Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-20"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade 4.0Publication . Sangulo, Irene da Conceição; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraA Qualidade 4.0 é um conceito recente dentro da 4° Revolução Industrial ou simplesmente a Indústria 4.0 que e´ o produto de uma fusão de tecnologias aplicadas ao ambiente de produção, entre elas os CPS, a IoT, a Internet of Services (IoS), veículos autónomos, impressoras 3D, robôs avançados, inteligência artificial, Big Data, nanomateriais e nanosensores, a combinação destas tenologias têm potencial para habilitar as chamadas Smart Factories, capazes de fabricar produtos de forma mais eficiente com a comunicação e integração entre máquinas, pessoas e recursos, nessas “fábricas inteligentes”. Com a alteração rápida dos cenários em ambientes organizacionais em termos de políticas, ferramentas faz com que os seus líderes procurem acompanhar está evolução para que possam atender a procura do mercado, satisfazer os seus clientes com melhor qualidade de produto e serviço a preços baixos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estudar de que formas as ferramentas associadas à Indústria 4.0 podem potenciar o controlo da qualidade. Tratase de um estudo qualitativo, que recorre ao método da revisão sistemática de literatura. O período de pesquisa definido foi artigos publicados a partir de 2016, contudo, dada a pertinência dos artigos, este estudo contempla artigos publicados nos últimos dois anos (2019-2020) e consultados nas bases de dados Scopus, Web of Science e ScienceDirect. Ao todo, foram contemplados 10 artigos. Os resultados foram claros, concluindo-se que as ferramentas da qualidade são importantes para a Indústria 4.0, tendo acompanhado a evolução das sociedades e a própria evolução tecnológica.
- Sistema de apoio à decisão na precificação dinâmica de produtos hortícolas em função do decaimento da qualidade microbiológicaPublication . Pina, Miguel Ângelo Fazendeiro; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraNo âmbito da presente dissertação, foi desenvolvido um sistema de apoio à decisão com o intuito de contribuir, não só, para a diminuição do desperdício alimentar na comercialização de produtos hortícolas, no setor mais tradicional de distribuição alimentar a retalho, mas também de promover a segurança e a qualidade dos hortícolas comercializados. À referida ferramenta computacional associam-se duas funções de maior: 1) a previsão da vida de prateleira restante de um produto hortícola de entre os cinco estudados – alface, batata, cebola, cenoura e couve repolho –, com base no seu estado de qualidade microbiológica, ditado pelas condições a que é armazenado; 2) o cálculo do preço dinâmico a praticar em cada dia, na venda do mesmo hortícola, em função da aproximação ao fim do prazo de comercialização calculado, por forma a ditar uma maior procura e escoamento desse produto junto do consumidor final. Os tempos de vida útil restantes dos hortícolas estudados são determinados com recurso à ferramenta de microbiologia preditiva ComBase Growth Model. Através desta plataforma, são simulados e registados os intervalos de tempo restantes até que se atinjam as doses infetantes das bactérias consideradas no estudo de cada um dos cinco hortícolas abordados, em função dos seus fatores extrínsecos e intrínsecos – temperatura de armazenamento, pH e atividade de água (traduzida, no modelo proposto, em 3 cenários de humidade relativa distintos). No momento em que é atingida a dose infetante de alguma das bactérias consideradas, em particular, para o hortícola em questão, a segurança alimentar deixa de ser garantida e, consequentemente, o alimento deixa de poder ser comercializado. Já o modelo de precificação dinâmica proposto assume o tempo de vida útil sobrante do hortícola analisado como o único critério considerado no cálculo do preço de venda a praticar. Desta forma, o preço de venda apresenta, em cada dia, um decréscimo constante, em função do número de dias de vida de prateleira restantes.
