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- Role of Striatal-Enriched Protein Tyrosine Phosphatase (STEP) in the control of microglialPublication . Ferreira, Débora Alexandra Reste; Baltazar, Graça Maria Fernandes; Oliveira, Julieta Conceição Mendes BorgesProtein tyrosine phosphatases (PTPs) are key regulatory factors in inflammatory signaling pathways. The central nervous system has as resident immune cells the microglial cells, which participate in the initiation and propagation of the inflammatory response. STriatal-Enriched Protein Tyrosine Phosphatase (STEP) is a central nervous system specific phosphatase encoded by the PTPN5 gene. STEP mRNA is alternatively spliced into the membrane-associated STEP61 and the cytosolic STEP46. Accumulating evidence implicates STEP dysregulation in the molecular basis of several neuropsychiatric disorders. Published data about STEP, focus on expression and role at the neuronal level. To our knowledge, there are no published data on the expression of STEP by microglial cells or on the regulation of microglial reactivity by this phosphatase. Our results from PCR analysis show the expression of STEP mRNA in primary cultures of microglia obtained from rat brain. STEP expression was further confirmed by the immunocytochemical analysis and Western blot. On the other hand, STEP expression levels appear to be regulated by exposure to inflammatory stimuli. Microglia cultures exposed to the pro-inflammatory agent lipopolysaccharide (LPS) showed increased levels of STEP61 and STEP46. To examine the role of STEP in the control of microglia reactivity induced by LPS, we used a specific pharmacological inhibitor of STEP (TC-2153). STEP inhibition significantly reduced the number of microglial cells expressing inducible nitric oxide synthase (iNOS) and the number of phagocytic cells quantified after LPS stimulation. On the other hand, inhibition of STEP did not significantly affect the nitric oxide (NO) release and the expression of Interleukin 1 beta (IL-1ß) or tumor necrosis factor alpha (TNFa). Taken together, our results show that STEP is expressed by cells that do not belong to the neuronal lineage and suggest that STEP participates in some of the pathways involved in microglia reactivity.
- Contributos para uma melhoria das aprendizagens na disciplina de Geometria Descritiva A no Ensino SecundárioPublication . Gordino, Martínia Isabel Catarino; Nunes, Luis Herberto Avelar Borges FerreiraPretende-se expor um conjunto de recursos didáticos que poderão contribuir para uma melhoria das aprendizagens na disciplina de Geometria Descritiva A (GDA) no Ensino Secundário. Como auxiliar os docentes que são desafiados a lecionar o Programa Nacional da referida di sciplina, articulado com o Perfil do Aluno (PA) e as Aprendizagens Essenciais (AE) quando consideram como principais dificuldades para a sua lecionação: a “Falta de métodos de trabalho e de estudo dos alunos”; “O facto de a disciplina ser leccionada apenas em dois anos de escolaridade”; e “Conteúdos de difícil compreensão para os alunos” [Conforme “Resultados do inquérito a professores de Geometria Descritiva realizado pela Direçcção da APROGED” (Boletim da Aproged n.º 30 : 67-72)? Como motivar e apoiar os a lunos que ingressam na disciplina de GDA no Ensino Secundário, uma disciplina nova, com uma linguagem própria e um raciocínio específico? Na tentativa de responder às questões suscitadas, apresentam -se diferentes tipos de recursos didáticos para a abordage m dos conteúdos programáticos da disciplina de GDA. “Neste âmbito podem subdividir -se em três categorias”: convencionais (PALARÉ, 2013: 123), a título de exemplo, um modelo tridimensional; audiovisuais e novas tecnologias, por exemplo, um simulador de exame. O referido conjunto de materiais assenta num estudo comparativo entre três autores: Elísio Silva, Maria João Müller e Vera Viana. Numa primeira fase, o estudo, identifica e analisa as boas práticas de cada autor, numa segunda fase, reconhece as afinidades e diferenças entre os autores e, por último, em jeito de conclusão, sugere recomendações para a utilização dos diferentes tipos de recursos didáticos disponibilizados. Por último, apresenta-se o projeto/ recurso digital intitulado: “gd.A, interagimos?” e apela-se à interação.
- Operacionalização do ficheiro de autoridades na Biblioteca da Universidade da Beira InteriorPublication . Ribeiro, Ilda Anunciação do Patrocínio Campos; Gabriel, GraçaVivendo permanentemente sob a égide da mudança, as instituições de memória – bibliotecas, arquivos e museus – lutam diariamente para se tornarem cada vez mais relevantes e sustentáveis, apostando na transformação e na cooperação. Neste sentido, em 2005 a Biblioteca da Universidade da Beira Interior decidiu apostar na operacionalização do ficheiro de autoridades oferecendo aos utilizadores uma maior riqueza de metadados com possibilidades infinitas de interpretação e contextualização e o acesso a informação fiável e fidedigna, acrescentando valor ao catálogo bibliográfico. A partir de 2017 foi possível dar início de forma mais intensiva à elaboração de todos os tipos de autoridades. Esta apresentação irá abordar a visão da Biblioteca da UBI face à importância vital do ficheiro de autoridades, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, os desafios encontrados, e os projetos para o futuro.
