Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-17"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção: Avaliação e IntervençãoPublication . Cararo, Mylma Santana Feitosa; Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo; Nascimento, Carla Sofia Lucas doA Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neuro desenvolvimento. É multifatorial, heterogénea e complexa, sendo mais frequente surgir em crianças e adolescentes. Além da avaliação é fundamental existir um diagnóstico diferencial, dado que esta perturbação apresenta uma sintomatologia muito semelhante a outras patologias do foro mental. Posteriormente realiza-se o diagnóstico e elabora-se um plano de tratamento, desenvolvendo-se estratégias adaptadas às características e particularidades da pessoa. Dada a pertinência da temática, esta investigação pretende fornecer aos pais, profissionais de saúde e de educação uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo visa compreender o que as evidências científicas documentam sobre a avaliação e intervenção atual na PHDA. Primeiramente definimos os critérios de inclusão e exclusão dos estudos. Recorremos a algumas bases de dados científicas para a pesquisa de artigos, tendo sido identificados inicialmente 449 artigos. No final do processo, selecionamos 13 artigos. Foi ainda efetuada uma pesquisa que incluiu obras de referência sobre a PHDA, em períodos anteriores. De seguida, extraímos os dados e realizamos a avaliação do risco de viés dos estudos incluídos. Os resultados revelam a importância da avaliação psicológica/neuropsicológica e da intervenção na PHDA. Contudo, existem cada vez mais incertezas no que diz respeito à escolha do tratamento mais adequado. Os principais tratamentos baseiam-se na terapia cognitivo-comportamental (intervenção psicológica) e nos fármacos psicoativos (intervenção farmacológica). A intervenção farmacológica é a mais utilizada e, por norma, apresenta efeitos colaterais leves. Já a intervenção psicológica demonstra resultados benéficos ao nível da sintomatologia cognitiva e comportamental. Diversos estudos apontam para o tratamento combinado como o mais eficaz. Contudo, a escolha do tratamento deve ser individualizada, baseando-se na gravidade dos sintomas, comorbidades, tentativas anteriores de terapia e nas condições familiares, sociais e educacionais. Concluímos que o psicólogo assume um papel fundamental na avaliação psicológica / neuropsicológica, contributo preponderante para um diagnóstico diferencial, bem como ao nível da intervenção psicológica. Considera-se, por isso, uma mais-valia o investimento em programas de promoção e intervenção psicológica na PHDA em Portugal.
- Helena de Troia e a romantização da feminilidade helênicaPublication . Wichan, Silvia Cristina da Silva Botti; Cao Míguez, Ana BelénApesar de originalmente relacionada à literatura, Helena de Troia transita entre todas as artes. Da pintura ao cinema, passando pela música, o teatro e, claro, a poesia, o cariz transcendental da personagem homérica confirma a sua complexidade e a fascinação que produz no público em geral, seja leitor ou espectador. Os questionamentos acerca de suas atitudes ambíguas provocam ainda hoje discussões infindáveis, o que fez Helena tornarse uma das figuras mais emblemáticas da cultura ocidental. No entanto, a abordagem romântica da relação entre a rainha espartana e o príncipe troiano é o viés mais comum reproduzido pela indústria cinematográfica norte-americana: mulher apaixonada, leal aos seus sentimentos e fio condutor de uma trama repleta de elementos passionais que culminam na transcendental e mitológica Guerra de Troia.
- Flor de PlásticoPublication . Castañeda, Maria Angelica Contreras; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daNão há nada nestas páginas, tanto no relatório como no guião, que não tenha passado pelo meu corpo, seja física ou emocionalmente. Este projeto final é o resultado dum processo intenso de entendimento, de encontrar-me a mim própria dentro do meu contexto. O caminho que culmina numa etapa racional de escrita, começou pelas varizes que surgiram nas minhas pernas, nas dores que senti nas minhas costas e nas inúmeras noites de insônia e de choro. Nada dentro destes textos foi uma linha reta da experiência à escrita, sem ter passado pelo caminho sem forma do inconsciente. Quando digo que esta experiência começou no corpo, é porque a sensorialidade é mais rápida que o raciocínio, e a informação obtida da experiência fica nele até que o cérebro tem tempo de processá-la. Sentimos uma dor inexplicável um dia, e no outro descobrimos o motivo. Assim que foi um contínuo questionamento entre o sentir e o pensar, que resultou no argumento Flor de Plástico. O presente texto tem como objetivo dissecar o processo acima mencionado, com a informação dividida em três capítulos. No primeiro, nomeado Reflexões iniciais, compartilho a génesis da ideia e a experiência que inspirou a mesma. No segundo, Paratextos, estão consignados os textos para comercializar o projecto. Por último, no capítulo Estrutura e estratégias, explico com detalhes as minhas escolhas narrativas, estéticas e de personagens.
- Dr. Martens e as subculturas: Herança da marca e storytelling como estratégias de brandingPublication . Aragão, Érika Maria Cavalcante; Rousseau, José AntónioCom o intuito de compreender de que forma os estilos de vida e gostos musicais influenciam no comportamento de uma subcultura e, em consequência, como estes comportamentos influenciam no modo como as empresas desenvolvem suas estratégias de branding, o presente estudo tem por objetivo investigar a forma como a Dr. Martens utiliza sua herança de marca e sua ligação com a música e com as subculturas para conquistar a fidelidade de seus consumidores e manter-se relevante no mercado, analisando sua trajetória ao longo de seus 60 anos de existência e a importância do branding na construção da identidade e fortalecimento da imagem da marca.