- Teoria do ValorPublication . Adriano, Wellington; Couto, Alcino Fernando Ferreira PintoA interrupção do debate sobre a natureza do valor no pensamento económico causou um efeito letárgico, teórico e político. O presente trabalho contrapõe as teorias do valortrabalho e valor-subjetivo, de onde se percebe que o conceito de riqueza é tão importante para o conceito de valor quanto este o é para os demais fundamentos da teoria económica. Quando o valor deixou de ser entendido como fonte da riqueza, e passou a ser interpretado como o valor que o consumidor atribui a satisfação de suas necessidades, a consequência teórica lógica foi a equivalência entre preço e valor, pois não se pode avaliar (julgamento qualitativo) sem que os preços (quantitativos) sejam o ponto de referência. O antagonismo das teses sobre é explicada pela metodologia económica; onde os clássicos partem de um ponto de vista da produção social, enquanto os marginalistas partem do consumo individual. Ao assumir o valor económico como fonte da riqueza, consegue-se perceber, indiretamente, que valor, no sentido económico, não é igual ao preço, pois a apropriação da produção social tem diferentes formas: rendimento (income) e renda (rent). Assim como os economistas clássicos perceberam que as classes hereditárias se apropriavam da produção apenas pela posse da propriedade fundiária, o atual contexto de financiarização da economia global evidencia como o setor financeiro se apropria da criação de valor. Por fim, embora a criação de valor esteja atrelada ao capital industrial – conforme ambas as teses –, a análise, do ponto de vista sistémico, sugere que o valor económico depende de uma totalidade institucional que cria e preserva as condições de manutenção da riqueza social, da qual ele é a fonte.
- Ferramenta Computacional de Suporte à Decisão no Processo de Implementação de Ferramentas Lean em PMEs IndustriaisPublication . Mendes, Adriana Sofia Penedo; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de Miranda; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraAs pequenas e médias empresas (PMEs) contribuem consideravelmente para a economia de qualquer país, mas, em contrapartida, estas são limitadas nos seus recursos. Grande parte destas empresas quando se propõem a implementar a Lean Manufacturing (LM) na sua organização, possuem dificuldades aquando a seleção e avaliação de ferramentas ou práticas Lean a implementar. Eventualmente, se as ações de melhoria não forem bem planeadas, estruturadas ou apoiadas por toda a organização, estas acabam por ter insucesso na sua implementação. Além desse problema, a literatura da LM não fornece informações suficientes sobre a forma como deve ser feita essa seleção de ferramentas ou práticas Lean. Assim sendo, o objetivo consiste na construção de uma ferramenta de apoio à decisão, que permita auxiliar a organização, na identificação dos desperdícios e na seleção das ferramentas ou práticas Lean mais adequadas a implementar. A metodologia utilizada para aprofundar os conteúdos relacionados com a temática desta dissertação é a pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma recolha de informação utilizando as seguintes bases de dados, a Science Direct, Web of Science, a IEEE Xplore, a Scopus e a Emerald. Uma vez alcançado os objetivos pretendidos, a construção do sistema de apoio à decisão, permite, assim, auxiliar as PMEs na seleção de ferramentas ou práticas Lean a implementar. É de salientar que antes de qualquer implementação de uma ferramenta ou prática Lean, a organização deve encarregar-se de conhecer os seus stakeholders, definir o seu sistema, estar informada do estado atual da organização e identificar todos os processos que agregam valor para a organização. A correta seleção das ferramentas ou práticas Lean não garante o sucesso da implementação da filosofia Lean na organização, pois existe um conjunto de fatores que devem ser exigidos, nomeadamente, o compromisso da gestão de topo, saber liderar e comunicar com todos os trabalhadores, sendo a educação e formação um ponto crucial para garantir uma boa mudança cultural dentro da organização.