- New signalling pathways in reproductive tissues associated with mitochondrial dysfunction induced by metabolic diseasesPublication . Diniz, Antónia Teixeira; Rato, Luís Pedro Ferreira; Oliveira, Pedro Fontes; Silva, Branca Maria Cardoso Monteiro daDiabetes mellitus is a metabolic disease and its incidence is reaching epidemic proportions. Classically it can be divided into two types: type 1 diabetes mellitus, characterized by an insulin-dependent state, and type 2 diabetes mellitus (T2DM), where there is a resistance to the action of the hormone. External factors associated with lifestyle, such as eating behaviors, in particular, the excessive consumption of high caloric diets in combination with other factors, such as sedentary lifestyle, are the main causes for the increased incidence of T2DM. The metabolic deregulation associated with T2DM leads to the emergence of other comorbidities, notably a deregulation of male fertility. The hypothalamus-pituitary-testicle axis, also known as a reproductive axis, is sensitive to the metabolic changes induced by T2DM. Recent studies have shown that endocrine and metabolic alterations associated with T2DM affect the physiology of reproductive organs, mainly their mitochondrial bioenergetics. Maintaining mitochondrial function in reproductive organs is imperative for the maintenance of the reproductive capacity of the individual. Thus, we aimed to study the impact of T2DM on the molecular pathways underlying the control of the testicular and epididymal mitochondrial function. For this, we used an animal model of T2DM, in which we evaluated the expression of key proteins involved in the regulation of mitochondrial biogenesis and in mitochondrial function. We measured the activity of the enzymes of the antioxidant defense system. We also evaluated the effects of T2DM on the number of mitochondrial DNA copies and on the expression of the levels of the mitochondrial respiratory chain complexes in both tissues. Finally, we evaluated the parameters of oxidative stress (OS), such as carbonylation and proteins nitration, as well as lipid peroxidation. Our results showed that T2DM decreased the expression of sirtuin 1 (SIRT1) and sirtuin 3 (SIRT3) in the testicular tissue. There was also a decrease in the expression of complexes III and V of the mitochondrial respiratory chain, but the content of mitochondrial DNA (mtDNA) remained unchanged in the testicular tissue. There were no alterations on the activities of the antioxidant enzymes, however, these results were accompanied by an increase in lipid peroxidation and nitrate of proteins. In the epididymal tissue, a decrease was observed on the expression of the key regulator of mitochondrial biogenesis, the peroxisome proliferator activated receptor ? co-activator 1 a (PGC-1a), as well as on the SIRT1 and SIRT3 expression levels. Although there were no changes in the mtDNA content, DMT2 has induced a significant decrease in the expression of complexes II, III and V in the epididymis. There were also decreases in the activities of the enzymes involved in the system of antioxidant defenses, which were accompanied by an increase of protein nitration. The results suggested that T2DM disrupted the expression of key regulators of the mitochondrial biogenesis of the reproductive organs, thereby compromising the molecular pathways involved in the regulation of the mitochondrial function and, consequently in the maintenance of the antioxidant defense system. In this way, it is essential to deepen the knowledge in mitochondrial bioenergetics in order to develop possible therapeutic approaches to attenuate the increased decline of male fertility, especially in developed countries where the prevalence of metabolic diseases is a major public health concern.
