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- Nas Marés Ouço a Tua VozPublication . Abrantes, Raquel Dionísio; Mancelos, Joaquim João Cunha Braamcamp deQuando analisamos o percurso do ser humano percebemos a importância e a necessidade das histórias. Recorremos a elas, em modo de lendas, mitos ou fábulas, para explicar fenómenos do quotidiano. Ali, encontramo-nos conforme somos e podemos ser, na plenitude das emoções. Somos amantes do sonho e da ficção. E se, primeiramente, o meio privilegiado para contar histórias era o oral e, mais tarde, a palavra registada, na época contemporânea temos a narrativa cinematográfica. Por conseguinte, o meu trabalho final traduz-se num guião fílmico, para longa-metragem. Ao longo do relatório, serão enunciados e explicitados os paratextos que o enquadram e contextualizam, e os aspetos fundamentais utilizados na construção deste. Hoje, sentamo-nos ao redor de outras “fogueiras”, mas somos movidos e deslumbrados pela mesma magia de contar narrativas que maravilhou os nossos antepassados.
- Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção EmpreendedoraPublication . Garcez, Ana Paula Braga; Franco, Mário José BaptistaO desenvolvimento económico de uma nação é suportado, em parte, pelo empreendedorismo, pois este permite a criação de emprego, agrega valor a novos produtos e/ou serviços e é visto como catalisador de desenvolvimento social. Para estudar este fenómeno, a intenção e comportamento dos potenciais empreendedores (estudantes) tem sido fortemente investigada. Neste contexto, surgem os seguintes objetivos desta investigação: (1) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos dos estudantes universitários influenciam a intenção empreendedora, (2) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos influenciam a integração na praxe académica e (3) avaliar o efeito que a intenção empreendedora pode ter na integração da praxe académica. Para alcançar estes objetivos este estudo incidiu numa amostra de estudantes do primeiro ano (primeira inscrição) dos diversos cursos que fazem parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Beira do Interior (UBI), Portugal. Para alcançar estes objetivos, recorreu-se a uma abordagem metodológica quantitativa e como instrumento de recolha de dados recorreu-se a um questionário administrado junto dos alunos selecionados para o presente estudo (N= 321). A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e a modelos com equações estruturais. Com a realização deste estudo conclui-se que os fatores cognitivos e psicológicos dos estudantes influenciam a intenção empreendedora dos estudantes. Em relação ao segundo objetivo, que procurava avaliar a influência dos fatores psicológicos e cognitivos na integração dos estudantes na praxe académica, não foram verificados efeitos diretos estatisticamente significativos dos fatores psicológicos e cognitivos na praxe. Embora esta relação não tenha sido confirmada, esta fortalece a investigação no sentido de evidenciar que nem todos os estudantes que participam na praxe têm os fatores psicológicos e cognitivos necessários para o empreendedorismo, pois alguns estudantes que participam neste ritual fazem-no unicamente pelo desejo de integração e socialização. Finalmente, com base nos resultados obtidos conclui-se que a intenção empreendedora exerce uma influência positiva na praxe académica dos estudantes universitários. Também se verificou o efeito indireto dos fatores psicológicos nesta relação entre a intenção empreendedora e a praxe. Assim, os resultados obtidos mostram que os estudantes que têm uma intenção empreendedora percebem positivamente a praxe académica. Esta relação é importante, já que o fortalecimento das self competências dos estudantes (por exemplo, o comportamento autoeficácia, autoconfiança, entre outros), podem fortalecer as suas capacidades empreendedoras. De facto, os jovens estudantes são considerados os agentes futuros fundamentais para o desenvolvimento económico, e disseminação do trabalho autónomo e a criação de novas empresas. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.