- Study of neurophysiological responses associated with the application of magnetic fields to the brainPublication . Pinto, Nuno Filipe Cardoso; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz; Gama, Jorge Manuel dos ReisTranscranial magnetic stimulation (TMS) is a non-invasive diagnostic and therapeutic technique used to stimulate the brain in several neurological and psychiatric diseases, even though the main bases underlying its action are not fully understood. Theta Burst Stimulation (TBS), a patterned form of repetitive TMS, has been assuming particular importance due to its faster application. Research of TBS effects on some higher cortical functions such as cognition after stimulation of the prefrontal cortex (PFC), or its possible influence in some less studied cortical regions (as the temporal cortex) has been limited and revealed inconsistent results. One of the problems assessing the cognitive TBS after-effects relates to the use of multiple evaluation methods, with different sensitivities. In this matter, the use of neurophysiology studies such as the auditory P300, a cognitive evoked potential, may be of particular importance. To date, studies addressing the association between auditory P300 and TBS are scarce, and some contradictory results were found. The study of other higher cognitive domains such as creativity is even rarer, but it may be relevant given that part of the neural networks involved in creative processing are associated with the PFC. The effect of TMS over the PFC, studying the modulation of functions mediated by the autonomic nervous system has also been reported, but there is still a significant disagreement between the rare studies performed. So far, the extent of the modulatory effects associated with TBS at the sensory level is still poorly known, and research with TBS over the auditory cortex, despite showing some positive results, remains inconclusive, with some reports of sound hypersensitivity after sessions with higher intensity stimulation. It should also be noted that a significant part of the knowledge about the effects of TBS derives from studies in patients, with dysfunctional neuronal networks or hemispheric lesions, which add challenges to the search for scientific evidence in healthy individuals. Given the uncertainties that remain regarding the extent of the neuromodulatory effects of TBS, the primary objective of this thesis focused on increasing the scientific knowledge related to the use of TBS in the healthy brain. Therefore, we intended to study the neurophysiological responses (such as auditory P300), the functional responses (such as auditory thresholds), and the physiological responses (such as cerebral oximetry and blood pressure) associated with the application of TBS in the prefrontal and temporal cortices. All studies used a target population of healthy young adults, with an average age of approximately 23 years, and similar education. TBS was performed accordingly to the 600-pulse paradigm described by Huang et al. (continuous and intermittent). Sham-controlled, double-blind intervention protocols were used, with random distribution by the respective groups. The main objective of the study in chapter III was to evaluate the effect of TBS on the dorsolateral prefrontal cortex (DLPFC) of both cerebral hemispheres in cognitive processing. The objective was to assess if the auditory P300 would be influenced by the stimulation type. Results revealed that the mean P300 peak latency after TBS decreased only after leftward iTBS. A significant delay in P300 latency was originated from both right and left cTBS. Amplitude response did not change significantly. The results covered in chapter IV derived from the use of TBS on the left DLPFC, studying the possibility of a relationship between the post-TBS auditory P300 and the post-TBS neuropsychological tests: Trail Making Test (TMT) and the Stroop Test of Words and Colours. Results revealed that cTBS led to a delay of the P300, also significantly influencing the expected performance on Stroop C and Stroop Interference when compared to the groups submitted to iTBS and sham stimulation. No significant results were found in the TMT tests for any type of TBS stimulation. In Chapter V, we studied the cerebral oximetry using Near Infra-Red Spectroscopy, blood pressure, and heart rate, after applying TBS to the right and left DLPFC. We found a significant reduction in oximetry in the left frontal region after ipsilateral cTBS and a significant decrease in systolic blood pressure after cTBS to the right DLPFC. Chapter VI covered the evaluation of the effects of TBS over the left temporal cortex, specifically studying the auditory thresholds in the ear closest to the coil. Results showed no major side effects after iTBS, cTBS, or sham stimulation. It was also found that iTBS led to lower hearing thresholds, especially when comparing the iTBS and sham groups at 500Hz and between the iTBS and cTBS groups at 4000Hz. Chapter VII addresses a patent concerning the technique and possible use of iTBS as a method to influence creative processing. After iTBS over the right DLPFC, results of an adapted selection of the Torrance Tests of Creative Thinking suggest that divergent thinking, originality and fluency improved significantly compared to the sham group. An integrative analysis of the results shows that TBS seems to effectively influence the underlying cortical neurons and cortico-subcortical