacam: a anáfora, a analogia, a antítese, a hipérbole, a metáfora, a personificação e a sinestesia. Essas figuras, de acordo com a análise dos títulos, desempenham as principais funções de chamar a atenção, despertar o interesse, facilitar a compreensão e memorização ou lembrança do produto (serviço ou marca) anunciado. Deste modo, percebe-se que o discurso publicitário é um discurso persuasivo por excelência, na medida em que se utiliza de vários recursos retóricos para atingir o público-alvo. Dentre esses recursos se destacam as figuras de retórica.