Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-24"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A transformação digital nas pequenas e médias empresasPublication . Pereira, Mário Salumbongo Ezequiel; Araújo, Pedro José GuerraO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação proporcionou à sociedade facilidades para a solução de muitas tarefas, bem como o aumento das vendas, expansão da marca e internacionalização das empresas. Interessadas em sobreviver no mercado, as Pequenas e Médias Empresas recorrem a tecnologias de fácil utilização e de baixo custo, mas muito eficientes, para enfrentarem a competitividade num mercado composto por grandes empresas e com muitos recursos. As tecnologias móveis e as redes sociais, são as ferramentas que encaixam no perfil das Pequenas e Médias Empresas. Esta dissertação teve como objetivo principal, estudar a implementação e o impacto das tecnologias de informação e comunicação móveis, bem como das redes sociais, no seio das pequenas e médias empresas angolanas, além de avaliar até que ponto as empresas estão alinhadas com a tecnologia digital. Para o efeito, foi implementado um estudo quantitativo, com base num inquérito e numa entrevista não estruturada, para recolher informações em 83 empresas espalhadas por seis províncias de Angola. Os resultados encontrados, mostram um setor muito distante da digitalização nos seus processos de negócio, e com uma exploração deficiente dos recursos que as tecnologias móveis e as redes sociais oferecem para as empresas. As tecnologias móveis e as redes sociais são casos de sucesso nas pequenas e médias empresas de muitos países em todo mundo, mas o mesmo não se verifica em Angola. Os resultados do estudo mostram que as empresas angolanas estão muito distantes de conseguirem resultados positivos com a implementação das tecnologias móveis e as redes sociais nos processos de negocio. Os custos da Internet, a falta de Know-how dos colaboradores, a falta de alinhamento dos objetivos da empresa com as soluções tecnológicas e inexistência de estratégias que garantam uma implementação inteligente destas tecnologias são as principais dificuldades que as pequenas e médias empresas enfrentam.
- Sincronização e Reconciliação de Dados em Base de DadosPublication . Cawende, Orlando José Jamba; Muranho, João Manuel da Silva FernandesO presente trabalho aborda as técnicas de sincronização e reconciliação de dados usadas na construção de aplicações em ambiente desconectado. Apresenta-se uma breve resenha das principais técnicas de sincronização e reconciliação de dados existentes, bem como as ferramentas existentes nesta área. Neste trabalho são propostas duas abordagens para o problema em estudo, uma baseada em transferências linha-a-linha, orientadas por um controlador de software, designado de Sync Server, e outra baseada num mecanismo das bases de dados distribuídas, o Linked Server. Foram desenvolvidas duas aplicações para lidar com o processo de sincronização e reconciliação de dados em ambiente desconectado, empregando as abordagens propostas, onde grandes quantidades de dados são transferidas de bases de dados locais para um servidor remoto e aí são reconciliados. No contexto das aplicações em ambiente desconectado, o programador pode optar pela sincronização baseada em Linked Server para os dispositivos móveis mais apetrechados de recursos computacionais e por transferência linha-a-linha para os dispositivos mais modestos.
- Sistemas de InformaçãoPublication . Livongue, Edson Caiumbuca Fonseca; Araújo, Pedro José GuerraOs Sistemas de informação – SI, constituem um impulso bastante poderoso para ajudar as PMEs a fazer frente às dinâmicas do mercado global, garantido a sua competitividade. A presente proposta de dissertação tem como objetivo perceber a visão dos gestores das PMEs em Angola no que concerne ao uso das potencialidades dos SI. Para tal foi feita uma abordagem teórica no sentido de fundamentar o estado da arte a nível dos SI nas PMEs o que permitiu fazer uma análise do estado real do tema em empresas angolanas. Com este objetivo em mente, foram realizados inquéritos e entrevistas para se poder aferir o ponto de vista dos gestores das PMEs sobre utilização e/ou implementação dos SI. Assim os dados foram recolhidos através da utilização dos métodos quantitativos e qualitativos, sendo de realçar que a entrevista e inquérito foi a técnica mais usada junto de gestores e responsáveis das PMEs incluídas nas pesquisas. Do estudo feito, concluiu-se que há necessidade de uma visão pratica e real de alinhamento das estratégias da organização com os sistemas de informação, de modo, a que se traduza em vantagens competitiva às PMEs, e propiciar através do SI impactos no sentido positivo na produtividade e competitividade do negócio. A presente dissertação pretende dar um contributo ao conhecimento científico nos domínios dos SI relativo às PMEs em Angola.
