Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-19"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Design of an one-step platform purification of STEAP1 using Hydrophobic Interaction ChromatographyPublication . Monteiro, Diogo José Pinheiro; Passarinha, Luís António Paulino; Batista, Cláudio Jorge Maia; Passarinha, Luís António PaulinoProstate cancer is one of the most lethal and prevalent carcinoma among elder men worldwide. Currently, prostate cancer diagnosis based on prostate-specific antigen levels is unspecific and with limited efficient, mainly in advanced stages of cancer. Thus, there is a need to identify and characterize specific and reliable protein biomarkers for prostate cancer. Six transmembrane epithelial antigen of the prostate 1 (STEAP1) is a transmembrane protein whose high expression levels were correlated with PCa. STEAP1 may take part in intracellular and intercellular communication in cancer cells by modulating cell proliferation and tumor invasiveness through its potential activity as ion channel or transporter. So, the characterization of STEAP1 structure might allow the design of specific inhibitors that decrease and modulate its oncogenic function. The structural and functional studies require high purified amounts of protein, which can be obtained through a recombinant production of human STEAP1 protein integrated with a properly chromatographic strategy. In this work, the performance of Octyl- and Butyl-Sepharose were evaluated according to binding and elution conditions required for STEAP1 isolation from cell lysates, obtained in mini-bioreactor Pichia pastoris X33 methanol-induced cultures. The concentration of sodium phosphate buffer and monosodium phosphate plus sodium chloride in the equilibration buffer was optimized in order to promote a complete STEAP1 adsorption on the hydrophobics supports. Succinctly, a higher retention of STEAP1 was observed with concentrations above 500 mM of sodium phosphate buffer and monosodium phosphate plus sodium chloride, pH 8.0. If the adsorption is achieved at high concentrations of sodium phosphate buffer, the elution must be performed with increasing concentrations of Triton X-100 in 50 mM phosphate buffer. The obtained results indicate that the exposition of membrane binding domains of STEAP1 to Octyl- and Butyl- Sepharose requires high salt concentrations due the strong interactions established between them. However, after its complete adsorption, STEAP1 elution requires chaotropic agents such as detergents. Although application of HIC in the purification of integral membrane proteins are uncommon, the obtained results in the development of this dissertation indicate that the use of traditional hydrophobic matrices may open a promising alternative for the isolation of STEAP1 from cell lysates.
- Suporte Social e Qualidade de Vida na Artrite ReumatóidePublication . Santos, Ana Rita Pinheiro dos; Alves, Marta Sofia Lopes Pereira; Vaz, CláudiaIntrodução: A Artrite Reumatóide (RA) é uma doença inflamatória crónica que gera dor e uma incapacidade funcional significativa, interferindo diretamente na qualidade de vida das pessoas, em termos físicos, sociais e psicológicos. Por isso, o efeito protetor do suporte social é fundamental para o bem-estar psicológico e físico dos doentes com AR. Objetivo: A presente investigação teve como objetivo estudar o suporte social e a qualidade de vida em doentes com artrite reumatóide. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a associação entre os indicadores da qualidade de vida e os níveis de suporte social percebido nos doentes com artrite reumatóide; analisar as diferenças nos indicadores da qualidade de vida e apoio social em função das variáveis idade e sexo nos doentes com artrite reumatóide; e analisar as diferenças nos indicadores da qualidade de vida e de apoio social entre o grupo com AR e o grupo de comparação. Método: Para a recolha dos participantes foi usado o Protocolo CRON 2016 e utilizaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Apoio Social (EAS) (Matos & Ferreira, 2000), o Questionário de Estado de Saúde – MOS SF-36 (Ferreira, 2000) e um questionário sociodemográfico. A amostra foi constituída por 102 sujeitos adultos, 42 com diagnóstico de artrite reumatóide e 60 sem qualquer doença crónica identificada. Resultados: Os principais resultados deste estudo indicaram que, no grupo com AR, os sujeitos com idades entre os 41 e os 59 anos apresentaram os níveis mais elevados de vitalidade, de desempenho emocional e de saúde mental. Os homens também foram os que percecionam níveis superiores de função social. O estudo comparativo ainda mostrou que os sujeitos com AR apresentaram um baixo nível de vitalidade, de função social, de desempenho emocional, de saúde mental e de apoio emocional. Em todas as dimensões referidas, o grupo de comparação apresentou níveis mais elevados. Conclusão: Acreditamos que é fundamental existir precocemente um trabalho a nível psicossocial e multidisciplinar no doente com AR, uma vez que pode ajudar a melhorar a sua saúde mental (reduzindo potenciais quadros psicopatológicos causados pela doença) e ainda aumentar, manter ou ajustar o suporte social do doente, aumentando assim a sua qualidade de vida.
