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- Relação entre a doença de Parkinson e as doenças inflamatórias gastrointestinaisPublication . Pires, Inês Maria Antunes; Bernardino, Liliana InácioA presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular intitulada Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, no âmbito da qual realizei dois estágios referentes às componentes de farmácia hospitalar e comunitária, bem como um trabalho de investigação relacionado com a doença de Parkinson e as doenças inflamatórias gastrointestinais. O primeiro capítulo diz respeito à componente de investigação no âmbito da relação entre a doença de Parkinson (DP) e as doenças inflamatórias gastrointestinais. Vários estudem sugerem que a inflamação intestinal contribui para o desenvolvimento de doença de Parkinson e pensa-se que esta condição pode começar no sistema gastrointestinal anos antes do aparecimento de sintomas motores. Assim, é sugerido que os sintomas gastrointestinais estão presentes desde os estadíos iniciais da DP, tendo sido proposto que a patologia da DP possa ter origem no intestino e depois progrida para o sistema nervoso central (SNC). Neste contexto, tentou-se perceber de que forma os fármacos utilizados no tratamento dos distúrbios gastrointestinais podem impedir a progressão da doença neurodegenerativa. O segundo capítulo descreve o estágio curricular em Farmácia Hospitalar, realizado na Unidade Local de Saúde de Castelo-Branco, no período decorrido entre 3 de fevereiro e 9 de março de 2020, tendo sido suspenso devido à pandemia de Covid-19. Neste capítulo encontra-se destacado o papel do farmacêutico no âmbito dos serviços farmacêuticos hospitalares e a organização dos mesmos e também os aspetos legais inerentes à sua atuação. Por último, o terceiro capítulo é referente ao estágio em farmácia comunitária, realizado na farmácia Ferrer, em Castelo Branco, entre 11 de maio e 14 de agosto de 2020. Este capítulo descreve o funcionamento da farmácia, as possíveis funções do farmacêutico neste âmbito, bem como a experiência vivida e os conhecimentos adquiridos durante o desempenho das tarefas.