- Classificação Parcial das Superfícies Regradas Desenvolvíveis em R3Publication . Quiluanje, Domingos Esteves Manuel; Morais, Pedro Jorge Duarte Gil Tomé dos SantosNo conjunto de todas as superfíces, as superfícies regradas admitem parametrizações muito simples. Basta considerar uma curva e um campo vetorial ao longo dessa curva. A superfície é obtida movimentando as retas com a direcção dada pelo campo de vetores ao longo da curva. Todas as superfíces regradas têm curvatura não positiva e têm em geral, como estamos a considerar superfíces parametrizadas, pontos singulares. Os exemplos mais simples de superfícies regradas são o plano, o cilindro e o cone. Além destas, temos ainda o hiperbolóide de uma folha, o helicóide, o parabolóide hiperbólico e a faixa de Möbius. O objectivo deste trabalho é apresentar uma classificação parcial de uma subclasse das superfícies regradas, as superfícies regradas desenvolvíveis. Assim, depois da introdução, nos quatro capítulos seguintes estudamos algumas ferramentas que nos permitem atingir o objetivo preconizado, tais como: as curvas parametrizadas e o conceito de curvatura de uma curva, as noções elementares sobre superfícies, as formas fundamentais e a aplicação de Gauss que nos permite estudar a curvatura Gaussiana de uma superfíce parametrizada. No último capítulo, o principal, apresentamos alguns conceitos de superfícies regradas parametrizadas e um teorema de classificação parcial. Mostramos que as superfícies regradas têm curvatura de Gauss não positiva nos seus pontos regulares e, no caso de existirem pontos singulares na superfície, a curvatura Gaussiana é nula ao longo das geratrizes que intersectam estes pontos. Se a superfície regrada é desenvolvível a curvatura de Gauss é identicamente nula em todos os pontos regulares. Por fim, ressaltamos que o teorema apresentado permite-nos classificar "parcialmente"e não todas as superfícies desenvolvíveis. Por exemplo, se o conjunto dos zeros das funções envolvidas na superfície têm um ponto de acumulação, então a superfície regrada desenvolvível não está classificada pelo teorema estudado. No entanto, reafirmarmos que longe dos pontos de acumulação, uma superfície regrada desenvolvível é uma união de pedaços de cilindros, cones ou superfícies tangentes.
- Sistemas de Informação nas PMEs AngolanasPublication . Oliveira, Domingos Filipe de; Araújo, Pedro José GuerraA presente proposta de dissertação tem como propósito criar um guia de implementação de sistemas de informação para as pequenas e médias empresas que se adequam ao contexto atual da realidade angolana. Mostrar também a importância deste guia, já que, nas maiorias das vezes, as pequenas e médias empresas usam os sistemas de informação limitando-se apenas ao apoio da infraestrutura informática, e podem ter dificuldades em saber quando investir e onde, com quem falar, o que é possível fazer e garantir o retorno ao usarem o SI para analise e participação na estratégia de negócio. Visto que o investimento em mão de obra interna pode se mostrar insensato e recorrer a grandes consultoras é bastante dispendioso para as PMEs de Angola. A maioria das pequenas e médias empresas, por definirem o lucro como principal objetivo a ser atingido, precisam tirar partida da implementação dos sistemas de informação por motivos já apresentados no parágrafo acima. As pequenas e médias empresas em Angola carecem de um guia que lhes permite conduzir a implementação de forma segura e prudente os sistemas de informação. Com o projeto pretende-se elaborar um guia de implementação de sistemas de informação, adequado as características das pequenas e médias empresas angolanas, permitindo também otimizar os processos, analisar e definir melhores estratégias e fundamentalmente fazer um alinhamento entre a tecnologia e o negócio. Pretende-se que este trabalho seja um guia a utilizar pelas PMEs, uma vez que operam num ambiente muito competitivo e dinâmico, o que lhes exige uma atuação constante e ponderada com a utilização dos SI.
- O triângulo de rascalPublication . Caxala, Zeferino Vumbi; Serôdio, Rogério Pedro Fernandes; Inácio, Ilda Carla MendesApós uma análise da teoria e dos trabalho existente sobre o triângulo de rascal, apercebemo-nos que existiam lacunas na informação disponível, principalmente falta de informação em português. Motivados pelo interesse e curiosidade sobre as propriedades, conjeturas e aplicações deste triângulo (objeto de estudo recente), tendo em conta a escassa bibliografia encontrada, fomos aprofundar o estudo investigando mais acerca do mesmo. Nesta dissertação, começamos por apresentar a história do triângulo de rascal, as suas propriedades e resultados existentes na bibliografia consultada. Na nossa investigação foram analisadas conjeturas já conhecidas e outras resultantes das tarefas investigativas que realizamos. Foi-nos, por isso, possível definir novos conceitos e novas propriedades subjacentes ao tema principal desta dissertação. De salientar, que uma parte das propriedades foi obtida por manipulação algébrica (formula algébrica dos números de rascal) e outra através de interpretações geométricas no triângulo. Apresentamos, ainda, duas generalizações para o triângulo que consistem na eliminação das restrições dos números de rascal e na interpretação combinatória dos mesmos. Tendo em conta a escassez bibliográfica, como já referimos, foi-nos bastante trabalhoso e complexo investigar o triângulo e analisar as suas propriedades. Tivemos necessidade de compreender as propriedades fundamentais do triângulo de rascal e estudar a relação entre estas e o já conhecido triângulo de Pascal (estabelecemos uma ligação entre os dois triângulos porque o de Pascal já foi bastante estudado). Apesar do trabalho árduo, foi-nos possível ultrapassar as dificuldades iniciais e aprofundar/ investigar este tema, descobrindo várias propriedades que iam sistematicamente aparecendo. Isto deve motivar vivamente a continuação da investigação do tema da dissertação que apresentamos.