- Do Nomadismo à Arquitetura de EmergênciaPublication . Oliveira, Nadine Micaela Machado; Campos, Inês Daniel deNos últimos anos, tem-se tido conhecimento de um maior número de catástrofes, nomeadamente catástrofes naturais e guerras. As guerras surgem na maioria devido aos confrontos políticos, religiosos e económicos. As calamidades ou desastres naturais, consideradas manifestações inevitáveis da Mãe Natureza, tornam-se incontroláveis e imprevisíveis. Quando ocorrem deixam milhares de pessoas em condições de emergência, em que perdem tudo o que possuem e sem apoios. Com o objetivo de responder o mais rapidamente possível a este tipo de situações, surge a arquitetura de emergência. A arquitetura de emergência passa pela criação de abrigos temporários para acolher e proteger as vítimas destas situações limite, e da necessidade de terem as condições mínimas de habitabilidade num curto espaço de tempo até serem realojadas. As situações de desastres/guerras para além do impacto direto que têm para com as vítimas, afetam por sua vez um dos principais fatores do Homem, o Habitat. Este tipo de arquitetura é compreendido como algo transitório, que exige, portanto, soluções rápidas, sistemas de custo reduzido e de fácil execução, apostando assim, maioritariamente, em materiais pré-fabricados, materiais standard, para possibilitarem uma montagem rápida e de baixo custo. Contudo, neste tipo de arquitetura, não se pode pensar só na solução rápida de construção/montagem de abrigos, pois funciona também como um serviço humanitário, onde se deve pensar essencialmente nas necessidades humanas. Com base nesta última afirmação, é pretendido corresponder da melhor maneira possível neste caso aos refugiados, vítimas das guerras que vêm a sua vida destruturada e sem qualquer tipo de probabilidade de voltar ao seu território no momento. Estas vítimas são encaminhadas para campos de refugiados, espaços controlados e delimitados com o mínimo de equipamentos, normalmente compostos por tendas aleatórias, fornecidas pela ONU, que não surte conforto a estas famílias, até conseguiram organizar as suas vidas. Esta dissertação pretende em explorar o tema da arquitetura de emergência, as suas semelhanças com o nomadismo, e a evolução deste tipo de habitar no desenvolvimento da humanidade, onde as análises dos vários exemplos estudados servirão para a criação da proposta conceptual de um modelo. Este terá de ser de fácil montagem, de custos reduzidos (flexibilidade e adaptabilidade, como elementos principais) e que permita o conforto para estas famílias, durante um curto espaço de tempo.
- Perceção de Empowerment e Perpetração de Táticas de Resolução de Conflitos na Violência entre Parceiros ÍntimosPublication . Silva, Nelson Daniel Nogueira; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraO presente estudo tem como objetivo primordial analisar a perceção de empowerment e a perpetração de táticas de resolução de conflitos no contexto da violência entre parceiros íntimos numa população de jovens adultos, estudantes do ensino superior. Para tal, recorreu-se à utilização de três instrumentos para a recolha de dados, sendo eles: um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Empowerment (ES), e as Escalas de Táticas de Conflito Revisadas (CTS2). Participaram 187 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos, com uma média de idades de 20.86 anos, dos quais 47.1% são homens e 52.9% são mulheres. Quanto aos resultados obtidos, destaca-se a presença de diferenças significativas na utilização da negociação emocional em função da variável sexo, com os participantes do sexo feminino a apresentarem valores superiores. Foram, igualmente, encontradas correlações significativas negativas entre: 1) a dimensão autoestima e autoeficácia e a dimensão agressão psicológica severa; 2) a dimensão poder/ausência de poder e a dimensão agressão psicológica ligeira; e 3) a dimensão ativismo comunitário e autonomia e as dimensões agressão psicológica ligeira e abuso físico sem sequelas ligeiro. Foram também encontradas correlações significativas positivas entre a dimensão otimismo e controlo sobre o futuro e as dimensões negociação emocional e negociação cognitiva. Ainda, relativamente à dimensão direito à indignação, os resultados evidenciaram uma correlação negativa com a dimensão abuso físico sem sequelas severo e uma correlação positiva com a dimensão negociação emocional. Finalmente, no âmbito do estudo do efeito preditor da perceção de empowerment sobre as dimensões da escala CTS, salientam-se os efeitos significativos: 1) do ativismo comunitário e autonomia na negociação emocional; 2) do ativismo comunitário e autonomia na agressão psicológica ligeira; 3) do poder/ausência de poder na agressão psicológica severa. Os resultados são discutidos no âmbito da temática da violência entre parceiros íntimos na perspetiva do perpetrador, assim como quanto à relevância da perceção de empowerment na explicação dos comportamentos utilizados pelos jovens na resolução de conflitos nas relações íntimas.
