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- Malus domestica cv. Bravo-de-Esmolfe: Avaliação do potencial antimicrobiano de extratos hidroetanólicosPublication . Relvas, Rui Jorge Matos; Duarte, Ana Paula Coelho; Sousa, Fernanda Delgado deO presente trabalho encontra-se dividido em 3 capítulos nos quais são demonstradas não só as atividades desenvolvidas e conhecimentos adquiridos ao longo dos dois estágios curriculares, nas áreas de farmácia hospitalar e farmácia comunitária, mas também o trabalho laboratorial desenvolvido nas áreas da fitoquímica e microbiologia. O primeiro capítulo pretende retratar o período inicial de estágio, que decorreu entre os meses de janeiro e março de 2019 nos Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Durante o período de estágio foram abordadas as várias áreas existentes, que de forma genérica se podem dividir em gestão, distribuição, farmacotecnia e ambulatório, sendo que dentro de cada uma destas foram focados não só os conhecimentos teóricos e técnicocientíficos, mas também as boas práticas e o carácter humano que deve pautar a atuação do farmacêutico enquanto profissional de saúde, independentemente do local de atuação. No segundo capítulo intenta-se, de forma semelhante, transpor o período de estágio decorrido entre março e maio de 2019, na Farmácia Ferrer, em Castelo Branco. Ao longo das 12 semanas foram abordadas diversas áreas, desde a receção das encomendas até ao atendimento ao público, passando também pelos serviços prestados aos utentes. A importância e o papel do farmacêutico enquanto profissional de saúde, a sua atuação e contacto com o utente constituíram pilares de extrema importância durante toda a aprendizagem. Por último, o terceiro capítulo pretende demonstrar todo o trabalho laboratorial desenvolvido no Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, bem como na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Sendo a resistência aos antibióticos um dos principais problemas na saúde no século XXI, torna-se imperativo descobrir novos compostos que demonstrem capacidade de inibir o crescimento dos microrganismos. As atividades desenvolvidas tiveram como principal objetivo avaliar o potencial antibacteriano da maçã Bravo-de-Esmolfe (Malus domestica cv. Bravo-de-Esmolfe). Inicialmente procedeu-se à preparação da amostra, de forma a avaliar possíveis diferenças entre os compostos existentes na casca e na polpa da fruta. Após a obtenção de extratos com recurso a dois solventes distintos, bem como diversas técnicas extrativas, procedeu-se à avaliação da atividade antimicrobiana contra cinco microrganismos. Após a realização de ensaios em meio sólido, foram determinadas as concentrações mínimas inibitórias dos vários extratos brutos em meio líquido Müeller-Hinton, sendo que o resultado mais baixo obtido foi de 31,25 mg/mL para a estirpe de Bacillus cereus. Com a determinação das concentrações mínimas bactericidas foi possível concluir que os extratos obtidos apenas possuem ação inibitória, não sendo capazes de matar os microrganismos.
- Desporto e Videojogos: Uma análise comparativa dos hábitos de interação e motivações dos adeptos e espectadoresPublication . Rodrigues, Eulerson Pedro Ferreira; Filgueiras, Ernesto VilarAo observarmos o sucesso dos eSports, a comparação com a área dos Desportos se torna inevitável, tendo a incorporação dos eSports como parte do Desporto por principal elemento de discussão. Existem estudos que se preocupam em ressaltar a falta de fisicalidade dos eSports e ainda outros que ressaltam as semelhanças e as diferenças na motivação de consumo dos adeptos/espectadores das duas áreas. No entanto, pouco se discute sobre os hábitos de interação dos adeptos/espectadores dessas áreas. Com isso, buscamos unir as informações sobre os costumes, as preferências e os hábitos de consumo dos adeptos/espectadores com o propósito de identificar pontos que podem ser utilizados como conteúdo na discussão sobre a incorporação dos eSports pelos Desportos. Para esta pesquisa, foram consultados adeptos/espectadores de diversos Desportos e eSports em busca de informações que pudessem auxiliar na criação de conteúdo através de um método quantitativo, representado por dois questionários distribuídos digitalmente (138 participantes no questionário sobre desporto e 114 no questionário sobre eSports), um método qualitativo, representado por duas observações diretas a grupos em eventos (10 grupos em uma partida de futebol pela segunda divisão do campeonato nacional português e 10 grupos em um evento do videojogo Counter Strike: Global Offensive) e um método participativo, com questionários direcionados a especialistas na área de desenvolvimento de videojogos (11 participantes). Entre os resultados encontrados, destacamos a importância do conhecimento das regras para os adeptos/espectadores das duas áreas, assim como o acesso a ambientes competitivos se mostrou um fator importante na hora de atraír mais público. Associamos ainda o ambiente social, o ambiente cultural, o regionalismo e o nível de habilidade dos atletas/jogadores como motivação de consumo. Também foi discutida a possibilidade de aprendizagem sobre conteúdo do desporto ou videojogo através de transmissões, além da semelhança dos hábitos de consumo entre os adeptos/espectadores das duas áreas tendo a internet como plataforma base. Por fim, ressaltamos a similaridade no comportamento do público em eventos presenciais.