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- Prevalência da Degenerescência Macular Relacionada com a idade na Península IbéricaPublication . Silva, Andrea Yudith Fernandes; Teixeira, Eduardo Jorge MerujeIntrodução: A Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é uma das principais patologias oculares que, com o avançar da idade, provoca alterações na função visual. Vários estudos epidemiológicos têm sido realizados dando a conhecer a sua prevalência um pouco por todo o mundo. Esta representa um importante problema de saúde pública pois o aumento do envelhecimento global da população levará a um aumento da condição com consequente crescimento do número de pessoas com deficiência visual, resultando assim em prejuízos significativos para a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Este estudo teve como principal objetivo extrapolar a prevalência da DMRI bruta e específica por estadio da doença e por sexo, na Península Ibérica. Como objetivos secundários, analisou-se os fatores de risco, a influência da dieta mediterrânea e a prevalência da deficiência visual moderada a severa (DVMS) e cegueira desta condição na Península Ibérica. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática e meta análise de estudos observacionais de base populacional, publicados entre 1990 e dezembro 2020 através das bases de dados MEDLINE, SCOPUS, ISI Web of Science, Biblioteca Cochrane, Scielo Portugal e Espanha, RCAAP e TESEO. O protocolo PRISMA foi utilizado como linha orientadora na revisão sistemática de literatura. A prevalência foi calculada usando meta-análises de efeitos aleatórios e foi considerado um intervalo de confiança (IC) de 95%. A heterogeneidade entre os estudos foi avaliada pelo teste Q de Cochran e índice I2 de Higgin. Resultados: A análise de 16477 indivíduos, com idades compreendias entre os 55 e 85 anos, de 10 estudos, mostrou que a prevalência combinada da DMRI total foi de 26,23%. Também mostrou uma taxa de prevalência da DMRI precoce e tardia de 21,1% 1,9%, respetivamente. Os resultados sugerem uma tendência de maior prevalência de DMRI em mulheres em comparação com os homens (21,46% vs 19,22%). A idade, diabetes mellitus, hipertensão, a presença de drusen e pseudodrusen, o índice de massa corporal (IMC) e a duração do sono foram considerados potenciais fatores de risco no desenvolvimento da DMRI na Península Ibérica. A adesão a dieta mediterrânea foi considerada como tendo um efeito protetor para a DMRI tardia. Relativamente à prevalência DVMS e cegueira colocaram a DMRI como sendo a segunda e a terceira maior causa, respetivamente. Conclusão: Esta revisão sistemática e meta-análise mostra estimativas da prevalência da DMRI da população ibérica mais elevada na região europeia o que fazem da DMRI uma das condições oculares com forte impacto na saúde pública da região. São vários os fatores de risco que estão implicados no desenvolvimento da DMRI. A adesão de estilos de vida saudáveis é importante para diminuir o risco de progressão para as fases mais tardias da doença.
- Tendências Socioculturais e Branding de ModaPublication . Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoAtualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.