- Ajustamento Psicológico e Qualidade de Vida na Artrite ReumatóidePublication . Alves, Sónia Daniela Veiga; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Vaz, CláudiaEste estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão da relação entre ajustamento psicológico e perceção de qualidade de vida em pessoas com diagnóstico de Artrite Reumatóide (AR). A amostra é composta por um grupo clínico (n=41), com doentes com AR e com idades compreendidas entre os 28 e os 80 anos, e um grupo de comparação (n= 46), com participantes sem doença crónica, com idades compreendidas entre os 30 e os 83 anos. Para avaliar o ajustamento psicológico foi utilizado o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI; Canavarro,1999) e para avaliar a dimensão física da qualidade de vida foi utilizado o Questionário de Estado de Saúde (SF-36v2; Ferreira, 2000). Os resultados revelaram que, comparativamente aos participantes sem doença crónica, os participantes com AR apresentam classificações médias superiores nas dimensões somatização, obsessão-compulsão, depressão, ansiedade e ansiedade fóbica e pontuações médias inferiores em todas as escalas referentes à dimensão física da qualidade de vida. Foram encontradas associações significativas entre a perceção do estado de saúde e os níveis de sintomatologia psicopatológica nestes participantes. A idade e o número de anos após o diagnóstico também se associam a alguns domínios da qualidade de vida e do ajustamento psicológico. São discutidos os resultados e contributos do estudo.
- AnamnesePublication . Ferreira, Rui Miguel Esmeraldo; Marum, Jorge Humberto CanastraA presente dissertação aborda a relação entre a arquitetura e a natureza como premissa primordial e fundamental da intervenção na paisagem natural. “A relação entre natureza e construção é decisiva na arquitetura. Esta relação, fonte permanente de qualquer projeto, representa para mim como que uma obsessão; sempre foi determinante no curso da história e apesar disso tende hoje a uma extinção progressiva”.[1] Inquietos por esta temática, surge a motivação de aprofundar a relação entre a arquitetura e a natureza, na tentativa de refletir e compreender o diálogo mútuo que estes devem estabelecer, reconhecendo a responsabilidade e sensibilidade necessárias na ação projetual sobre um lugar de contexto natural. Procura-se compreender os critérios relacionados com o conhecimento do lugar, o valor da paisagem e o método de transformação ‘da e na’ paisagem, por meio da arquitetura. Em paralelo, a relação afetiva e emocional com o parque natural da Serra da Estrela induziu a vontade de intervir neste cenário pelo reconhecimento do seu valor e pelo desejo de enaltecer e promover um património que consideramos meritório e relevante. Neste compromisso, o presente trabalho tem como objetivo a conceção de uma proposta para um Centro de Observação e Interpretação da Paisagem da Serra da Estrela. Um equipamento que se pretende vocacionado para a incrementação de conhecimento e divulgação do património ambiental da Serra da Estrela, cuja implantação, no seio do parque natural, permita em parceria com a componente educacional, interpretativa e cultural, a observação e contemplação da paisagem de forma direta e instruída. Num lugar em constante mutação, a leitura e análise in situ fomentam uma forte relação com a paisagem e as suas especificidades. A experiência sensorial e concreta que se estabelece com o lugar, estimula uma intensa conexão, motivando uma interpretação atenta e minuciosa que admite a paisagem como parte integrante e fundamental, onde a natureza surge como pressuposta origem da proposta. Assim, este trabalho pretende envolver o leitor com o enredo da narrativa que toma a PAISAGEM como protagonista, tendo em vista uma PROPOSTA ajustada e vinculada com o lugar, na qual se valoriza com sensibilidade e minúcia cada decisão, viabilizando a sua CONSTRUÇÃO. No esforço e na dedicação em ‘trazer de volta’ o valor desta região, expondo as qualidades que a ‘memória’ foi perdendo, em paralelo com a vontade de estudar e refletir sobre a consciência, muitas vezes esquecida mas necessária na relação da arquitectura com a paisagem e com o lugar, surge a ANAMNESE.