networks. The findings thus support the existence of a trans-synaptic effect advocated initially for the classic repetitive TMS, which after the publication of our research can continue to be extended with greater confidence to TBS protocols. Our results also support the most consensual theory about the modulatory effects of the two main forms of TBS – intermittent (excitatory) and continuous (inhibitory) – particularly on the prefrontal and temporal cortices. The effects of TBS seem to be intrinsically correlated with the hemispheric lateralization and this may be related to the specific functions or dominance of each hemisphere and the specific stimulated cortical regions. The combined results of this investigation also seem to suggest that the inhibition induced by cTBS seems more effective when compared to the excitatory effect of iTBS, which seemed stronger in the left hemisphere. After all our research with TBS in more than one cortical region, we can infer that this is a safe technique, with rare and incipient side effects. The encouraging results after using iTBS in the auditory cortex opens new perspectives regarding future implementations of the technique and should be replicated in patients, particularly with mild sensorineural hearing loss, in order to assess whether this stimulation protocol can be a valid therapeutic technique in these cases. We also conclude that the techniques used to study TBS-related effects, as the P300 or the NIRS, can be very useful in the future, as an attempt to identify the effectiveness of the therapeutic use of TBS protocols, possibly allowing to adapt and modify the idealized interventions, leading to a personalized patient intervention. Our findings provide relevant information, necessary to increase the technical and scientific credibility required for achieving a more comprehensive and reliable clinical use of TBS. This is crucial at a time when transcranial magnetic stimulation use as an off-label therapy for numerous neurological and psychiatric diseases grows unregulated, and the patient best interests must be defended.
- Fibroadenoma da VulvaPublication . Pereira, Joana Filipa Nunes; Moutinho, José Alberto FonsecaO fibroadenoma da vulva é uma neoplasia rara, de etiologia benigna, existindo poucos casos reportados na literatura. A histogénese deste tumor permanece alvo de debate e controvérsia, havendo atualmente duas teorias explicativas para a sua origem: a primeira hipótese sugere que o fibroadenoma da vulva deriva de tecido mamário ectópico, enquanto a segunda hipótese afirma que a sua origem reside nas glândulas anogenitais do tipo mamário, constituintes normais do tecido vulvar. A sua apresentação clínica mais comum consiste numa massa vulvar subcutânea, solitária e assintomática, localizada nos grandes lábios da vulva. Pode atingir várias dimensões, e esta apresentação sugere múltiplos diagnósticos que devem ser considerados. O diagnóstico diferencial deve sempre considerar lesões vulvares benignas, bem como tumores malignos da vulva. O diagnóstico definitivo é dado pelo exame histopatológico da lesão. O tratamento do fibroadenoma da vulva é feito através da sua excisão cirúrgica completa. Habitualmente tem muito bom prognóstico e raramente surge recorrência da lesão. Relata-se o caso clínico de uma doente do sexo feminino, que se apresentou no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Covilhã, em agosto de 2020, aos 80 anos de idade, com uma massa pedunculada e não dolorosa no prepúcio do clitóris, com 6 meses de evolução. Foi efetuada a excisão cirúrgica completa da lesão e o exame histopatológico identificou fibroadenoma da vulva. Tendo por base este caso clínico, fez-se uma revisão da literatura acerca da patologia em questão, evidenciando-se, a partir da mesma, a necessidade de incluir o fibroadenoma da vulva no diagnóstico diferencial de uma massa ou lesão vulvar.
- Análise de Processos: Implementação de Ferramentas Lean na Indústria de Polimentos de MetaisPublication . Saraiva, Tiago Rafael Mendes; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaDevido aos avanços tecnológicos, a um mercado cada vez mais competitivo e à maior exigência por parte dos clientes, as empresas sentem-se obrigadas a encontrar metodologias para melhorar os seus processos produtivos, tornando-os mais flexíveis, eficientes e eficazes, de modo a dar resposta às necessidades do mercado. A filosofia Lean permite dar resposta a essas necessidades, uma vez que permite apoiar em diversas ferramentas para analisar, detetar e eliminar desperdícios, contribuindo para a redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Esta dissertação foi elaborada em ambiente industrial, numa empresa de polimentos de peças luxuosas, na Mepisurfaces. Tem como objetivo monitorizar todo o processo produtivo da linha das braceletes, com o intuito de analisar e identificar possíveis meios de melhoria, de modo a proporcionar uma maior qualidade, eficiência do processo produtivo e eliminar desperdícios. Tendo como ponto de partida o diagnóstico de todo o processo produtivo e o conhecimento compilado através de uma revisão bibliográfica sobre a temática, procedeu-se à análise e identificação de possíveis pontos de melhoria. Na fase seguinte, foram apresentadas propostas de melhoria, tendo sido implementadas algumas, que com esses resultados atingiu-se os objetivos colocados, aumentando a eficiência do processo produtivo e a qualidade do produto.
