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- Indústria 4.0Publication . Cardoso, Bruno Filipe Mendes; Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaO ser humano, enquanto ser criativo, sempre produziu objetos para seu benefício. Isto aplicase desde o início dos tempos, até aos dias de hoje. No entanto, a atividade de produção foi sempre subtrativa, ou seja, o desperdício de material é uma consequência da própria atividade. No entanto, perto do final do século XX, surge a manufatura aditiva, uma tecnologia revolucionária que pretende afirmar-se como o novo paradigma de produção. A manufatura aditiva é um processo de produção de objetos de forma aditiva, em que o desperdício de material é extremamente reduzido ou praticamente inexistente. O seu aparecimento e desenvolvimento surge numa altura em que a própria sociedade procura reinventar-se, ao serem cada vez mais relevantes conceitos como a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos disponíveis. A manufatura aditiva, enquanto tecnologia de produção, apresenta-se como a solução disruptiva que, provavelmente, será capaz de revolucionar a indústria de produção moderna.
- Análise Exploratória da Aplicabilidade da Realidade Aumentada em Diferentes AmbientesPublication . Cruz, Tiago Daniel Costa; Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaNos dias de hoje, é importante olhar para o mundo da indústria como uns dos setores mais importantes para qualquer economia. Para clarificar esta ideia de setor importante ir-se-á estudar nesta dissertação a Indústria 4.0 que, para alguns autores, é considerada a nova revolução industrial. Irão ser abordados os principais objetivos, benefícios, desafios e algumas ferramentas que esta implica na produção. Uma das ferramentas utilizadas na I 4.0 é a Realidade Aumentada que é uma tecnologia que faz a interligação entre a realidade e o mundo virtual através da sobreposição do mundo virtual sobre o mundo real. Este é o principal foco desta dissertação, saber no que consiste, na sua história, as suas aplicações práticas e identificar os problemas que possam existir na sua implementação. Também será apresentado um caso prático que pretende mostrar de que forma é que esta tecnologia pode ser aplicada, nomeadamente, no setor do ensino, onde é desenvolvida uma aplicação que permita ao utilizador ver meios de transporte em 3D a partir de imagens com a ajuda da interface de Realidade Aumentada.
- Víctor & Álex: homoerotismo y normalización en el cómicPublication . Rodríguez Sapiña, Joan; Cao Míguez, Ana BelénPartiendo de las complicidades existentes entre las minorías LGTBIQ+ y el medio comicográfico a lo largo del tiempo, en este trabajo nos proponemos analizar un cómic homoerótico publicado en la España de las últimas décadas: el titulado Víctor & Álex, de Javi Cuho y David Cantero (2012 [2005-2006]). Dado que el abordaje que realizamos se sitúa dentro del marco de los Estudios Culturales y de los Estudios de Género, pondremos el foco en el modo en el que ese producto en concreto se inserta en el contexto sociopolítico en que surge, caracterizado por profundos cambios en lo que respecta a los derechos sexuales, la normalización de las vivencias y la configuración de las identidades LGTBIQ+. Las inquietudes que, en última instancia, generan nuestro interés por la obra en cuestión nos llevarán a realizar sendos recorridos, si bien que necesariamente sucintos, por la historia reciente de la construcción de la identidad LGTBIQ+ y del cómic en España, incidiendo en la identidad y el cómic gay.