Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Requalificação Urbana da Zona Envolvente à Estação e Complexo Ferroviário da PampilhosaPublication . Marques, Miguel Ângelo da Silva; Diniz, Fernando Manuel LeitãoA zona da estação e complexo ferroviário da Pampilhosa tem vindo a evoluir de forma desordenada, criando assim alguns problemas ao nível do desenho urbano. O abandono da zona industrial e a barreira urbana que a própria estação impõem à vila são os problemas aos quais se pretende dar resposta neste trabalho. A ideia de que o espaço público já não é o que era está em muito relacionada com a natural evolução da sociedade, do espaço público e do mundo urbano em geral. Sendo um elemento em transformação, há a necessidade de o reinventar, mas percebendo quais e como são efetivamente os espaços públicos do presente e do futuro. Esta dissertação procura responder a esta necessidade incidindo nos problemas urbanos presentes na área de intervenção – barreira e vazio urbano. Procurou-se desenvolver uma metodologia de análise e avaliação da área ao nível dos espaços que a constituem (ruas e espaços públicos) de forma a elaborar estratégias de reestruturação para a sua introdução no desenho urbano. O que se pode concluir é que a maior complexidade da cidade se traduz nos espaços públicos, que sofrem processos de descaracterização, originando o aparecimento de espaços urbanos obsoletos, que se podem traduzir em espaços urbanos desocupados e com diferentes potenciais estratégicos para o desenho urbano.
- Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)Publication . Silva, Juliana Correa da; Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaA Perturbação da Aprendizagem Específica com manifestação de Défice na Leitura afeta entre 5 a 15% da população mundial, sendo mais predominante no género masculino. O DSM-5 já preconiza e reporta a ideia associada ao fato de que esta perturbação não se limita exclusivamente ao contexto escolar na infância e na adolescência, e sim perpetua-se ao longo da vida adulta do sujeito (Blashfield, Keeley, Flanagan & Miles 2014). Os estudos apresentaram estatisticamente que indivíduos com este tipo de diagnóstico conseguem ter uma vida de progressivamente positiva e resiliente, no entanto, podem apresentar algumas dificuldades, sintomas psicopatológicos e limitações específicas diferente dos resultados nos indivíduos normativos (Teles, 2004). Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos sintomas psicopatológicos e na resiliência entre o grupo com PAE-DL (N=23) e o grupo normativo com (N=27). Os participantes com a perturbação PAE-DL pontuaram significativamente mais alto nos sintomas psicopatológicos, pontuaram mais baixos na manifestação da resiliência e apresentaram resultados similares nas correlações positivas e negativas a cerca número de anos de estudo relacionados aos sintomas psicopatológicos e resiliência. Discute-se ao longo do desenvolvimento da pesquisa potenciais motivos destes achados, levando em consideração que a literatura é escassa.
- Proposta de Requalificação Urbanística do Planalto do Ingote (Coimbra)Publication . Nascimento, Ana Cláudia Rodrigues; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos das; Garcia, Irene MendozaA problemática dos bairros sociais é uma temática alvo de diversas investigações e estudos quer no âmbito projetual da arquitetura quer no domínio da escala urbanística. São diversos os exemplos de teses ou dissertações centradas nesta temática. Contudo, muito há ainda para aprofundar pois cada caso é um exemplo não desprovido de interesse científico. Ora o planalto do Ingote na cidade de Coimbra, constituído por três bairros sociais que marcaram épocas distintas, inseridos na política de habitação em Portugal, é disso um exemplo. O Bairro do Ingote de 1975, o Bairro António Sérgio da década de 1980 e o Bairro da Rosa da década de 1990 são associados a uma periferia problemática, com problemas de cariz social, económico e urbanístico, que merecem uma ação de requalificação urbana que os devolva à cidade. Neste contexto, sendo os bairros entidades sociais complexas, nas últimas décadas o rápido crescimento urbano tem vindo a contribuir para a mudança da identidade espacial, deixando espaço para novas interrogações sobre o conceito de bairro e o seu papel na cidade. Ora, a presente dissertação tem como o objetivo geral, a análise territorial e a conceção de estratégias urbanas para a requalificação e reintegração do Planalto do Ingote na cidade de Coimbra. A sua localização geográfica na periferia da cidade, torna-o alvo de alguma exclusão social e urbana. Neste sentido é essencial compreender que o desenho urbano poderá desempenhar um papel importante para um desenvolvimento de estratégias de integração deste bairro na malha urbana. Como principal conclusão a proposta de intervenção urbanística manterá o número aproximado de fogos preexistentes e intervirá ao nível dos espaços públicos criando zonas de laser, espaços verdes e equipamentos de utilização coletiva como o Quartel dos Bombeiros. Este edifício será um elemento chave na identidade do local e de modo a promover a segurança dos seus habitantes. Espera-se que tais medidas possam vir a contribuir para que os moradores do Ingote sintam orgulho no seu bairro atraindo visitantes.