- Papel da consulta aberta no controlo da hipertensão arterialPublication . Rodrigues, João Pedro Salgado Leite; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Rodrigues, Manuel de CarvalhoIntrodução- A hipertensão arterial é uma patologia crónica muito frequente, e mesmo sob tratamento, pode apresentar episódios de descontrolo que podem evoluir para descompensação de órgão alvo de gravidade variável. A gestão destas crises hipertensivas no sistema de saúde português encaminha os doentes para os serviços de urgência sendo a abordagem muito heterogénea e o acompanhamento subsequente pouco efetivo. A heterogeneidade desta abordagem nos serviços de urgência, e o insuficiente acompanhamento destes doentes, põe em causa a sua saúde, não prevenindo de maneira eficaz a recorrência destas crises, representando um risco acrescido de eventos cardiovasculares adversos, e uma gestão de baixa eficiência na dicotomia custo-efetividade da alocação de recursos em saúde. Objetivos – Esta dissertação analisa a abordagem e gestão da hipertensão arterial e da crise hipertensiva no âmbito dos serviços de urgência, como uma problemática decorrente do descontrolo da hipertensão arterial, esclarecendo e perspetivando com base nas evidências, o papel da implementação de um regime de consulta aberta especializada de HTA poderá desempenhar, na abordagem e tratamento destes utentes, para obtenção de maiores ganhos em saúde e melhor eficiência na gestão de recursos. Materiais e Métodos – A presente dissertação constitui uma revisão de literatura, e para sua elaboração, foi realizada uma pesquisa da literatura científica na base de dados Pubmed, de artigos que contivessem os termos ''arterial hypertension'', ''hypertensive crisis'' e ''walkin appointment'', primeiro isoladamente, e depois miscigenando os termos. Procedeu-se também à pesquisa por sinónimos do termo ''walk-in appointment'', tais como, ''open access'' e ''same-day access''. Para artigos referentes a estudos de ensaios clínicos e estudos de caso controlo, a pesquisa foi limitada a resultados publicados nos últimos 20 anos, elaborados em Inglês, referentes exclusivamente a Humanos. No caso de artigos contendo revisões, revisões sistemáticas e meta-análises de literatura, a pesquisa limitou-se a resultados publicados nos últimos 5 anos, em Inglês. Foram também incluídos dados estatísticos de relatórios de instituições governamentais. A seleção dos artigos atendeu à relevância e pertinência perante o tema, à análise do seu resumo, métodos, desenvolvimento e conclusões. Foram incluídos segundo estes critérios um total de 60 artigos. Desenvolvimento – O desenvolvimento desta revisão bibliográfica foi divido em quatro capítulos, sendo que o primeiro capítulo – O controlo da HTA – aborda a problemática do mau controlo da HTA em Portugal, sob o prisma da saúde pública, referindo estatísticas e características populacionais que lhe estão associadas. O segundo capítulo – A Crise Hipertensiva– pretende avaliar o estado da arte da crise hipertensiva, evidenciando as dificuldades subjacentes à homogeneização de uma abordagem diagnóstica e terapêutica, assim como, sublinhar a questão da sobremedicação e erros terapêuticos comuns, que põe em causa a segurança dos doentes. O terceiro capítulo – A abordagem da HTA em contexto de SU – desenvolve-se em torno da abordagem ao utente com HTA no âmbito dos serviços de urgência, salientando a menor vocação destes serviços para diagnosticar, aconselhar, tratar e acompanhar esta patologia. No quarto capítulo – A Consulta Aberta – pretendeu-se caracterizar o conceito deste regime de consulta, expondo o seu contributo para os sistemas de saúde, prevendo as vantagens em relação ao SU, na gestão dos utentes com HTA e crise hipertensiva. O capítulo da discussão, equaciona a partir das dificuldades aferidas na revisão da bibliografia, o papel da consulta aberta especializada em HTA, na gestão da doença e na superação das barreiras e dificuldades que esta impõe na sua gestão no SNS.
