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- Relação entre a Moda e Arte no Contexto do Mercado ContemporâneoPublication . Gabriel, Beatriz Santos; Miguel, Rui Alberto LopesPretende-se com este projeto evidenciar uma relação entre o que caracteriza o consumidor contemporâneo e a arte como resposta a essas características, através do desenvolvimento de uma coleção de moda tendo como inspiração um período artístico. O consumidor contemporâneo é considerado hedonista ao encontrar-se numa busca incansável pelo prazer. Este demonstra satisfação nos impulsos momentâneos, ansiando por experiências emocionais e sensações diferenciadas. Acima de tudo, o consumidor contemporâneo deseja sentirse único. Este sentimento revela que o consumidor está à procura da sua identidade e de aceitação por parte do outro. Encontra-se inserido num ambiente onde existem frustrações e conflitos, acabando por fazer do consumo uma distração. A moda, neste caso falando mais concretamente do vestuário, é uma das formas visíveis de consumo e, considerada uma linguagem visual refletindo sobre aspetos socioeconómicos individuais e coletivos, considerada um fenómeno social de identificação e expressão. Tal como, e querendo o consumidor contemporâneo sentir-se exclusivo, demonstrando interesse por experiências únicas que lhe causem sentimentos, este projeto apresenta como resposta ao perfil do consumidor contemporâneo uma coleção inspirada na arte pois, esta é sempre criada com o intuito de despertar algum tipo de sentimento no seu observador, sendo considerada também, por sua vez, única. Com base num estudo aprofundado de três autores de metodologias projetuais em design diferenciadas, foi desenvolvida uma metodologia projetual adotada de um desses autores para o desenvolvimento deste projeto, considerando a especificidade do design de moda. Na fase da recolha de dados, a leitura e o tratamento da bibliografia presente neste projeto permitiu um conhecimento da evolução do design de moda assim como, a do consumidor. A este conhecimento acrescentou-se a análise de casos onde designers de moda realizaram trabalhos baseando-se na arte. O contributo deste projeto para a temática em estudo foi o desenvolvimento de uma coleção conceptual de prêt-à-porter de 16 coordenados com influências artísticas, nomeadamente a Arte Grega. Dos 16 coordenados propostos, 1 foi confecionado, sendo aquele que mais caracteriza a coleção. Com o desenvolvimento do projeto e a confeção do coordenado, como prova de conceito, foi possível contribuir para a demonstração de uma proposta de uma coleção cujo tema se insere nos requisitos do consumidor contemporâneo.