- Definição de Biomarcadores em Imagens de Ressonância Magnética para Doenças RenaisPublication . Barreto, Inês da Silva; Pinheiro, António Manuel GonçalvesO cancro renal surge como um dos cancros mais comuns a nível mundial, apresentando elevada taxa de mortalidade. Esta tem vindo a diminuir graças aos avanços da tecnologia de imagem e diagnóstico localizado, que permitem detetar precocemente algumas lesões renais, que anteriormente nunca o seriam, bem como auxiliar os médicos na tomada de decisões acerca do tratamento ideal e na avaliação sistemática das terapias. Uma ferramenta poderosa para tal são as Imagens de Ressonância Magnética uma vez que proporcionam alto contraste. Além disto, a heterogeneidade, bastante característica dos cancros sólidos, condiciona o uso da biópsia, bem como a sua avaliação visual. Por outro lado, permite a conceção de imagens quantitativas, que posteriormente, serão processadas de modo a extraírem-se características, como textura, arestas e forma, identificadoras das lesões. Esta dissertação teve como objetivo encontrar biomarcadores característicos de doenças renais com recurso a técnicas de processamento de imagem. Numa primeira fase realizou-se uma segmentação inicial dos rins, com recurso à equalização do histograma e difusão anisotrópica. A segunda fase teve como foco principal a extração de características. Para tal, foram realizadas filtragens passa-banda, filtragens gaussianas, cálculos das curvaturas médias, bem como de momentos estatísticos. De seguida, já com as características extraídas para cada pixel da imagem foram construídos os vetores descritores. Por último, foi realizada a segmentação da área renal com problemas patológicos baseada na classificação de cada pixel da região de interesse, usando Support Vector Machine. Os resultados finais revelam uma segmentação bastante efetiva, em termos gerais, resultando em bons resultados de precisão (82.5%), de acurácia (98.6%), de sensibilidade (81.2%) e do coeficiente de dice (0.8), confirmando a metodologia proposta como sendo bastante promissora para definir biomarcadores característicos de doenças renais.
- Uma Nova Forma de Ensinar o Sistema Cardiocirculatório em MedicinaPublication . Sachocal, Ednogildo Domingos Miguel; Cavaco, José Eduardo BritesO currículo do curso de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES, Huambo, Angola) tem a estrutura baseada no modelo tradicional descrito pela primeira vez, em 1910, no relatório Flexner da edução médica nos Estados Unidos e Canadá. Apesar de utilizar algumas metodologias ativas e até mesmo inovadores, o método tradicional constitui o elemento principal das atividades de ensino-aprendizagem. O método tradicional baseia-se na utilização de estratégias que não estimulam a autoaprendizagem e colocam o aluno em posição passiva no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente é recomendado a construção de um currículo que permita a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro e fora do próprio currículo, bem como a utilização de metodologias que incentive a autoaprendizagem. Deste modo, o presente trabalho tem como principal objetivo preparar uma unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório para aplicar, num futuro próximo, no curso de medicina da UJES, a fim de incentivar a adoção de um currículo integrado e a utilização de estratégias pedagógicas inovadoras como principais métodos das atividades de ensino-aprendizagem. De forma a cumprir o objetivo do presente trabalho, a nova unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório foi estruturada a partir dos modelos de integração curricular existente, e foi escolhido o modelo horizontal que permite a organização do currículo em sistemas corporais. Após uma revisão da literatura, selecionou-se o Flipped classroom em articulação com aprendizagem baseada em equipa modificada, como principal estratégia pedagógica. Esta nova abordagem poderá despertar o interesse da equipa docente da Faculdade de Medicina da UJES a novas estratégias de ensino na medicina e modelo de estrutura curricular. Por outro lado, devido a escassez de estudos sobre a validade destas estratégias, este estudo contribuirá nas evidências, já existentes, sobre robustez das abordagens inovadoras no ensino da medicina. Depois de aplicar a nova unidade curricular será feito um estudo para avaliar o impacto desta nova abordagem, a fim de saber a capacidade de retenção dos conhecimentos, a aquisição de competências e a recetividade por parte dos alunos e a equipa docente.