- Career Planning in Elite Soccer: The Mediating Role of Self-Efficacy, Career Goals, and Athletic IdentityPublication . Monteiro, Ricardo; Monteiro, Diogo; Torregrossa, Miquel; Travassos, BrunoThis study proposed a model to examine the role of self-efficacy, career goals, and athletic identity (AI) on the career planning of elite soccer players. Two hundred and eighty-one elite soccer players (males) participated in this study. Means, SD, and bivariate correlations were calculated for the variables under analysis. The hypothesized effect of self-efficacy, career goals, and AI on career planning was tested using structural equation modeling (SEM). Results supported the adequacy of the proposed model in explaining the career planning. Career planning is positively influenced by the level of self-efficacy of players through the definition of career goals and is negatively influenced by the level of AI. At the same time, the self-efficacy of players through the definition of career goals positively influenced AI. These findings reinforce the important role of selfefficacy and career goals for the development of AI and career planning and at the same time the opposite relationship between AI and career planning. Thus, it is suggested that a balance on AI, maintaining high levels of self-efficacy and career goals, is required to improve the process of career planning and retirement.
- Fatores que potenciam o Burnout dos profissionais de saúde que trabalham na linha da frente durante a pandemia de COVID19Publication . Costa, Maria Margarida Rodrigues Teixeira da; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: Um novo coronavírus surgiu na China em dezembro de 2019 e em março de 2020 atingiu a categoria de pandemia. Os profissionais de saúde da linha da frente ficaram sob risco acrescido de exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal, sendo estas as três dimensões que caracterizam o burnout. Objetivos: Pretende-se com este estudo realizar uma revisão sistemática sobre o burnout nos profissionais de saúde da linha da frente e identificar quais os fatores que potenciam o seu aparecimento durante a pandemia de COVID19. Métodos: Em março de 2020 foram selecionados artigos científicos e de revisão nas bases de dados da PubMed, MEDLINE e LILACS. Os estudos foram incluídos na revisão se investigassem os fatores de risco de burnout nos profissionais de saúde da linha da frente durante a pandemia pelo novo coronavírus, com as palavras-chave: profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, COVID19 e burnout. Foram incluídos artigos com texto integral, em português, inglês ou espanhol, publicados a partir de 1 de dezembro de 2020. Os critérios de inclusão e exclusão foram aplicados em duas fases, a fim de obter os artigos mais pertinentes para dar resposta ao objetivo do estudo. Na pesquisa inicial foram encontrados 228 artigos, dos quais 11 foram incluídos na análise final. Resultados: Após análise dos 11 artigos, foram identificadas quatro categorias principais de fatores de risco para os profissionais de saúde da linha da frente durante esta pandemia: fatores de risco individuais, laborais, organizacionais e sociais. A maioria dos participantes com burnout que integram a amostra desta revisão sistemática são do sexo feminino, com uma média de idade de cerca de 35 anos, sem filhos, casados (ou coabitam com alguém) e com pouca experiência profissional na área. Dos fatores laborais, foi mais evidente a sobrecarga de trabalho a que estavam sujeitos durante a pandemia. Em relação aos fatores organizacionais sobressai o medo que sentiam de ficar infetados ou de infetar alguém, bem como que a falta de recursos, nomeadamente equipamento de proteção individual e a falta de pessoal. A nível social salienta-se o estigma da sociedade a que estes profissionais se sentiram sujeitos. Conclusão: Esta pandemia veio acrescentar novos fatores de risco para o desenvolvimento de burnout junto dos profissionais de saúde. Torna-se importante a consciencialização da existência destes fatores, a fim de poderem ser tomadas medidas preventivas adequadas no futuro.