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- Fabricação Aditiva no Design de ModaPublication . Silva, Andresa Raquel Faustino; Grando, Rafaela Noro; Pinto, Raul PereiraEsta dissertação é um estudo sobre uma evolução tecnológica, a manufatura aditiva, mais conhecida como a Impressão 3D, com abordagem centrada para a indústria da moda. A utilização da tecnologia de impressão 3D é um processo de fabricação relativamente recente quando comparado com os métodos tradicionais, contudo tem vindo a ter um crescimento nos últimos anos, cerca de 20% na área da moda, joalharia e arte, além disso está a revolucionar todas as áreas de fabricação. Assim sendo, pode dar um outro viés à indústria da moda, alterando os cânones relacionados. Todos os aspetos tradicionais de produção de vestuário podem ser drasticamente alterados com esta tecnologia, para além de que, esta inovação tem potencial para fazer da indústria da moda uma indústria mais sustentável. Porém, existem alguns problemas que tornam esta tecnologia disfuncional. Problemas esses relacionados como a rigidez dos materiais, a usabilidade, o conforto e questões ergonómicas são alguns parâmetros que por vezes a impressão 3D ainda não consegue resolver. Esta dissertação, estruturada por pesquisa bibliográfica, entrevistas e estudo prático, apresenta uma linha histórica sobre a tecnologia de fabricação aditiva, bem como a sua aplicabilidade e experimentação ao longo dos anos. O documento traz como destaques os benefícios e utilizações efetivas para o mundo da moda na atualidade e perspetivas no cenário da alta costura. Para além disso, foi feito um ensaio prático onde é analisada a potencialidade da produção de vestuário, os aspetos positivos, negativos e controvérsias existentes relativas ao processo de produção desta tecnologia para a moda.
- As expressões da memória: possibilidades e desafios da arquivística audiovisualPublication . Campacci, Lucas; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daEsta pesquisa, realizada no âmbito do mestrado, busca apresentar um mapeamento e uma reflexão sobre a natureza dos arquivos e seu uso na sociedade contemporânea, desbravando possíveis rotas para compreensão dos documentos de arquivo enquanto promotores da constante reconfiguração da história social e da memória coletiva através do dispositivo audiovisual. Mais especificamente, buscamos analisar como o dispositivo audiovisual trouxe questões inéditas para o arquivamento, afinal, os valores de prova dos testemunhos escritos ganharam novas configurações quando se tornou possível registrar o tempo histórico pelas imagens e sons em movimento. Documentos imagéticos, com seus signos próprios, são reveladores de outras formas de enxergar o mundo, não apenas por serem capazes de revelar certas evidências sobre as condições sociais de determinado período, ao captar um dado imediato, como também por invadirem o imaginário social. Nosso intuito, ao analisarmos a necessidade da conservação das obras e dos documentos cinematográficos, também é mostrar de que forma os arquivos audiovisuais podem interagir com o passado, presente e futuro. Temos como objetivo principal apresentar como os registros audiovisuais, impulsionados pelos preceitos da história oral, criam imagens testemunhais que colaboram com a memória social e desafiam a preponderância dos documentos escritos ao incorporar a subjetividade do interlocutor e, consequentemente, as tensões ao criar e recriar, à sua maneira, o que denominamos de real. Por meio da confluência entre história oral e o cinema documental, a relação entre memória e ficcionalização traz para a historicidade novas profusões de passados a partir das noções de representação e autorrepresentação diante a câmera.