- Cómic, memoria histórica y activismo LGTB en diálogo: el ejemplo de la novela gráfica El VioletaPublication . Rodríguez Sapiña, Joan; Cao Míguez, Ana BelénEl propósito de este trabajo es mostrar cómo la novela gráfica El Violeta (2019) constituye un interesante ejemplo de diálogo entre el medio artístico del cómic, la memoria histórica y el activismo LGTB, al generar una experiencia colectiva homosexual del franquismo que resulta especialmente oportuna en el contexto de debate en torno al pasado reciente que vive la sociedad española en la actualidad. A partir de diversos testimonios individuales, este cómic emprende una reconstrucción ficcional de la violencia física y simbólica ejercida por el régimen franquista que conforma un lugar de la memoria narrativo de una experiencia traumática común, frecuentemente silenciada o invisibilizada. La obra que aquí se analizará contribuye, pues, a configurar la memoria histórica de los homosexuales que sufrieron la dictadura, plasmando, a través del lenguaje comicográfico, la homofobia represiva del régimen. Así, a falta de una plena reparación jurídica e institucional, supone al menos una tentativa de reconocimiento simbólico en el plano sociocultural.
- Habitação e saúde: Metodologia para avaliação de riscos para os ocupantesPublication . Monteiro, Marisa Rodrigues; Lanzinha, João Carlos Gonçalves; Pastorinho, Manuel Ramiro DiasOs ocupantes das habitações encontram-se expostos a um inúmero conjunto de fatores, que quando não são controlados ou inspecionados, podem causar problemas graves na sua saúde e no seu bem-estar, podendo ser potenciados em situações meteorológicas extremas relacionadas com as alterações climáticas mais recentes. O objetivo proposto nesta tese consistiu em desenvolver uma metodologia para a avaliação de riscos para a saúde e bem-estar dos ocupantes das habitações, especialmente aplicável ao parque habitacional português. Numa primeira fase do desenvolvimento da metodologia, identificaramse os tipos de perigo a adotar e foram agrupados por tipologias. Seguidamente, para cada perigo, foram criadas ferramentas de registo de fatores de risco associados às inspeções visuais, às medições no local, aos ocupantes, à localização da habitação e à idade da habitação. No caso dos fatores de risco associados às medições, os perigos foram avaliados semanalmente, durante 60 dias, em duas campanhas experimentais. Após a obtenção desses fatores de risco, foi determinada a classificação de risco da habitação e a respetiva classe de risco, definida por quatro intervalos de classificação de risco. A aplicação do Modelo de Avaliação de Riscos para os Ocupantes aos seis casos de estudo reais (habitações de seis décadas diferentes) e aos oito casos de estudo teóricos, permitiu aferir a sua aplicabilidade a agregados familiares com composição e idades distintas, e habitações com diferentes tipos de localização e idades de construção (tendo em conta as características construtivas e arquitetónicas). Ou seja, a aplicação do modelo permitiu testar e validar o modelo de avaliação proposto, com recurso a inputs distintos, constituindo uma ferramenta que permite a classificação das habitações, tendo em conta o bem-estar das pessoas que nela habitam. Por último, são apresentadas as principais conclusões e propostas para trabalhos futuros.
- A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidadePublication . Campos, Andressa Carla; Rousseau, José António Pereira; Pereira, Maria Madalena RochaO estudo sobre a moda e seu papel como agente transformador na sociedade, se faz necessário em meio a todo este movimento global, onde cada vez mais conceitos ambientais, sociais e econômicos tem estado em pauta. Como as marcas de moda irão se manter relevantes e estabelecer uma comunicação com uma nova sociedade de consumo, que se torna cada vez mais consciente, cobrando transparência em seus processos e assim denotando o surgimento de um novo perfil de consumidor, mais humano e ético, tendo na moda um elo com seus princípios éticos, onde seu consumidor se identifica emocionalmente com a história e ideais da marca. Esta dissertação, tem como foco, o estudo de critérios a partir dos três pilares da sustentabilidade, ambiental, econômico e social, seus parâmetros para garantir qualidade e idoneidade nos processos, evitando casos de greenwashing e análises do processo que estão sendo implementados para uma mudança gradual do modelo linear para circular, como uma forma de minimizar o impacto do consumo de recursos naturais, dando uma sobrevida aos produtos descartados, tornando a cadeia mais humana e sustentável, para as gerações futuras.
- Revisão Bibliográfica Sobre a Adaptação Cardiorrespiratória em Jogadores de Futebol em Diferentes IdadesPublication . Camacho, José Duarte Gonçalves; Vicente, António Manuel NevesEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da UC de Estágio do 2º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto – Treino Desportivo na Universidade da Beira Interior. Este Estágio teve lugar na Escola de Futebol do Benfica do Estádio da Luz, fazendo parte do Sport Lisboa e Benfica, onde tive o papel de treinador estagiário, colaborando em 7 equipas de formação, sendo que uma delas participava todos os fins de semana em torneios e em jogos amigáveis, e outra participava no campeonato distrital de Lisboa de sub10 presente na série 5 em futebol de 7 contando com a participação de 14 equipas. O objetivo deste relatório de estágio é dar a conhecer o que aconteceu ao longo do Estágio, transmitindo informações claras e pertinentes sobre o que foi o mesmo, bem como os trabalhos efetuados durante a época de 2019/2020. Este relatório conta com uma identificação do contexto, intervenção e controlo e uma outra parte de introdução à investigação, tendo sido realizado uma breve revisão bibliográfica sobre a Adaptação Cardiorrespiratória em Jogadores de Futebol em Diferentes Idades. O trabalho de investigação realizado no âmbito do Estágio realizado teve como objetivo principal realizar uma revisão de literatura de estudos realizados recentemente sobre metodologia de avaliação e métodos de treino propostos para a melhoria da capacidade cardiorrespiratória de jogadores de futebol de diferentes idades.