- Projeto e Desenvolvimento de Compósitos de Matriz Cerâmica para Aplicações em AeronáuticaPublication . Araújo, André Dias; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaEste trabalho enquadra-se na necessidade dos fabricantes de aeronaves em produzirem novos componentes, capazes de contribuir para a diminuição da emissão de gases poluentes e do consumo de combustível, melhorando a performance da aeronave. Sendo os compósitos de matriz cerâmica o principal sucessor das superligas de níquel utilizadas atualmente. Com este trabalho pretendeu-se propor, desenvolver e caracterizar CMC’s contendo na sua matriz zirconato de cálcio (CaZrO3). Selecionaram-se dois materiais de reforço, o óxido de magnésio (MgO) e o dióxido de titânio (TiO2), e analisou-se a influência da sua adição à matriz de zirconato de cálcio. Obtiveram-se materiais de 3 composições diferentes (CaZrO3, CaZrO3+MgO e CaZrO3+MgO+TiO2) após homogeneização e moagem das composições, prensagem unidirecional a frio e sinterização otimizada em atmosfera oxidante. Os materiais foram caracterizados fisicamente (porosidade e densidade), mecanicamente (flexão em 3 pontos, compressão, dureza e tenacidade à fratura), microestruturalmente (microestrutura e superfície de fratura) e eletricamente (resistividade). Concluiu-se que tanto a adição do MgO como do TiO2 melhoram as propriedades mecânicas do zirconato de cálcio, sendo que a adição do TiO2 foi a mais significativa. Para a composição CaZrO3+MgO+TiO2 obteve-se uma densidade teórica de 99%, sendo também aquela onde se obteve melhores valores de resistência mecânica (126 MPa para a resistência à flexão e 220 MPa para a resistência à compressão). Da observação microestrutural observou-se diferentes modos preferenciais de fratura – grãos de MgO têm fratura preferencial transgranular e os de TiO2 intergranular. Para a caracterização elétrica não foi possível obter os valores desejados, uma vez que as 3 composições apresentaram elevados valores de resistividade superficial em área.
- Hyaluronic acid functionalized green reduced graphene oxide for targeted cancer photothermal therapyPublication . Sousa, Ana Rita Lima; Diogo, Duarte Miguel de Melo; Alves, Cátia; Costa, Elisabete C.; Ferreira, Paula; Louro, Ricardo; Correia, Ilídio Joaquim SobreiraReduced graphene oxide (rGO) nanomaterials display promising properties for application in cancer photothermal therapy (PTT). rGO is usually obtained by treating graphene oxide (GO) with hydrazine hydrate. However, this reducing agent contributes for the low cytocompatibility exhibited by rGO. Furthermore, rGO has a low water stability and does not show selectivity towards cancer cells. Herein, rGO attained using an environmentally-friendly method was functionalized with a novel hyaluronic acid (HA)-based amphiphilic polymer to be used in targeted cancer PTT. Initially, the green-reduction of GO with L-Ascorbic acid was optimized considering the near infrared absorption and the size distribution of the nanomaterials. Then, rGO was functionalized with the HA-based amphiphile. The functionalization of rGO improved its stability, cytocompatibility and internalization by CD44 overexpressing cells, which indicates the targeting capacity of this nanoformulation. Furthermore, the on-demand PTT mediated by HA-functionalized rGO induced cancer cells’ ablation, thereby confirming its potential for targeted cancer therapy.
- Non-singular rotating metric in ghost-free infinite derivative gravityPublication . Buoninfante, Luca; Cornell, Alan; Harmsen, Gerhard; Koshelev, Alexey; Lambiase, Gaetano; Marto, João; Mazumdar, AnupamIt is well-known that the vacuum solution of Einstein's theory of general relativity provides a rotating metric with a ring singularity, which is covered by the inner and outer horizons, and an ergo region. In this paper, we will discuss how ghost free, quadratic curvature, Infinite Derivative Gravity (IDG) may resolve the ring-type singularity in nature. It is well-known that a class of IDG actions admit linearized metric solutions which can avoid point-like singularity by a smearing process of the Delta-source distribution induced by non-locality, which makes the metric potential finite everywhere including at $r=0$, and even at the non-linear level may resolve the Schwarzschild singularity. The same action can also resolve the ring singularity in such a way that no horizons are formed in the linear regime, where in this case non-locality plays a crucial role in smearing out a delta-source distribution on a ring. We will also study the full non-linear regime. First, we will argue that the presence of non-local gravitational interaction will not allow the Kerr metric as an exact solution, as there are infinite order derivatives acting on the theta-Heaviside and the delta-Dirac distributions on a ring. Second, we will explicitly show that the Kerr-metric is not a pure vacuum solution when the Weyl squared term, with a non-constant form-factor, is taken into account in the action.