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- Effects of Low-Moderate Load High-Velocity Resistance Training on Physical Performance of Under-20 Futsal PlayersPublication . Marques, Diogo; Travassos, Bruno; Sousa, António; Gil, Maria Helena; Ribeiro, João; Marques, MCResistance training (RT) is an effective methodology to improve physical performance of athletes. However, up to now, no studies have addressed the RT benefits in under-20 futsal players. The purpose of this study was to evaluate the effects of six weeks of RT with high-velocity movements, low-to-moderate loads, and low volume on physical performance of under-20 futsal players. A total of 21 players were divided into two groups: A control group (CG, n = 10) and a RT group (RTG, n = 11). The RTG performed two weekly training sessions constituted by leg-press, jumps, and sprints, along with three futsal training sessions, while the CG only performed the futsal training. Before and after the intervention, the sprint time in 0⁻10 m (T10), 10⁻20 m (T10⁻20), and 0⁻20 m (T20), the countermovement jump (CMJ) height, the T-Test time, the kicking ball speed (KBS), and the maximum dynamic strength in the leg-press, were assessed. In post-test, significant improvements in CMJ, T-Test, KBS, and leg-press were found for the RTG, whilst a significant decrease in T10⁻20 was evidenced in the CG. The present results suggested that RT based on high velocity movements, low-to-moderate loads, and low volume produce positive effects on physical performance of under-20 futsal players.
- Uso de Opióides em Grávidas e a Síndrome de Abstinência NeonatalPublication . Martins, Fábio Miguel de Sousa; Oppolzer, David Jerónimo; Alba, Maria Eugénia GallardoO presente documento é parte integrante da Unidade Curricular ‘’Estágio’’ do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e baseia-se na minha experiência na área da Farmácia Comunitária e de Investigação, de forma a obter o Grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. O primeiro capítulo corresponde à componente de investigação e consiste numa revisão bibliográfica sobre o tema da exposição pré-natal a tóxicos e riscos associados para os bebés. Esta revisão focou-se no caso específico dos opióides e da síndrome de abstinência neonatal, e é intitulada de “Uso de opióides em grávidas e a síndrome de abstinência neonatal”. O uso de opiáceos durante a gravidez tem sido um problema crescente nas últimas duas décadas, tornando-se uma importante preocupação social e de saúde. O uso de tais substâncias pode ter sérias consequências no recém-nascido, e ainda graves problemas desde o ponto de vista clínico e cognitivo, incluindo a síndrome de abstinência neonatal. Essas condições são comuns quando os opiáceos são usados durante a gravidez, tornando problemática a prescrição desses tipos de substâncias. Além disso, a mãe pode desenvolver dependência de opiáceos, aumentando assim a probabilidade de a criança nascer com qualquer uma dessas condições. Neste capítulo é descrito o uso de opiáceos durante a gravidez, dando particular enfâse na síndrome de abstinência neonatal. São descritos os principais opiáceos comumente prescritos, ou seja, aqueles geralmente envolvidos em casos de dependência e/ou síndrome de abstinência neonatal. Em segundo lugar, são apresentadas e discutidas as abordagens encontradas na literatura usadas para combater estes problemas, incluindo o tratamento da mãe e do recém-nascido. Por fim, apresentam-se os tratamentos mais seguros e eficientes, bem como as perspetivas futuras, abordagens e diretrizes indicadas para a comunidade científica em relação a esse problema. O segundo capítulo diz respeito ao estágio em farmácia comunitária, realizado na Farmácia Macieira de Sarnes, em Oliveira de Azeméis, que decorreu entre 11 de setembro de 2018 e 18 de janeiro de 2019, sob orientação da Dr.ª Anabela Almeida. Neste capítulo são descritos todos os processos que decorrem dentro de uma farmácia, assim como todas as componentes éticas, legais e profissionais associadas. É nesta secção que é apresentado o efetivar dos conhecimentos adquiridos ao longo destes longos 5 anos de formação académica, e todos os processos em que estive envolvido durante o período de estágio.