- Pseudónimos na Música e na Literatura AngolanasPublication . Tona, Maria Suca Francisco; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoA temática em estudo tem como objetivo analisar as razões que levam os artistas a adotar Pseudónimos na Música e na Literatura Angolanas. No entanto, quando um fazedor de arte pretende iniciar uma carreira artística é inevitável questionar-se sobre o nome artístico a adotar. Recriar uma nova identidade e adotá-la para a carreira é uma prática à disposição do artista. O artista vê-se livre em recorrer ao nome próprio, ao antigo apelido, à alcunha, ao cognome, ao anagrama e adotá-lo como seu. Os nomes que carregamos, sejam adotados ou atribuídos ao nascer, não devem ser considerados como simples identificadores. Os nomes descrevem-nos como pessoas, definem nossa nacionalidade e naturalidade, a tribo ou clã que pertencemos, o contexto da sua atribuição ou até mesmo influenciam diretamente a personalidade do autor. Os nomes que recebemos ao nascer nem sempre nos agradam como nossas identidades. Logicamente, muitos fazedores de arte ou simples iniciantes do mundo artístico têm tido dificuldades de encontrar ou selecionar entre o seu nome próprio uma assinatura ideal que lhes agrade. E, a partir deste dilema, passa a ser inevitável o desejo de buscar nomes fictícios, criados ou recriados a seu belo prazer e adotá-los para se apresentar ao público e atribuir autoria das suas obras. De facto, a liberdade dada ao autor de decidir sobre a sua carreira artística, sobre o seu género musical a cantar ou literário a escrever, sobre as temáticas a abordar também corresponde exatamente ao mesmo grau de liberdade atribuído para decidir sobre o nome que pretende usar para assinar suas obras e número de pseudónimos a adotar ou de heterónimos a criar para atribuir autoria das suas obras literárias ou musicais. No entanto, as razões por trás dos nomes fictícios adotados pelos artistas variam de autor para autor e de contexto para contexto. Naturalmente, não existe nenhum padrão pré-estabelecido ou modelos universais lineares destinados à criação de nomes artísticos. Os artistas têm procurado usar a criatividade, a experiência do mundo para criar e recriar um nome pelo qual seriam conhecidos como fazedores de arte. O objetivo dos pseudónimos de ocultar a verdadeira identidade do artista não se revela nitidamente como anonimato total. Dado ao facto de o leitor ou fã do outro lado saber dizer, muitas vezes, que por trás do Ondjaki oculta-se Ndalu de Almeira, por trás de Luandino Vieira existe o José Vieira Mateus da Graça e por trás do Big Nelo esconde-se o Manuel de Carvalho Nguenohame. Os pseudónimos são adotados por várias razões sejam estas de cunho pessoal ou socialmente impostas pelo contexto. E estes podem ser adotados pelos artistas de forma parcial ou total. Os artistas angolanos popularmente conhecidos como “arrasta multidões” e “clássicos da literatura”, como Luandino Vieira, Pepetela, Uanhenga Xitu, Jofre Rocha, Bonga, Nagrelha, Kyaku Kyadaff, Matias Damásio, entre outros, têm os seus pseudónimos como as principais marcas que constituem o principal motor para venda das obras. Uma vez deixadas para trás, logicamente, suas obras jamais seriam vendidas com a mesma proporcionalidade.
- A importância dos autores clássicos no processo de ensino-aprendizagem da Língua PortuguesaPublication . Jesus, Rui Pedro Gonçalves de; Luís, Carla Sofia Gomes Xavier; Luís, Alexandre António da CostaO presente Relatório de Estágio oferece um conjunto de reflexões em torno das atividades, letivas e não-letivas, desenvolvidas durante o estágio pedagógico que decorreu no ano de 2016/2017 na Escola Secundária Campos Melo, situada na cidade da Covilhã. Assim, cumprindo a função primordial deste tipo de texto académico, cabe-nos relatar todas as atividades realizadas durante este período, dando, igualmente, conta dos resultados obtidos. Por conseguinte, além das tradicionais caraterizações da escola e das turmas, apresentamos dados em torno quer das aulas assistidas de Português (mas também de Espanhol por se tratar de um estágio bilingue), quer das atividades extracurriculares. Estabelecendo a desejável ponte entre teoria e prática, intentámos primeiramente perceber a visão dos documentos oficiais, analisando a expressão dos mesmos nos manuais com os quais trabalhámos. Posteriormente, procurámos, em determinados textos teóricos, sustento, para nossa opinião favorável à manutenção das obras clássicas nos programas e nos manuais escolares. Numa altura em que se debate precisamente a manutenção, ou não, de alguns dos maiores clássicos da literatura portuguesa que, durante gerações, foram presença assídua nos programas curriculares e ajudaram milhares de alunos a escrever corretamente, como é o caso de, a título de exemplo, Eça de Queirós; este assunto ganha ainda maior relevância. Como é sobejamente sabido, a aula de língua portuguesa (usada como língua materna), estando focada na proficiência linguística, oral e escrita, do discente, preparando-o para diferentes situações comunicacionais, tornando-o, entre outros aspetos, conhecedor das regras de funcionamento da língua e onde a literatura tem uma forte presença, não pode deixar de trazer à colação certos contextos socioculturais de relevo, desde o passado ao presente. Assim, o aluno irá robustecendo, de igual modo, a sua bagagem cultural marcante para o seu autoconhecimento individual e, em última análise, para a identidade de todo um povo, neste caso, do povo lusíada. Uma das formas privilegiadas de aprendizagem em simultâneo, em sinergia, da língua e da cultura portuguesas assenta precisamente na leitura de obras literárias marcantes, redigidas por escritores inolvidáveis para a História da Cultura, tais como Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Luís Vaz de Camões, Padre António Vieira (dispostos por ordem alfabética) e tantos outros. Naturalmente, selecionámos cinco autores clássicos, que nos parecem suficientes para um Relatório de Estágio, três que trabalhámos efetivamente durante este ano letivo e outros dois que serão abordados nos próximos anos, como uma espécie de amostra para cotejarmos a temática selecionada.