- Memória de um LugarPublication . Reis, Ana Carolina Ferreira; Jular, Jorge Eduardo Ramos; Ínigo, Miriam RuizA recuperação e valorização do Património, mas sobretudo a possibilidade por parte dos cidadãos de poderem desfrutar de um bem que lhes pertence, é cada vez mais uma preocupação comum. Procura-se então a necessidade de valorizar e desenvolver a pragmática do Património que, evidentemente, é a representação da evolução da sociedade. Em muitos casos este permanece esquecido e até desaparecido, caindo em desuso por não se haver apreciado, no momento certo, a sua valorização. Neste sentido, na presente dissertação será abordada a valorização de um Monumento Nacional através da criação de um espaço que promova a dinamização cultural e turística no seu interior e envolvente. Um dos principais objetivos que será trazido a vogue é a sua devolução em pleno à população em geral e de como esta o pode valorizar através da sua identidade. Situado no concelho de Ourém, na Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, o Castelo que partilha do mesmo nome da cidade é também conhecido como Paço dos Condes. Localiza-se no ponto mais alto da cidade e está estrategicamente situado no centro da cidade e do país. Através de junção de antigas vias, numa zona dotada de assinalável diversidade de recursos naturais essenciais à sobrevivência e fixação de comunidades humanas, a exemplo dos inúmeros testemunhos arqueológicos identificados até ao momento, o Castelo oferece uma vasta gama turística e cultural. Propõe-se devolver vitalidade, turismo e preservação do património arquitetónico à área de intervenção. Pretende-se ainda dar-lhe o devido reconhecimento que caiu em desuso e ainda assim ser um contributo para recuperação da malha urbana onde está inserido.
- Ocsi SimplePublication . Gaspar, António Pedro Rodrigues; Sousa, Simão Patricio Melo deAtualmente existem diferentes formas de produzir uma aplicação World Wide Web (WEB). Várias linguagens de programação dão suporte direto ou indireto a este tipo de desenvolvimento e sobre estas existem inúmeras frameworks já desenvolvidas. Com a fragmentação do desenvolvimento WEB distribuído por várias tecnologias, uma simples aplicação WEB, na grande maioria dos casos contém código PHP, HTML e JavaScript. Esta situação pode dar azo a erros sintáticos e semânticos durante o processo de produção, que vão ser refletidos no cliente. De forma a resolver grande parte destes problemas foi criada a framework Ocsigen. O seu slogan é ”develop once, safely deploy everywhere” e tem como mais valia, a possibilidade de construir uma aplicação WEB completa, tanto parte cliente como parte servidor, exatamente com a mesma linguagem de programação, nomeadamente a linguagem Objective Categorical Abstract Machine Language (OCaml). Esta é também, a linguagem utilizada na construção da framework Ocsigen. O OCaml é uma linguagem de base funcional, multiparadigma de alto nível e fortemente tipificada. Tem por base, um poderoso compilador capaz de tornar o código produzido em algo extremamente determinístico a nível de segurança de tipos. Apesar da framework Ocsigen herdar características subjacentes à linguagem OCaml esta apresenta algumas limitações relativas à curva de aprendizagem, utilização devido à falta de documentação atualizada e instalação em diferentes sistemas operativos, como é o caso do Windows. A presente dissertação tem como objetivo encontrar soluções para as limitações mencionadas. Para conseguir o objetivo proposto é então delineado um plano, que passa numa primeira fase, pelo estudo aprofundado da framework Ocsigen. Para que com base nos resultados obtidos seja possível compreender o seu funcionamento e contexto, como também as suas limitações, de forma mais detalhada, assim como os respetivos pontos críticos, nomeadamente a sua utilização e o suporte a diferentes sistemas operativos. Posteriormente, com base nestes dados é então projetada uma solução, que irá concretizar-se na forma de uma nova framework, a framework Ocsi_Simple. Esta nova framework irá agora permitir o uso da tecnologia Ocsigen, de forma mais amigável, simples e mais apetecível para a indústria do desenvolvimento WEB. É importante frisar que esta solução pretende completar a framework Ocsigen.
