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- Videojogos e o cinema: uma simbiose em crescimentoPublication . Monteiro, Inês Margarida Gil Lopes; Almeida, Flávio Henrique deO uso de técnicas cinematográficas é uma prática cada vez mais corrente na construção de videojogos e estão na base da criação de mundos virtuais convincentes. Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar a presença das técnicas cinematográficas nos jogos digitais e o seu impacto na experiência do jogador. A análise feita teve como objeto de estudo quatro jogos da série Final Fantasy, e com ela pretendeu-se demonstrar a importância das técnicas cinematográficas na sua construção, desde os ângulos de câmara, aos efeitos sonoros usados. A metodologia adotada para a realização deste trabalho passou, primeiramente, por pesquisas bibliográficas e na internet, pelo visionamento de documentários, e, finalmente, pela análise dos jogos em estudo. Conclui-se que os elementos cinematográficos nos videojogos são fundamentais na construção da narrativa, que se quer imersiva.
- Novel Excipient Candidates for RNA StabilizationPublication . Oliveira, Sofia Pereira; Sousa, Fani Pereira de; Martins, Mara Guadalupe FreireUntil recently, the study of therapies using the RNA molecule as a therapeutic agent was considerably low when compared to therapies using DNA and proteins. For a long time, the RNA molecule was considered as a mere intermediary in the production of proteins. More recently, the study of the RNA molecule has led to a better understanding of its function, thus bringing a new perspective to potential therapeutic applications of this molecule. The use of therapeutic RNAs namely, mRNAs and microRNAs has been increasing, especially due to the recent use of mRNA in vaccination against COVID-19. One of the limitations in the use of mRNA vaccines, which has seen a lot of discussion, is the temperature at which they have to be stored, in order to maintain vaccine stability and effectiveness. This reveals the importance and urgency in identifying compounds capable of stabilizing the RNA molecule in order to facilitate, the storage and handling, while maintaining its biological activity. Taking into account the growing research in the therapeutic RNAs field, identifying stabilizers might have an impact when working with other RNA molecules with different applications. In the present work, Circular Dichroism (CD) assays were performed to assess the stability of the RNA structure, after incubation with different categories of excipients, namely amino acids (arginine and glycine), ionic liquids (N-acetyl amino acid N-alkyl cholinium-based ILs), sugars (glucose, sucrose and trehalose) and Deep Eutectic Solvents (DES) (glucose-based DES and trehalose-based DES). These studies also involved the assessment of stability over time (0, 7, 15, 30 and 60 days) at different storage temperatures (4 ° C and room temperature). In general, the results obtained demonstrate the potential of amino acids to stabilize RNA, for 60 days of storage at both temperatures. Moreover, the samples stabilized by the new excipient candidates also demonstrated great potential, taking into account that the samples stabilized by trehalose-based DES not only maintained their stability after 60 days at both temperatures, but also increased the melting temperature by around 18 °C. Data gathered by molecular docking simulations allowed for a better understanding of the interactions that happen between DES and RNA and which of the compounds might have a higher contribution for the RNA stabilization. Results using amino acid-based ionic liquids as stabilizers were also very encouraging, as most of the samples tested maintained stability over the testing period at both temperatures. Considering the results obtained, these confirm the stabilizing capacity of the classes already used as excipients and the potential of new classes as RNA stabilizers. Thus opening the door to new possibilities for formulating therapeutic products.
- Relatório de Estágio na Twintex- Indústria de ConfeçõesPublication . Monteiro, Sara Filipa Fernandes; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaO presente relatório reporta as atividades desempenhadas pela aluna Sara Monteiro ao longo de 12 meses na empresa Twintex, entre 2 de Janeiro de 2019 a 2 de Janeiro de 2020, para a obtenção do grau de Mestre em Design de Moda. Este estágio apresenta o percurso percorrido pela aluna, reforçando os conhecimentos em âmbito académico que foram adquiridos ao longo da Licenciatura e Mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, tal como a experiência em ambiente empresarial de forma a atender os objetivos propostos. A empresa Twintex encontra-se, sedeada na cidade do Fundão e foca-se na criação de moldes, desenvolvimento de tecidos em parcerias com empresas internacionalmente conhecidas e na confeção do produto final. A Twintex é reconhecida pela confeção de vestuário para senhoras e homens de alta qualidade, com especial enfoque em peças como blazers e casacos. Ao longo do relatório será feita uma contextualização da empresa e do estágio assim como os seus objetivos. De igual modo também serão descritos os projetos bem como todas as tarefas realizadas pela mesma. Desta forma, a aluna aliou a aprendizagem obtida no estágio ao projeto e desenvolveu uma pesquisa mais pormenorizada da fase do Desenvolvimento do Produto comtemplando o seu término com a criação de uma coleção cápsula dedicada à empresa Twintex. Através dos conteúdos escritos pretende-se demonstrar a importância do estágio curricular para a formação profissional e para a obtenção do grau de mestre em Design de Moda.
- Relação entre personalidade de marcas e consumidoresPublication . Paes, Amanda da Conseição; Mendes, António Manuel CamposVários são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O mercado de moda tem se adaptado as diferentes evoluções comportamentais. De um lado, existe o consumidor com suas necessidades, desejos e valores, que exprimem sua personalidade de variadas formas, de outro existem as marcas e empresas que tentam se adaptar da melhor forma a ao mercado. Assim, a presente dissertação tem como objetivo estudar a personalidade da marca e personalidade do consumidor, explorando os traços de personalidades entre ambos. No caso específico da marca Zara, do grupo Inditex, enquadrada no setor de moda fast fashion.