Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Revisão de modelos de epitélio nasal humano nos estudos pré-clínicos de segurançaPublication . Denysyuk, Iryna; Santos, Adriana Oliveira dos; Pires, PatríciaO presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular Estágio e representa a etapa final na obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. O trabalho está dividido em dois capítulos: o primeiro refere-se ao trabalho de investigação, uma revisão de literatura no âmbito dos modelos de epitélio nasal, bem como a sua aplicação nos estudos pré-clínicos de segurança; o segundo descreve a experiência obtida durante o estágio curricular em Farmácia Comunitária. O primeiro capítulo intitula-se de “Revisão de modelos de epitélio nasal humano nos estudos pré-clínicos de segurança”. O epitélio nasal, constituinte da mucosa nasal, é o primeiro local de contacto com xenobióticos e agentes patogénicos e, como tal, apresenta diversas funções de proteção. No entanto, por ser uma região bastante propensa à deterioração aguda e crónica acaba por apresentar um interesse acrescido, tanto para o estudo de patofisiologia do trato respiratório superior, como para a investigação dos novos medicamentos destinados à administração nasal. A utilização de animais nos ensaios pré-clínicos de investigação é um assunto bastante polémico que leva a comunidade científica a explorar modelos alternativos que permitam abdicar totalmente dos modelos animais. Posto isto, surgem os modelos de epitélio nasal humano in vitro e ex vivo obtidos de forma não invasiva através de biópsias. A presente revisão foca-se na caracterização desses modelos, nas suas vantagens e desvantagens em termos da sua composição e na sua possível utilidade nos estudos pré-clínicos de segurança das novas formulações farmacêuticas nasais. A avaliação de cada um dos modelos foi feita com base em presença de células que intervêm nos processos toxicológicos da mucosa nasal: células ciliadas, células caliciformes produtoras de muco, células basais; e junções de aderina, por garantirem a integridade do epitélio nasal. Nos resultados obtidos destacam-se as culturas de células primárias epiteliais e de células estaminais sob condições ALI, como também ambas as versões do modelo comercial MucilAir™ como modelos que apresentam características-chave para serem utilizados nos estudos toxicológicos. O segundo capítulo é referente ao estágio curricular que se desenvolveu na farmácia Brasil, em Setúbal, de 29 de janeiro a 26 de junho de 2020. Nesta componente são descritas as competências técnicas desenvolvidas no âmbito da realidade farmacêutica, bem como a parte organizacional e de gestão da farmácia. São também reveladas experiências pessoais face à evolução tecnológica vivida pela área de saúde atualmente e o seu impacto no negócio da farmácia comunitária.
- Does waiting times decrease or increase operational costs? Evidence from Portuguese Public HospitalsPublication . Madeira, André Emanuel dos Santos; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira Rodrigues; Moutinho, Vitor Manuel FerreiraThe Portuguese National Health System (SNS) is composed of all public entities offering health services. There has been a successive increase in expenditure in recent years due to a variety of factors which have contributed to a high degree of uncertainty about the evolution of operating costs in Public Business Hospitals (EPE). In this problem of operating costs, we take into account the problem of waiting times, in both consultations and hospital surgeries. The main objective of this research is, therefore, to study the nexus between costs and waiting times between hospitals. Further, we also empirically assess whether this relationship presents a U-shaped behaviour. In this study, we have included a total of 38 Hospitals considered in the SNS, whose monthly period of analysis comprises January 2015 through December 2019 and divides the panel into five groups. The Autoregressive Distributed Lag panel model (ARDL) was used. Thus, the results of this study highlight that longer waiting times have significant effects on hospital costs and suggest that longer waiting times do not merely increase absence rates. At the same time, patients wait for external consultation and/or surgery. Instead, there appear to be significant long-run effects that last beyond the short-run waiting period.
- Retenção de Talentos no Teletrabalho: uma perspetiva sob o ponto de vista do colaboradorPublication . Santos, Lisangela Deni dos; Mendes, Luis Antonio FonsecaA Quarta Revolução Industrial trouxe mudanças significativas na forma como os modelos de negócio se constituem e operam. Estes, estão imergidos num campo aberto e em crescente transformação, não somente relativo às inovações tecnológicas utilizadas pelas empresas, mas também relacionado com a forma como os colaboradores estão a trabalhar. Através de computadores conectados à nuvem, é possível criar equipas geograficamente dispersas e que realizam suas funções fora da estrutura da organização. Ou seja, a empresa torna-se capaz de possuir sua força de trabalho localizada em qualquer lugar do mundo, o que é chamado de trabalho remoto. Do ponto de vista da gestão de operações, o trabalho remoto pode trazer muitos benefícios para a estratégia operacional das empresas. Em contrapartida, representa um grande desafio no que à gestão de talentos diz respeito. Hoje, quando as empresas podem atrair mais talentos contratando trabalhadores remotos e mais colaboradores estão dispostos a trabalhar remotamente, as empresas deparam-se com significantes desafios quanto à retenção de talentos neste contexto de Trabalho Remoto. O objetivo central desta investigação, portanto, é compreender a partir da visão dos teletrabalhadores, quais são os fatores mais relevantes que influenciam a sua tomada de decisão ao permanecer trabalhando numa empresa que opera de maneira remota. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, através de um conjunto de entrevista semiestruturada, realizadas com profissionais que estão a trabalhar em grandes, pequenas e microempresas que operam de forma remota. O estudo mostra que os teletrabalhadores levam em consideração todo o ambiente que é criado pela cultura organizacional da empresa, ou seja: i) um ambiente de desenvolvimento e crescimento pessoal, ii) ambiente participativo, colaborativo e de crescimento através de trocas com os colegas, iii) valores compatíveis com os da organização, iv) remuneração justa e compatível, v) autonomia e flexibilidade para a execução das tarefas. Embora os aspetos relacionados com o teletrabalho levem os teletrabalhadores a procurar empresas que operam neste formato, não é o que condiciona os teletrabalhadores a permanecer na empresa.
