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TendĂȘncias Socioculturais e Branding de Moda

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Abstract(s)

Atualmente existem inĂșmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevĂąncia na sociedade. O desafio para as marcas emergentes Ă© encontrar uma forma de se destacarem, atravĂ©s da criação estratĂ©gica de elementos grĂĄficos e de tendĂȘncias que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessĂłrios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisĂŁo literĂĄria que engloba as temĂĄticas da Moda, do Eyewear, das TendĂȘncias Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes mĂ©todos: anĂĄlise visual; anĂĄlise do ADN e a anĂĄlise de tendĂȘncias. A anĂĄlise efetuada permitiu mapear a estrutura identitĂĄria de marcas de eyewear em Portugal. AtravĂ©s da anĂĄlise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerĂȘncia na identidade visual, no target e nas suas aplicaçÔes, nomeadamente nos materiais. Em relação Ă  anĂĄlise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por Ășltimo, foi desenvolvida a anĂĄlise de tendĂȘncias, onde foi possĂ­vel destacar, a microtendĂȘncia “Nostalgia” e a macrotendĂȘncia “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendĂȘncias socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da anĂĄlise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.
There are currently numerous brands on the market, some of them playing an important role in society. The challenge for emerging brands is to find a way to stand out through the strategic creation of graphics and trends that provide essential tools for creating new identities. This dissertation aims to report creating and developing a fashion accessories brand, specifically a Portuguese eyewear brand. In a first approach, a literary review encompasses the themes of Fashion, Eyewear, Sociocultural Trends, and Branding. Then, a triangulation consisting of the following methods visual analysis, DNA analysis, and trend analysis. The research carried out allowed mapping the identity structure of eyewear brands in Portugal. The optical study of the (independent) brands found coherence in the visual identity, the target, and applications, namely in the materials. Regarding DNA analysis, it highlighted ecology, culture, modernity, quality, timelessness, sustainability, and handmade manufacturing in Portuguese eyewear brands. Finally, developed a trend analysis, where it was possible to highlight the microtrend “Nostalgia” and the macro trend “The Full Gaze Of Sustainability. Allied to this, we can understand the sociocultural trends that emerge in this context explain the latent mentalities in the environment where these brands inhabit. This process contributed to the development of the eyewear project entitled: “Blondie Lines”. The results of the analysis allowed the creation of this brand that combines family heritage, art and sustainability.

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Branding Eyewear Moda Projeto de Moda TendĂȘncias

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