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- Refrigeration of COVID-19 Vaccines: Ideal Storage Characteristics, Energy Efficiency and Environmental Impacts of Various Vaccine OptionsPublication . Santos, Alexandre Fernandes; Gaspar, Pedro Dinis; Souza, Heraldo J. L. deThis article considers the ideal storage conditions for multiple vaccine brands, such as Pfizer, Moderna, CoronaVac, Oxford–AstraZeneca, Janssen COVID-19 and Sputnik V. Refrigerant fluid options for each storage condition, thermal load to cool each type of vaccine and environmental impacts of refrigerants are compared. An energy simulation using the EUED (energy usage effectiveness design) index was developed. The Oxford–AstraZeneca, Janssen COVID-19 and CoronaVac vaccines show 9.34-times higher energy efficiency than Pfizer. In addition, a TEWI (total equivalent warming impact) simulation was developed that prioritizes direct environmental impacts and indirect in refrigeration. From this analysis, it is concluded that the cold storage of Oxford–AstraZeneca, Janssen COVID-19 and CoronaVac vaccines in Brazil generates 35-times less environmental impact than the Pfizer vaccine.
- Televisão e COVID-19Publication . Lopes, Pedro Damasceno Ribeiro Matos; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoA presente dissertação tem como principal objetivo analisar de que forma a televisão nacional se pôde adaptar para continuar a produzir conteúdos televisivos, numa fase em que os normais procedimentos de trabalho enfrentaram bloqueios diversos. Em causa está a disseminação da pandemia pela COVID-19 no Mundo, em específico na sua primeira vaga de maiores infeções. O objetivo centra-se na observação aos métodos desenvolvidos pelos três canais generalistas em Portugal (RTP, SIC e TVI), de acordo com as soluções individuais apontadas por cada um, numa total reorganização do formato mediático, redesenhado em sucessivas adaptações suportadas pelo digital, numa fase em que, simultaneamente, se denotavam aumentos significativos do consumo televisivo. Com a televisão a vivenciar atualmente uma terceira fase de evolução do meio, a investigação estrutura-se em duas partes de análise. A primeira parte relata a evolução do contexto mediático da TV, desde a ‘Paleo-Televisão’, até à chegada à ‘Hiper-Televisão’, e a sua evolução para o digital. A segunda parte do trabalho faz uma vasta observação indireta às ações desempenhadas pelas emissoras televisivas já referidas, no sentido de elucidação das ações desempenhadas, em concreto as sucessivas alterações no campo da produção e apresentação em ecrã. Com essa observação, parte-se também para um levantamento mais completo dos conteúdos programáticos criados e transmitidos durante o período em análise, numa produção mais dependente das ferramentas digitais, com complemento pelas entrevistas a profissionais da área televisiva. As duas partes estão focadas no estudo dos conceitos que ligam o desenvolvimento do fenómeno televisivo aos atuais formatos assentes no predomínio tecnológico e digital, assim como na consecutiva transmediação e adaptação a diferentes noções estéticas de apresentação na TV. Aponta-se ainda que a evolução da TV por diferentes fases está em consonância com a periodicidade histórica da contemporaneidade, que trouxe profundas alterações aos comportamentos sociais, patenteadas no e pelo crescimento do setor mediático. As ideias concluídas tornaram possível compreender que a indústria televisiva em Portugal estava preparada para uma rápida modificação dos moldes mais tradicionais de produção para TV, mesmo que apanhada de surpresa. Os resultados obtidos fazem vislumbrar uma atitude desempenhada a curto-prazo, estando a televisão ainda muito interligada a todos os modos mais tradicionais que continuam a pautar o seu trajeto.